Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Toinho da Loja afirmou que Antônio Porcino é o candidato natural à reeleição em Itaporanga.

Já na cidade de Piancó, há cerca de 30 km de distância, o empresário e ex-vereador Toinho da Loja (foto), um dos caciques do PMDB em Itaporanga, concedia entrevista ao programa Tribuna Independente, comandado por Eudo Nicolau, no mesmo horário em que a oposição era sabainada em Itaporanga. No entanto, a 'polêmica' esperada na fala do empresário deu lugar à um político comedido e cauteloso, numa entrevista que se correu morna em seu conteúdo.
Logo de cara o ex-vereador peemedebista foi esclarecendo que o prefeito Antônio Porcino (PMDB) continuava sendo o candidato natural da legenda à reeleição. Especificando, porém, que caso ele assim não o quisesse outros nomes estariam à disposição para a batalha eleitoral de 5 de outubro. "É natural que o prefeito (Porcino) seja candidato à reeleição, caso não o seja, ele não impõe nomes e o diretório municipal escolherá seu substituto", disse Toinho. Ele deixou claro, também, que o que o Diretório decidir em Itaporanga, em termos de candidatura a prefeito, ele apoiará.
O ex-vereador afirmou que as dificuldades encontradas na atual administração municipal de Itaporanga para executar obras à contento, como esperado, se deve ao fato do município ter passado os dois primeiros anos de governo com muito trabalho para sair da lista de inadimplência deixada pelo governo passado (gestão Will Rodrigues). "Mesmo assim a atual gestão tem executado diversas obras em Itaporanga, como: construção de PSFs, melhoria na saúde, calçamento de ruas, entre outras", relatou.
Alfinetando o ex-deputado Djaci Brasileiro (PSDB) que deixou o PMDB durante o segundo turno da eleição de governador em 2006, Toinho da Loja disparou: "Quem é o grupo de Djaci hoje em Itaporanga? Quem saiu do PMDB com ele? São poucos. Eles são muito poucos. O grupo de Djaci é o grupo do PMDB que não lhe acompanhou", disse. No entanto, o empresário afirmou que o partido estaria aberto para conversações com outras legendas. "Se o PSDB, PTB, entre outros, quiserem a vice podemos conversar. O fato é que o PMDB terá candidatura própria", afirmou.
Toinho da Loja disse, ainda, que as lideranças políticas em vez de brigar por cargos em estruturas de governo deveriam lutar pelo bem da sociedade, trazendo obras para Itaporanga. "Eu não faço política em troca de cargos. Se todos, oposição e situação, conseguissem alguma coisa em conjunto para cidade a população era quem ganhava. Porquê Djaci e Will não podem conseguir ações do Governo do Estado para Itaporanga? Porque o prefeito é opositor? Eles deveriam era lutar para trazer obras pro município...", finalizou.
Para concluir, o empresário disse que o PMDB se reunirá tão logo o prefeito Antônio Porcino chegue em Itaporanga e que, antes de qualquer decisão, tudo passará pelo crivo do deputado federal Wilson santiago e do senador José Maranhão "que são os líderes maiores do partido".

"Enquanto eu não conversar com Cássio nem minha esposa é candidata pelo PTB" afirmou Will.

Na verdade tudo continuou como 'Dantes' no reino de 'Abrantes'. A indefinição foi o que mais pôde ser notada durante entrevista que o grupo liderado pelo ex-prefeito Will Rodrigues (foto), concedeu horas atrás ao programa Correio Debate na rádio Correio do Vale AM de Itaporanga. A entrevista era aguardada com muita expectativa na cidade, principalmente quanto ao anúncio se o PTB terá ou não candidato a prefeito. Acompanhando o deputado/secretário estadual Ruy Carneiro (PSDB), nos estúdios da emissora, estavam o ex-prefeito Will Rodrigues (PTB), vereador Audiberg Alves (PTB) e os ex-vereadores Jarilene Gonçalves e Antônio Caetano.
Quando convocado aos microfones da emissora, por Claúdio Nepomuceno, o ex-prefeito foi logo surpreendendo à todos ao mostrar que não estava ali para conversa fiada: "Não vou falar hoje sobre política", decretou. Afirmação, inteligente, motivada por causa de uma equipe, antecipadamente preparada, que se postava do lado fora da emissora para festejar quando da iminência do anúncio do apoio a postulação do vereador Audiberg Alves, como candidato a prefeito, o que não acabou acontecendo, causando frustação entre seus torcedores. "Itaporanga interia sabe da minha amizade com Audiberg que vem lá do início (década de 90) e queria deixar bem claro que não existe qualquer querela entre ele e eu", avisou. Porém, saindo de fininho da saia justa que seria anunciar ali qualquer definição política.
O ex-prefeito informou que o atual grupo cassista em Itaporanga não estaria totalmente unido por conta das várias postulações a prefeito existente. "Esperamos que seja um só grupo (Will e Djaci), pois ainda está dividido. O PTB poderá ter candidato a prefeito, assim como o PSDB (de Djaci) e ainda o DEM, se não for possível um acordo (em torno de um nome de concenso em Itaporanga)", enfatizou. Will disse, ainda, que foi chamado, juntamente com o ex-deputado Djaci Brasileiro, pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB) para uma reunião esta semana, o que acabou não acontecendo. A reunião seria para a tomada de algumas decisões quanto a escolha do candidato único ou o lançamento de várias candidaturas, caso não houver acordo (entre ele e Djaci).
"Eu tenho um compromisso com o governador Cássio e só falo em política depois que sentar para conversar com ele", alegou taticamente o ex-prefeito Will Rodrigues não se comprometendo com a postulação de Audiberg Alves (foto) em querer ser o candidato, inclusive, pelo fato do vereador deter maioria no diretório municipal do PTB desfavorecendo, assim, qualquer manobra de deixar espaço para o ex-prefeito ser candidato nestas eleições.
Quando indagado insistentemente, por Claúdio Nepomuceno, que queria saber se o ex-prefeito apoiaria uma candidatura de Audiberg Alves a prefeito de Itaporanga pelo PTB: "O vereador (Berguim) já anda anunciando sua postulação como candidato a prefeito, o senhor (Will) o apoiaria? - perguntou Claúdio. Neste instante, o ex-prefeito, que é presidente municipal da legenda, chegou a demonstrar breve irritação e tascou uma resposta num tom enfático para toda a população gravar: "Enquanto eu não conversar com Cássio nem minha esposa é candidata pelo PTB", respondeu, ao mesmo tempo em que finalizou: "Eu também posso ser o candidato". Pense num balaio de gato (num trocadilho direto ao PTB)!!!!
Amanhã será a vez do ex-deputado e atual secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB) ocupar os microfones da rádio Correio do Vale AM de Itaporanga. Será que vai continuar indefinido ou lançará, como já o fez em emissoras na capital, sua canditaura a prefeito. Aguardemos, pois, o dia de amanhã que promete muito. Inclusive nada.

"Claro que votaria em Will para prefeito" afirmou Ruy Carneiro em entrevista que teve até troca de farpas com chefe de gabinete de Porcino.

Em entrevista concedida nesta quarta-feira, 30, ao programa Correio Debate /Itaporanga o deputado /secretário Ruy Carneiro (foto), que se fazia acompanhado do ex-prefeito Will Rodrigues e do vereador Audiberg Alves, protagonizou um arraigado debate com o chefe de gabinete do prefeito Antônio Porcino (PMDB), José Joaquim, por conta da prometida parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Itaporanga para a construção de uma lance de arquibancadas no estádio José Barros Sobrinho - 'O Zezão'. A parceria foi prometida por Ruy na abertura do 'Poeirão' no ano passado. Em 2006, ele já havia prometido uma ajuda pessoal de 10 mil reias para a Prefeitura tocar a obra. Agora, em 2008, o secretário não estará presente a abertura do evento, que acontece amanhã, motivando sua participação na rádio Correio do Vale, hoje, para saudar os desportistas e falar sobre o destino que seus correlegionários nestas eleições.
Durante a entrevista Ruy alegou que recursos existentes na sua secretaria não foram investidos no estádio porque o Estado não obteve autorização da Prefeitura para executar a obra. "Tínhamos mais de 300 mil reias que poderiam ter sido investidos no estádio, não sendo possível devido autorização da Prefeitura que não aconteceu. Assim, aplicamos parte nas melhorias do campo de futebol na cidade de Boa Ventura e, agora, investiremos cerca de 180 mil no campo de futebol na cidade de Piancó", afirmou.
Neste momento, Claúdio Nepomuceno, diretor da emissora, lembrou que a Prefeitura tinha iniciado, esta semana, a construção da obra através de emenda federal. "Duvido muito que a Prefeitura de Itaporanga tenha algum convênio que irá resolver o problema do campo municipal, como um todo", disse Ruy, ao completar afirmando que "uma cidade não se pode dá o luxo de recusar dinheiro. Infelizmente, o prefeito Porcino não quis". Neste instante, José Joaquim, por telefone, rebateu as declarações do secretário estadual quanto ao episódio da solicitação da parceira. "Vale salientar que até hoje nunca recebemos nenhuma solicitação do Governo do Estado para se fazer essa parceria. Pelo contrário, nós solicitamos essa parceria, prometida na abertura do Poeirão, sem nunca sermos atendidos", disparou o chefe de gabinete do prefeito.
"Quanto ao raciocínio do secretário de que a Prefeitura não dispõe de projeto para a construção da arquibancada, quero anunciar que já começaram as obras para construção de 56 metros de arquibancada num convênio, firmado em 2005, com o Governo Federal, onde estão sendo liberados R$ 206.185,56 mil reias. Ou seja, ao contrário do que está falando o secretário, a Prefeitura tem projeto mas o Governo do Estado nunca nos procurou. Esta é a verdade.", rebateu. José Joaquim aproveitou a oportunidade para solicitar, desta vez no ar, recursos do Governo do Estado para a execução de completa infra-estrutura do estádio: "Solicito senhor secretário que o Estado nos ajude a executar uma completa infra-estrutura (calçamento, entre outros) no estádio", concluiu. Ruy Carneiro, após esse acalorado debate, informou que o Fundo de Combate a Pobreza deverá está aprovando em reunião, na próxima segunda-feira, para a implantação de abastecimento de água nas comunidades rurais de Cachoeira dos Alves e do Sítio Favela, além da entrega de uma ambulância ao Hospital Distrital de Itaporanga, na próxima semana. Já no próximo dia 14 de maio os Jogos Escolares, organizado pelo secretário, estarão sendo abertos em Itaporanga, que sedia a 7ª Gerência Regional de Ensino. "É uma maneira de interiorizar as ações da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer", disse.
Por fim, Claúdio Nepomuceno fez indagações ao secretário/deputado quanto as definições políticas do esquema cassista em Itaporanga, quanto à quem será o candidato do Governador Cássio Cunha Lima (PSDB). "Eu acho que nós temos quatro bons nomes, pelo menos é que escuto, que seria: Djaci (PSDB), Will (PTB), Berguim (PTB) e Zé Silvino (PSDB). Acredito que mais na frente (?) teremos uma definição. O importante é que tenha uma nova administração na Prefeitura de Itaporanga", disse. Irrequieto, Claúdio colocou pimenta no banquete: "Will lhe apoiou em 2006, o senhor (Ruy) votaria em Will pra prefeito?, perguntou. "Claro! Quem não apoiaria Will pra prefeito?", finalizou o secretário/deputado Ruy Carneiro. Causando um desânimo na claque que defende uma candidatura do vereador Audiberg Alves. Essa novela ainda vai dar panos pras mangas. Podem anotar!!!!

Prefeita Flávia Galdino se reúne com professores e recebe reinvidicações do magistério municipal.

A prefeita Flávia Galdino (PP) participou de uma reunião, na manhã desta segunda-feira, na Câmara Municipal com a Diretoria do Sindicato dos Professores Municipais, conforme havia prometido na sessão extraordinária da última sexta-feira. Presidida pelo advogado Remígio Jr., marido da vereadora/presidente Juciana Remígio, na reunião foram discutidos vários assuntos constantes na pauta de sexta, dentre eles: as transferências de alguns professores de uma unidade escolar para outra que, segundo a Diretoria do Sindicato, provocava prejuízos no rendimento do alunado; respeito a Lei do Fundeb de maneira que dos recursos creditados em favor do Município, no mínimo, 60% fossem destinados prioritariamente para os professores do quadro efetivo; acompanhamento direto dos recursos do Fundeb a cada quadrimestre, de forma que os professores efetivos não venham a sofrer perda salarial, tomando-se como base a lei municipal que dispõe sobre o plano de valorização do magistério; sugestões sobre o trajeto do transporte escolar, dentre outros.
Após ouvir as propostas dos professores, quando presentes já se encontravam também vereadores integrantes da Comissão de Educação da Câmara, a Prefeita Flávia discutiu, uma a uma, todas as propostas, sempre indicando possíveis soluções, dentro das possibilidades legais para atender às reivindicações da classe do magistério municipal.
Ao final, coube aos integrantes da Comissão de Educação, juntamente com uma comissão da classe do magistério, apresentarem soluções para as reivindicações constantes na pauta apresentada e discutida naquela reunião, para que fosse examinada pela Prefeita, comprometendo-se em atender, desde que não ferissem as normas legais. Os Vereadores integrantes da Comissão de Educação, juntamente com a comissão formada pelos professores, se comprometeram em protocolar junto à Secretaria da Câmara proposição para solucionar uma das reivindicações dos professores.

Hospitais de Piancó e Itaporanga recebem novas ambulâncias do Governo do Estado nesta quarta.

O Governo do Estado enrega nesta quarta-feira, 30, 18 novas ambulâncias para os hospitais da chamada Rede Estadual, em solenidade que será realizada loga mais às 10h no estacionamento da Secretaria Estadual de Saúde. Serão contemprados, nesta primeira fase, 28 hospitais administrados pelo Estado. A iniciativa integra um conjunto de outras do gênero que visam promover a melhoria do atendimento à população usuária dos serviços públicos de saúde oferecidos pelo Governo do Estado.
Como forma de incrementar ainda mais os serviços, por determinação do governador Cássio Cunha Lima, a Secretaria de Saúde está adquirindo cinco ambulâncias de suporte avançado. Os veículos, tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, serão entregues até o final desse semestre aos hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande, além dos regionais de Patos, Sousa e Cajazeiras. A Secretária Executiva da Saúde, Paulina Maia, disse que a ação visa dinamizar o atendimento hospitalar junto à população, a partir do reequipamento e no investimento no suporte das unidades assistenciais. "Temos priorizado a rede hospitalar, daí a razão desses investimentos que se somam a outros já em curso ou em fase de implementação", destaca.
Serão contemplados os Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande; Clementino Fraga e o Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa; a maternidade Peregrino Filho e o Hospital Infantil, em Patos; além dos Hospitais Regionais de Campina Grande, Guarabira, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel e Piancó. O Hospital Distrital de Pombal, o hospital e maternidade Santa Filomena, em Monteiro, e o Hospital de Itaporanga também serão agraciados com as novas ambulâncias.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Toinho da Loja promete polêmica em entrevista que dará amanhã na rádio cidade FM de Piancó.

Realmente esta quarta-feira, 30, promete muito. Deverá ser fogo cruzado de todos os lados. É que a rádio Cidade FM de Piancó anunciou uma 'bombástica' e 'polêmica' entrevista a partir das 11h a ser realizado no programa Tribuna Independente, comandado por Eudo Nicolau, com o empresário e ex-vereador em Itaporanga Toinho da Loja (PMDB), favorito para emcabeçar a chapa do partido que disputará a Prefeitura local. No mesmo horário, só que com duração menor de programa, a rádio Correio do Vale AM de Itaporanga estará recebendo o ex-prefeito Will Rodrigues (PTB) para uma aguardada conversa sobre os rumos do seu grupo na disputal eleitoral. Será um tititi danado nas ruas de Itaporanga no momento das duas entrevistas.
Em Piancó espera-se um Toinho da Loja (foto) animadíssimo com a probalidade de poder ser indicado, finalmente, como candidato peemedebista em Itaporanga numa demonstração, por parte do seu grupo, do reconhecimento ao seu trabalho e importância nesses quase 25 anos de atuação política. Particularmente, ele não esconde o tamanho da vontade que tem em sair candidato contra um adversário escolhido à dedo (quem seria?). Dentro de casa já recebeu, inclusive, sinal verde da comandante familiar (Marlene), que o surpreendeu deveras demais. No entanto, o ex-vereador faz questão de deixar claro que preferencialmente o prefeito Antônio Porcino é o horizonte do PMDB para continuar no Poder local, somente com uma recusa do alcaide (devido recuperação em seu estado clínico) é que ele (Toinho) se dispõe a entra na guerra.
Em Itaporanga, neste mesmo molde, a claque petebista, diga-se o diretório, colocará mais uma vez o ex-prefeito contra a parede para que ele anuncie apoio a postulação do vereador Audiberg Alves (PTB) como candidato do partido. Até este momento Will tem saido pela tangente devido ter consultado alguns amigos, que fazem sua campanha, e dos quais recebeu a informação de uma grande debandada caso ele (Will) não participe da campanha, mesmo que como vice na chapa do ex-deputado Djaci Brasileiro (PSDB), candidato preferencial do governador Cássio Cunha Lima em Itaporanga. Motivado por diversos fatores da conjutura em Campina Grande, que requer uma recompensa administrativa (a pasta que Djaci ocupa) para Enivaldo Ribeiro ou Damião Feliciano.
O certo é que teremos uma quarta-feira de fogo, não a véspera de carnaval mas a véspera dos momentos de decisões a serem tomadas por essas figuras. Até porquê o tempo está se afunilando e a população cada vez mais tem deixado e distanciado desses grupos. Convicções, no entanto, nos levam a crer que não menos que durante as convenções partidárias as coisas irão se encaixar. Não seria nada demais reportamos os acontecidos de 2004, onde Will perdeu seu vice em plena convenção partidária. Portanto, todo cuidado é pouco.

Piso de 8,5 salários mínimos dos engenheiros do Estado deve ser definido no próximo dia 8.

Um processo que tramita há 23 anos na Justiça do Trabalho está sendo encaminhado para a pauta de Conciliação do Projeto Conciliar do Tribunal Regional do Trabalho (foto). O projeto acontece na próxima semana, no período de 5 a 9 e terá como o “Dia D” da conciliação a quinta-feira, 8.
O processo trata da fixação do piso salarial dos engenheiros do governo do Estado. “A Justiça do Trabalho tem como característica básica a celeridade, a rapidez no julgamento dos processos. Então vamos buscar o entendimento para que este processo seja resolvido”, disse o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de João Pessoa, Paulo Henrique Tavares da Silva. Em um despacho o magistrado diz que “o executado (governo do Estado) não se cansa de requentar matérias já enfrentadas nas inúmeras instâncias por que passou este processo, sendo a tese do momento a da incompetência material”.
Diz ainda que o governo não está cumprindo o pagamento do piso salarial dos engenheiros de 8,5 salários mínimos, estabelecido em um acordo na Justiça do Trabalho. Como o governo não cumpriu as obrigações, o magistrado diz que mantém as multas que foram aplicadas. “Entretanto, antes de adotar outras medidas tendentes ao cumprimento da ordem judicial, entendo de buscar, mais uma vez, a conciliação entre as partes, daí porque determino que a Secretaria desta Vara do Trabalho inclua o processo (00864.1985.002.13.00) na pauta do Projeto Conciliar”, diz Paulo Henrique no despacho.

Forró Rabo de Cuia anima 'Domingo no Parque' e é saudado pelo prefeito Veneziano Vital.

Em mais uma oportunidade a cidade de Itaporanga é exaltada na 'Rainha da Borborema' na área cultural daquela cidade. Os meninos do Forró Rabo de Cuia deram um show no último domingo no projeto 'Domingo no Parque'. O grupo continua a todo vapor cantando e encantando as multidões por onde tem se apresentado, com muita desenvoltura e representatividade do altêntico forró pé-de-serra. A 'Rainha do Vale' se orgulha muito pelo sucesso que essa turma tem alcaçado com muito sacríficio, luta, determinação e amor à cultura popular. Na ocasião eles tiveram a grata presença no palco, durante apresentação, do prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Quando famílias inteiras de Campina Grande e algumas cidades vizinhas tiveram um dia especial quando participaram das atividades da 10ª edição do Projeto Domingo no Parque, uma realização da TV Paraíba, afiliada da Rede Globo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Prefeitura Municipal. O grupo é formado por: Bruno mangueira, Dida Pachequinho (ex brasas do forro e três do nordeste) Assis Neto e Moreira Filho.
O evento, segundo informações do gerente de Programação e Operações das TVs Cabo Branco e Paraíba, Paulo Pena, superou as expectativas, principalmente, em relação ao público. Os meninos de Itaporanga receberam caloroso abraço do prefeito Veneziano Vital, num reconhecimento ao talento dessa turma.A programação da 10ª edição do Domingo no Parque foi aberta com uma apresentação de dança aeróbica de um grupo de terceira idade, seguida de outras apresentações com cantores, poetas, repentistas e grupos folclóricos. O prefeito Veneziano Vital do Rêgo saudou a multidão e elogiou a apresentação do grupo.
A galera do Forró Rabo de Cuia foi bastante aplaudida pela multidão que se fez presente no Parque da Criança, em Campina Grande. O projeto “Domingo no Parque”, que vem sendo realizado há 10 anos com sucesso de público, além das brincadeiras e apresentações culturais, a exemplo das edições anteriores contemplou o público com serviços na área de saúde, educação e lazer.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

É racha?! Semana será de definições políticas com entrevistas de Will e Djaci em dias separados.

Esta semana promete muitas mexidas no cenário político em Itaporanga quanto à disputa eleitoral de 5 de Outubro. Hoje, Claúdio Nepomuceno, diretor da rádio Correio do Vale AM, anunciou, no Correio Debate, que na próxima quarta-feira, 30, o ex-prefeito Will Rodrigues, presidente municipal do PTB, será o entrevistado do programa. Will será sabatinado sobre vários assuntos, inclusive o caminho que tomará o partido. A população começar a ficar numa expectativa enorme quanto ao pronunciamento e fala que o ex-prefeito fará. No entanto, indagações estão feito rastiro de pólvora devido à dúvidas e o suspense que Will vem causando. São do tipo: A união com o ex-deputado Djaci Brasileiro será mantida? O PTB terá candidatura própria? Quem será o candidato, Will ou Audiberg? Porque tanta demora em anunciar o candidato?
Já na quinta-feira, 01, o programa Correio Debate estará reservado para o ex-deputado e atual secretário estadual Djaci Brasileiro, presidente municipal do PSDB, que já anunciou sua candidatura à prefeito de Itaporanga. Da mesma forma, Djaci tem deixado inquieta a claque devido a união com o grupo de Will não estar segura. Porém, ele já ofereceu a vaga de vice, em sua chapa, para o PTB, mais precisamente para Will, e, caso dê errado, o ex-prefeito José Silvino já estará de prontidão para o ser. Uma observação nos faz deduzir que as coisas parece ter caminhado para um racha no grupo cassista em Itaporanga. Ora, Will e Djaci ocuparão o rádio em dias diferentes. Se estivessem unidos provavelmente seria escolhido o mesmo dia para qualquer anúncio.
Na semana que vem, será a vez do PMDB anunciar a população, através das ondas sonoras o nome do seu candidato, que será o próprio prefeito Antônio Porcino ou o empresário Toinho da Loja. Os peemedebistas detém a maior estrutura partidária/voto na cidade e poderá inclusive fazer uma aliança surpresa para disputar as eleições. Uma coisa já está certa, o partido terá candidato em 5 de outubro. "Teremos candidato pra ganhar as eleições em Itaporanga", disse Toinho da Loja. E comendo pelas beiradas, como diz o ditado, vem o agropecuarista Virgulino Leite que tem obtido significativas adesões a sua postulação. O grupo de centro-esquerda, ao qual ele pertence, tem se despontado como a surpresa que poderá surgir nestas eleições.
Caso haja as quatro candidaturas: a do PSDB, a do PTB, a do PMDB e do Grupo de Centro-Esquerda, podem ter a certeza de que o quadro será de total indefinição até a abrir da urnas às 17h do dia 5 de outubro. Virgulino, por exemplo, tem sido procurado por emissários tanto do PMDB como do PSDB para conversações em tono das eleições mas ele assegurou está firme e forte em sua postulação. Além de ser o nome que tem a menor rejeição popular, comprovado em pesquisas, dentre os demais postulantes a Prefeitura local. Já começou bem...

Edvaldo Leite usou a tribuna da Câmara para parabenizar o Legislativo e Executivo pela sessão.

O ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas (foto), de Piancó, esteve sexta-feira, 26, na Câmara Municipal na sessão Ordinária, presidida pela vereadora Juciana Carla Remigio, com as presenças dos vereadores: Souzinha, Antonio Barboza, Quinca Remigio, Jota Estavam e João Grande, onde na ocasião falou na Tribuna daquela casa sobre vários assuntos inclusive o funcionamento do SAMU. Edvaldo (PTB) congratulou-se com o Plenário e os populares que se encontravam naquela casa, parabenizou o Poder Legislativo e o Executivo, pelo grande exemplo de democracia que os dois poderes têm mostrado numa conjugação de união e visão democrática, no sentido de unir forças em prol do desenvolvimento político e social da cidade de Piancó.
Ele lamentou não ter podido participar da Sessão extra ordinária acontecida no dia anterior, onde naquela ocasião foi selado entre os dois poderes o pacto de união em prol do desenvolvimento de local, pois, encontrava-se em João Pessoa numa reunião inadiável, tratando ali de interesses relacionados à cidade. O ex-prefeito falou do seu empenho e de sua disposição em juntar-se com o poder Executivo e o Poder Legislativo, para que todos juntos formem uma corrente de força e possam lutar nesse momento principalmente pelo o funcionamento do SAMU, que já tinha estado com a prefeita Flavia Serra Galdino, e disse lhe do seu apoio e de providências que deveriam ser tomadas com urgências em relação a instalações técnicas para que seja viável o funcionamento do SAMU.
Edvaldo Leite, também falou junto ao vereador Quinca Remigio e o vereador Souzinha sobre as possibilidades e negociações da implantação de uma unidade pólo da UEPB em Piancó, que tem a promessa do governador Cássio Cunha Lima, de no máximo 2009/2010, a universidade esteja funcionando. Finalizou, convidando a todos pra juntos trabalharem por Piancó, pois todos juntos abrirão caminho para o desenvolvimento e o crescimento da cidade.

Reajuste do Magistério atingirá 10% em maio e o impacto será de R$ 20 mi em outubro.

O Governo do Estado voltou a se reunir nesta segunda-feira, 28, com lideranças do Magistério onde ao final do encontro, que durou cerca de uma hora e meia, ficou assegurado um reajuste de 10%. A proposta será decidida em assembléia da categoria na próxima sexta-feira, 2. O secretário Gustavo Nogueira, da Administração, representou o governador Cássio Cunha Lima na reunião. Mais uma vez mantendo o diálogo o Governo atendeu integralmente a proposta apresentada pelo Magistério assegurando um reajuste complementar de 5,55% a partir de 1º maio, que, somados aos 4,45% já assegurados em março, totaliza 10% de reajuste para os professores. “Um percentual bem acima da inflação”, avaliou o secretário estadual da Educação, Neroaldo Pontes. O impacto na folha de pagamento do Estado será de cerca de R$ 20 milhões.
“Nós avaliamos a reunião como positiva, porque o governo acatou a proposta encaminhada pelos trabalhadores em educação, onde nós apresentamos 5,55% a partir de maio, totalizando 10% com o percentual que o governo já havia concedido (de 4,45%), mais a elevação das classes a partir de outubro”, festejou o coordenador do Sintep, Antônio Arruda, ao termino da reunião. Segundo o secretário de Educação, Neroaldo Pontes, o fim do impasse, depois de três encontros em menos de 15 dias, revela uma “vitória do entendimento”.
Os professores reivindicavam uma diferenciação para quem tem ensino médio em relação a quem tem licenciatura de 5%, a mesma porcentagem seria acrescida para quem tem mestrado e doutorado (quem tem doutorado receberia, assim, 15% mais de quem tem apenas ensino médio). Esse formato será implantado a partir de 15 de outubro. “Esse aumento entre as classes incentiva o professor a titulação”, argumenta Pontes. O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) não esteve presente à reunião, porque estava com faringite, mas acompanhou a negociação por telefone. Dando sinal verde para o acordo. Também participaram da reunião os secretários Jacy Toscano (Finanças); Maria América e Verônica Bezerra (Educação). O deputado João Gonçalves representou a Assembléia Legislativa.
Segundo Antônio Arruda, ficam agora para as próximas discussões, as negociações envolvendo as eleições diretas nas escolas, os professores querem que a lei que dá direito a escolha das direções seja estendida a todas as cidades do estado. Além disso, eles querem que seja revista a criação dos cargos dos funcionários na Secretária da Educação e uma melhor equipagem das escolas com materiais para que os trabalhadores em educação possam desempenhar suas funções. A APLP esteve representada por seu presidente, Francisco de Assis Fernandes, dentre outros diretores.

Carlos Ayres Brito determina que PCB se manifeste no recurso que pede cassação de Cássio C. Lima.

O ministro Carlos Ayres Britto (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, em despacho no Recurso Ordinário (RO) 1497, que o Partido Comunista Brasileiro (PCB) da Paraíba se manifeste no prazo de 5 dias, a contar da publicação no Diário de Justiça de intimação, prevista para o próximo dia 30 de abril. O ministro quer que o partido apresente defesa no recurso que pede a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Logo após o pronunciamento do partido, o processo deve ser encaminhado à Procuradoria Geral Eleitoral para que opine a respeito. Somente depois desses trâmites o processo retornará ao gabinete do relator para ser apreciado.
O governador entrou com recurso no TSE contra decisão do TRE-PB que extinguiu, sem julgamento do mérito, Mandado de Segurança (MS 499) interposto por ele para obter a anulação de julgamento que determinou a cassação do seu mandato. O governador paraibano é acusado de ter distribuído cheques para a população, por meio de um programa assistencial, durante o período eleitoral. No Recurso Ordinário em Mandado de Segurança (RMS 540) protocolado no TSE, o governador reeleito em 2006 pede o reconhecimento do “direito líquido e certo de obter prestação jurisdicional do TRE da Paraíba” por meio do julgamento do mérito do Mandado de Segurança.
O despacho do ministro Carlos Ayres Britto, relator do Recurso Ordinário, se refere a três petições. A primeira foi ajuizada pelo próprio governador, que requer o testemunho da parte adversária e da Procuradoria Geral Eleitoral sobre documentos já juntados e a juntada de outros documentos. A segunda petição foi ajuizada pelo partido Democratas, onde pede que seja admitido como litisconsorte passivo necessário (quando, na posição de autor ou réu, pessoas ou partidos podem entrar no mesmo processo). A terceira petição é assinada pelo vice-governador do Estado, José Lacerda Neto, que requer a extinção do processo e a decretação de nulidade de todos os atos processuais desde a citação do primeiro réu.

Produção de leite se expande em Itaporanga

A produção de leite em Itaporanga está em plena expansão e o mérito, segundo o presidente da Emater, Nivaldo Magalhães, deve-se a dois fatores importantes: a iniciativa do Governo do Estado, por intermédio do programa Leite da Paraíba, que tem possibilitado uma comercialização constante e segura; e a atuação da associação dos produtores de leite de Itaporanga, responsável pela organização dos produtores quanto à produção leiteira no município. Um dos entraves que limitavam o aumento da produção de leite no município era a carência de uma assistência técnica sistemática, o que já foi contornado a partir de uma proposta da Emater, oferecendo uma atuação diferenciada, moldada nas diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).
Atendendo a uma recomendação da presidência da Emater/Paraíba, o coordenador regional da Emater de Itaporanga, Nilson de Brito Lira, organizou uma equipe multidisciplinar para atuar diretamente na cadeia produtiva do leite. O trabalho da equipe consiste em, inicialmente, fazer um diagnóstico da situação de cada unidade produtiva, identificando os principais problemas de forma individualizada, para, em seguida, juntamente com o produtor, buscar soluções adequadas, conforme as disponibilidades de cada estabelecimento rural. A proposta foi lançada na última reunião ordinária da associação com a Emater. Conforme explicou o coordenador regional da Emater de Itaporanga, a adoção de tecnologias apropriadas para a ordenha deverá ser o passo inicial. A finalidade é melhorar a qualidade do leite já produzido, reduzindo, assim, o índice de devolução, por problemas de acidez.
Segundo o extensionista, Ernandi Diniz (Ernaninho), a idéia principal da Emater é não trazer nenhuma tecnologia pré-concebida para a implantação, mas construir junto com o produtor a solução ideal para cada caso, mantendo uma assistência técnica continuada, tendo como um dos focos inovadores a adoção de ferramentas administrativas para tomada de decisões gerenciais.

Desembargador Nilo Ramalho lançou pedra fundamental do Cartório Eleitoral em Conceição.

Na última sexta-feira, 25, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira (foto), esteve na cidade de Conceição para assinar o termo de doação de terreno da prefeitura para a Justiça Eleitoral, com o objetivo de construir Cartório Eleitoral naquele município, e para fazer lançamento da pedra fundamental da 41ª Zona Eleitoral. O Cartório atende pouco mais de 26 mil eleitores de Conceição, Santa Inês, Ibiara e Santana de Mangueira.
“É uma reclamação antiga da população porque os eleitores são atendidos precariamente. O cartório atualmente funciona em uma mini sala cedida pelo Fórum da Justiça Comum. Quando há muito movimento, as pessoas precisam esperar em pé, do lado de fora do Cartório”, declarou o chefe de cartório da 41ª ZE, Antônio Teotônio de Assunção. “O salto de qualidade que estaremos dando com a construção do Fórum, em relação àprestação jurisdicional e no que tange às instalações e a excelência no atendimento são imensuráveis, uma vez que as condições de trabalho e de atendimento ao público contribuem de forma decisiva para um bom desempenho da Justiça”, discursou o juiz da 41ª ZE, José Irlando Sobreira Machado.
O prefeito de Conceição, Alexandre Braga Pegado, destacou que a construção servirá para a “geração de emprego e renda no município”. O terreno está localizado no complexo judiciário de Conceição. O desembargador Nilo Ramalho, que é natural de Conceição, emocionado, disse que “Este ato não tem cunho político, tem cunho sentimental e profissional. Aqui estão meus amigos de infância, familiares, pessoas que torceram por mim. Tenho parte de mim, da minha vida, fincada nessa cidade. Esta é uma retribuição à terra que me viu nascer. A força que nos trouxe até aqui vai fazer com que lutemos pelo progresso de Conceição, independente de cor partidária”. O presidente do TRE-PB ainda convidou a todos os eleitores e políticosa cumprirem a legislação, principalmente em ano eleitoral.

Porvedor da Inforcopy está uma lesma!!!!!!!

Peço desculpas pela demora nas postagens mas é que o blog vem sendo atualizado aos trancos e barrancos, há mais de três semanas, porque o provedor da Inforcopy, do qual sou assinante, tá devagar quase parando. A reclamação em Itaporanga é geral. Carlos Jean já está providenciando solução pro caso. Enquanto isso, vamos do jeito que dá...

Emater estimula Apicultura em Itaporanga

Uma proposta vai incrementar a atividade apícola no Vale do Piancó, a criação de apiários comunitários. O primeiro passo foi dado há poucos dias, na unidade operativa da empresa no município, onde estivereram reunidos extensionistas e cooperados da Associação de Apicultores de Itaporanga e Região - CAPIR. A idéia, segundo o coordenador regional da Emater em Itaporanga, Nelson de Brito Lira (de branco quando do recebimento de motos das mãos do presidente Nivaldo Magalhães), foi concebida para poder atender à grande demanda dos pequenos agricultores que não dispõem de terras para o desenvolvimento da apicultura.
A Capir, segundo o seu presidente, Edísio Paz de Sousa, já possui uma unidade comunitária composta por 60 colméias no sítio Cantinho, e mais uma unidade programada para o sítio Gangorra, também em Itaporanga, que deverá entrar em operação até o final do mês de junho vindouro. Segundo Edísio, os agricultores interessados irão ser bastante beneficiados, já que o investimento a ser feito pelo cooperado é apenas na aquisição de colméias e cera, o que fica em torno de R$ 120,00, mais o trabalho no beneficiamento do mel. A cooperativa dispõe dos equipamentos para o beneficiamento e de pessoal qualificado para manejo das abelhas, sendo cobrada apenas a taxa de 20% da produção, para cobrir os custos.
Conforme o presidente da Capir, é de fundamental importância a participação da Emater na expansão da apicultura na região, tanto na capacitação de produtores, com cursos programados, como no apoio técnico às áreas de produção e gerenciamento da cooperativa. Para ele, a atividade merece atenção especial da extensão rural, em face do grande potencial econômico, social e ecológico oferecido. " Com floradas abundantes, a nossa região tem potencial para produzir em torno de 40 quilos de mel por colméia/ano, gerando renda para os pequenos produtores, e, consequntemente, melhorias na sua qualidade de vida", finalizou.

CRM diz que nomeações políticas agravam crise na saúde

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dauvélio Madruga, disse nesta segunda-feira, 28, que nomeações políticas para a gestão de hospitais tem contribuído para agravar a crise no atendimento aos pacientes da rede pública de hospitais. “Temos acompanhado a fiscalização para melhorar as condições de atendimento, porque os problemas são de financiamento e gerenciamento, porque em muitos municípios encontramos gestores desqualificados, indicados por influência política”, disse Dauvélio.
Dauvélio reconheceu o trabalho das cooperativas médicas em situações onde não há alternativas para a contratação de pessoal em hospitais públicos. “As cooperativas elas são necessárias em algumas circunstâncias, onde não há profissionais para suprir determinadas especialidades e uma das maneiras encontradas é a contratação de cooperativas” declarou o presidente do CRM.

Famílias beneficiárias do Bolsa Família devem se recadastrar até a próxima quarta-feira.

Até a próxima quarta-feira, 30, os municípios têm que atualizar os dados do Cadastro Único das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Ao cruzar os dados do Bolsa Família e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a Controladoria Geral da União (CGU) identificou cerca de 46 mil famílias suspeitas de receber o benefício de maneira irregular, o que motivou o bloqueio do cadastro delas, e 2 mil casos de irregularidades comprovadas, que levarão ao cancelamento do benefício.
O secretário de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Oliveira, explicou que no cruzamento de dados foi possível levantar irregularidades porque no Pronaf a renda das famílias é comprovada, enquanto no Bolsa Família ela é apenas declarada. "Se houver a exigência de comprovação de renda no cadastro, muitas família ficarão de fora do processo, justamente pela situação de vulnerabilidade em que elas se encontram", ressaltou. Oliveira afirmou ainda que a comparação dos dados do Bolsa Família com as informações de outros programas do governo é periódica, de modo a evitar fraudes: "A forma de manter o nível adequado de focalização do programa é fazendo esses cruzamentos periódicos, para que as famílias que tenham informado uma renda indevida, com o perfil da renda maior do que o exigido, deixem de participar do programa".
Outra fonte de dados que usada para confrontar as informações do Cadastro Único é a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo Antônio Carlos, "o governo federal transfere o benefício diretamente às famílias, mas a responsabilidade da atualização cadastral e da inclusão da família no Cadastro Único é do município". O gestor municipal, acrescentou, ao fazer o cadastro, deve ir à residência da família para comprovar se os dados informados no formulário são compatíveis com a realidade. Na avaliação do secretário, o número de irregularidades encontradas nas confrontações de dados é "residual" em relação ao tamanho do programa, que atinge 11 milhões de famílias com renda per capita de até R$120.
AgênciaBrasil

Policial: Jovem de 19 anos acusado de furtar moto é preso após sofrer acidente em Itaporanga.

Por volta da 06h30m deste domingo, 27, a Polícia Militar recebeu uma ligação telefônica que informava sobre um acidente de trânsito ocorrido na BR 361, nas proximidades do Conjunto Chagas Soares, em Itaporanga, envolvendo um rapaz que dirigia uma moto suzuki (foto) de cor prata com placa MNU 7246 da cidade de Boa Ventura. Quando a guarnição de rádio patrulha chegou ao local o rapaz já tinha sido conduzido para o hospital, tendo a Rádio Patrulha levado a moto para o pátio da 3ªCia/PM e logo em seguida dirigido-se ao Hospital Distrital de Itaporanga para colher mais informaçôes sobre a vitima do acidente.
Porém, quando indagado pelo CB-PM F. Pinto sobre qual o seu nome, o rapaz não quiz se identificar, o que acabou por levantar suspeitas sobre sua idoneidade; e após levantamento feito junto ao destacamento da cidade de Boa Ventura-PB, de onde a motocicleta procedia, foi constatado que a moto envolvida no acidente fora furtada na noite anterior, da residência do Sr. Erivaldo Alves da Silva que mora em Bia Ventura. Sendo assim, o acusado trata-se de Cícero Salvador de Santana (foto), 19, residente no sítio São Francisco no município de Diamante-PB, tão logo medicado, foi conduzido pela guarnição da Viatura de radio patrulhamento da PM, à delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde foi autuado em flagrante por furto.
*******************************************
Já às 15h do sábdo, 26, a guarnição de Rádio Patrulha do Pelotão da PM da cidade de Coremas foi acionada por populares denunciando que o agricultor Francisco de Assis Vicente, 24, solteiro, residente no bairro “Cruz da Tereza”, praticara o crime de tentativa de homicídio contra o também agricultor, Edvan Pereira dos Santos, 19, solteiro, residente no sítio Riacho do Boi, também em Coremas. Segundo testemunhas, o acusado, enciumado pelo fato da vítima manter um caso amoroso com sua ex-mulher, quando flagrou os dois durante encontro, não se conteve com as cenas que teria visto, ocasião em que sacou uma faca peixeira e desferiu um golpe na vítima, atingindo-o no lado esquerdo do tórax. A vítima foi incontinenti socorrida ao Hospital local e devido à gravidade do ferimento, foi transferido para o Hospital Janduhi Carneiro na cidade de Patos. O acusado foragiu à ação da polícia, que efetuou e continua em diligências porém sem êxito até o fechamento desta postagem.
Fonte: Blogda3ªciapm

domingo, 27 de abril de 2008

Escritor Paulo Conserva relembra fatos do Golpe Militar de 64 em conversa com o editor.

Esta semana, mas precisamente na quarta-feira, 23, completou 44 anos do Golpe Militar de 1964 ano da Revolução que derrubou o presidente João Goulart. Personagem naquele episódio histórico o escritor Paulo Conserva (foto), relembrava emocionado, em conversa com o editor na quinta-feira, 24, fatos ocorridos naquela Revolução. Realmente uma história rica que Itaporanga deve se orgular de ter Paulo Conserva, para contar. Paulo é autor de grande obras literárias, como o romance costumbrista 'A Revolução de Migiqui' e do testemunho político 'Navegando no Exílio - Memórias de um Marinheiro'.
Assim que foi deflagado o Golpe Militar de 1964, Paulo Conserva e outros companheiros foram presos por 'insubordinação'. Devido sua participação no levante dos marinheiros, exilou-se no México, Cuba, Alemanha e Checoslováquia. Estreou no jornalismo nas rádios de Berlim e Havana. Beneficiado pela Anistia no Governo João Figueiredo, retornou ao Brasil em 1980. A partir de então começou escrever crônicas no Jornal A União. Filiado à Associação Paraibana de Imprensa (API), ele é, ainda, membro do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro e da Academia Brasileiro de Estudos e Pesquisas Literárias. Em nosso bate-bapo, o amigo Paulo Conserva presentou-me com o documentário "Retrospectiva dos 25 anos da UMNA - em homenagemao marinheiro João Cândido". Produzido pela Unidade de Mobilização Nacional pela Anistia (antiga União dos Militares Não Anistiados), com sede na avenida treze de maio no Rio de Janeiro, este video mostra a luta destes distintos brasileiros.
O episódio de 1964 se desenrolou sob circunstâncias históricas, de toda a luta que se havia travado e desenvolvido na sociedade e no Estado brasileiro. Acontecimentos como o golpe contra Getúlio Vargas, em 1954, que culminou com sua morte, ou a tentativa de impedir a posse de Juscelino Kubitschek, em 1955, todas essas formas de lutas influenciaram os protagonistas dos acontecimentos de 1964. A Associação de Marinheiros e Fuzileiros Navais (AMFNB) foi acusada de motim e subversão. No caso particular da Marinha, havia o exemplo histórico da revolta contra os castigos corporais em 1910 - mais conhecida como “Revolta da Chibata”, onde em 22 de novembro um levante liderado pelo marinheiro João Cândido, o Almirante Negro, o ‘Mestre sala dos mares’, que abordo dos principais navios da Marinha do Brasil combatia os castigos físicos, impostos aos marinheiros punidos por indisciplina, através de açoites.
No Rio de Janeiro, o ódio ao populismo era tão grande que oficiais lacerdistas da Marinha se revoltaram quando o presidente João Goulart promoveu o Contra-Almirante Cândido Aragão ao posto de Vice-Almirante. Cândido Aragão havia começado no Corpo de Fuzileiros Navais, como simples soldado. À semelhança dele, existiam muitos oficiais que tinham chegado a postos superiores e começados como marinheiros. Na Marinha, o serviço secreto caluniou a AMFNB desde o início. Em Ladário, base naval do Mato-Grosso, oficiais invadiram a sede da AMFNB, rasgaram cartazes da Petrobrás e de apelos à encampação das refinarias particulares e ameaçaram os diretores locais da Associação. No cruzador Tamandaré, o Comandante José Uzeda tentou intimidar o marinheiro Paulo Conserva, Delegado da Associação a bordo do Navio. Eis aqui partes do “diálogo”, entre o Comandante Uzeda e o marinheiro Paulo Conserva.
O Comandante: - Você acaba de afirmar que não sabe que essa pocilga, da qual participa, é ilegal e subversiva. Você desconhece o fato ou está mentindo? (...) Neste momento, irado, o comandante, com o indicador da mão direita nas narinas do marinheiro, - Mentira, Senhor Conserva. Tenho suficientes informações acerca de suas atividades. Paulo Conserva, ao se defender tentou explicar que a função da Associação era recreativa, comparando-a aos clubes de Sargentos e clubes de Oficiais. Essa afirmação ofendeu o Comandante José Uzeda. Era dentro desse clima social e político, poderia dizer disciplinar, que a organização dos marinheiros atuava. Em 25 de março de 1964, aproximadamente 1.000 marinheiros se reuniram no Sindicato dos Metalúrgicos, no Rio de Janeiro, com a finalidade de comemorar o segundo ano da fundação da AMFN, evento esse que teve como presidente de honra, o ex-marinheiro João Cândido. O que deveria ser um ato festivo, logo se transformou em fato político, acarretando em uma grande debandada da reunião, restando no Sindicato em torno de 300 marinheiros e fuzileiros, que permaneceram aquartelados até o dia 27 de março, cercados por tropas da Marinha. Entre outras coisas, as principais reivindicações eram: 1 - Direito ao voto; 2 - Poder casar; 3 - Poder trajar a paisana, quando de licença; 4 - Poder estudar (os que o faziam eram perseguidos e prejudicados na hora da licença).
João Cândido teve, ainda, um reconhecimento de sua trajetória por aquela geração de marujos que, até por justiça, propiciou ao velho marujo um apoio material, já que a anistia oficial concedida pós Revolta da Chibata foi convenientemente posta de lado assim que a situação política permitiu às oligarquias o controle da situação, fato muito bem apresentado no clássico livro de Edmar Morel.

sábado, 26 de abril de 2008

Prefeita Flávia Galdino e a vereadora Juciana Remígio acendem o 'cachimbo da paz' em Piancó.

Pelos sorrisos estampadas nos rostos das duas mulheres mais poderosas da cidade de Piancó já dá perceber que o 'cachimbo da paz' foi acesso, fumado e tragado, na tarde desta sexta-feira, 25, durante sessão extraordinária na Câmara Municipal solicitada pelo Executivo. Acompanhada de todo seu secretariado, a prefeita Flávia Serra Galdino (lilás) foi até a Casa de Padre Manoel Otaviano para falar, aos parlamentares-mirins, sobre a implantação do SAMU naquela cidade.
A presidente Juciana Remígio (rosa), ao iniciar a sessão, invocou o elevado espiríto público que começara a reinar entre os dois poderes. Flávia, inclusive, pediu apoio e solidariedade aos vereadores, imediatamente aceito, com assinaturas de documento com pleito a ser encaminado ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde.
O 'cachimboda paz' ainda foi compartilhado pelos demais vereadores: João Grande, Jota Estevam, Quinca Remígio, Sousinha, Joca Brasilino, Antonio Barbosa e, claro, pela vereadora Cotil. Cássio Liberalino, por motivo justificado, não esteve presente ao fumaceiro. Como é bonito o mundo dos mortais?!

Prefeito Rui Pontes entrega novos veículos

A cidade de Santa Terezinha esteve em festa na tarde desta sexta-feira, 25. A prefeitura municipal entregou a população a mais recente aquisição. Um trator, marca New Holland, TL–75E, ano 2008. cor azul, adquirido com recursos próprios. O novo veículo deverá ser usado em serviços gerais, auxiliando o homem do campo, no período de preparar a terra para o plantio, na recuperação e manutenção de estradas vicinais, no transporte de materiais de construção, entre outro.
Esse é o segundo veículo adquirido com recursos próprios, só neste primeiro semestre do ano. O primeiro foi um ônibus, modelo Mercedes Benz, com capacidade para transportar 52 pessoas, incorporado à secretaria de transporte para conduzir estudantes até a cidade de Patos, no período noturno. Com esse ônibus, a prefeitura se Santa Terezinha mantém uma frota de três ônibus para estudantes, além de um micro ônibus, todos em perfeito estado de conservação.
Além desses veículos, a atual gestão, adquiriu um veículo VW, modelo Gol, um Fiat Uno, cor branca, ano 2006, e uma motocicleta Yamaha YBR, 125c, ano 2007. Todos com recursos próprios. Segundo o prefeito Rui Pontes (PR), não é difícil renovar a frota de veículos do município, basta administrar os recursos com seriedade e competência, que sempre é possível empregar de forma correta parte da verba municipal.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Wilson Braga e Nilo Ramalho lançam pedra fundamental do Fórum de Conceição nesta sexta.

O deputado federal Wilson Braga (foto) e o desembargador Nilo Ramalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, chegam logo mais a cidade de Conceição, onde irão participar do lançamento da pedra fundamental do Fórum da cidade, uma velha aspiração da população local.
De acordo com a maquete o prédio do Fórum de Conceição não ficará devendo em nada aos demais instalados na região do Vale do Piancó. Depois de participarem destas solenidades, o deputado Wilson Braga e o desembargador Nilo Ramalho irão atá a cidade de Nova Olinda assistir ao espetáculo da sangria da Barragem Saco, construida por Braga quando ele era governador. O dois são filhos de Conceição.

Vereador João Grande já foi ouvido pela Justiça Eleitoral e se diz tranquilho quanto ao mandato.

Falando em Piancó, na terça-feira, 22, ocorreu a audiência para ouvir as testemunhas arroladas pelo Ministério Público Regional Eleitoral e pela defesa, além do próprio Requerido, Vereador João Paz de Sousa (foto), conhecido como 'João Grande', nos autos do processo requerendo perda do mandato do parlamentar. O processo, de autoria do Ministério Público Regional Eleitoral, Proc. Prot. nº 61/2008, foi encaminhado, através de Carta de Ordem, pelo relator do processo, Juiz Renan de Vasconcelos Neves, ao Juiz Eleitoral desta 32ª Zona, com o objeto único de ouvir o vereador e as testemunhas arroladas. Só ontem o Tribunal Regional da Paraíba cassou o mandato de três vereadores no estado.
O parlamentar dise que chegou ao Fórum Eleitoral com total tranqüilidade e, permanecendo assim, também após a audiência, pois, segundo ele, já juntou vários documentos que comprovam a tese da sua defesa e as testemunhas até agora ouvidas acrescentaram ainda mais que ocorreu discriminação pessoal ao seu nome dentro do PSL e, finalizou o parlamentar dizendo que vai esperar pelo depoimento da última testemunha que ainda falta ser ouvida. Concluiu dizendo que a decisão para a conclusão do meu mandato "já entreguei a Deus, porém, estou fazendo a minha parte, estou lutando para cumprir com os meus compromissos perante os eleitores que mim conduziram para a Câmara".
No ano passado, o vereador requereu a sua desfiliação ao PSL e, agora, veste a camisa do DEM. Seu antigo partido então, então, com pedido de perda do mandato por infidelidade partidária.
CâmaradePiancó

prefeita Flávia Galdino solicita sessão na Câmara

Logo mais às 16h haverá uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Piancó. A sessão foi socilitada pela prefeita Flávia Galdino (PP) para discutir assuntos do interesse da coletividade relacionados às atividades de saúde no município. A Presidente da Câmara, vereadora Juciana Remígio, encaminhou convocação a cada parlamentar, além de endereçar à Rádio Nativa para a sua divulgação. No ofício, ainda, a Flávia sugere a realização de sessão extraordinária, a fim de se dá início concreto a clara intenção de buscar a implantação da harmonia entre os dois Poderes. Comentários pelas ruas da nossa Cidade é de que a população está ansiosa para ver tudo correr de maneira clara, objetiva, com transparência e de forma harmônica, a começar do dia da sessão extraordinária mencionada.
CâmaradePiancó

Caso raro: em Piancó uma vaca pariu três bezerros

Um caso raro na Medicina Veterinária foi registrado na última terça-feira, 22, no município de Piancó. Uma vaca pariu três filhotes de uma única gestação. O fato inusitado, já que em geral nasce apenas um bezerro a cada gestação, aconteceu na terça-feira pela manhã, na fazenda Junco. A vaca, batizada de “Jessica”, teve um parto normal e os filhotes (foto) nasceram pesando 12 kg cada um, sendo dois machos e uma fêmea.
O proprietário do animal, João Bezerra Tomáz, teve uma grande surpresa ao ser informado de que “Jéssica” havia parido três bezerros. Os veterinários Alberto Lopes e Eduart Caldas, informaram que este tipo de nascimento acontece uma vez a cada 100 mil. E que não se tem notícias do nascimento de trigêmeos bezerros no Vale do Piancó nos últimos 40 anos. Vários curiosos estão visitando a fazenda e os bezerros agora estão sendo uma atração turística na cidade e na região.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Emepa desenvolve pesquisa com umbu a partir da Estação Experimental do Viludo em Itaporanga.

O umbu, fruta de sabor exótico (doce e azedo) de uma árvore bem frondosa e nativa da região do Semi-árido nordestino, está sendo objeto de estudo por parte da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - Emepa, presidida pelo itaporanguense Miguel Barreiro, a partir de experimentos instalados na Fazenda Experimental do Viludo, sediada em Itaporanga. O objetivo é definir um sistema de produção para a agricultura familiar, uma vez que o umbu apresenta grande potencial para a agroindústria na região.
Segundo o coordenador do projeto, Jorge Cazé Filho, o umbuzeiro, de tronco muito grosso e raízes fora da terra, além da sua importância social e econômica para as regiões produtoras, é uma espécie nativa que apresenta extrema resistência à seca. O pesquisador explica que essa resistência é assegurada por mecanismos fisiológicos, principalmente o acúmulo de água, pelos xilopódios, na época das chuvas e pela queda das folhas na estação seca, evitando a transpiração excessiva. “Isto permite a essa planta vegetar e frutificar bem, mesmo em condições adversas, ou seja, nos anos considerados secos”, esclarece.
O umbuzeiro, com seus frutos suculentos e ricos em sais minerais e vitaminas, contribui consideravelmente na dieta do pequeno produtor. Na Paraíba, quinto maior produtor de umbu do país, a produção é extrativista. Mesmo com o potencial que representa para a região, as condições de manejo, de pós-colheita, de crédito acessível, de comercialização e de capacitação técnica oferecida ao pequeno agricultor rural, são insuficientes para o desenvolvimento sustentável dessa cultura.
Conscientes dessa realidade, a Emepa, dentro da sua competência, direcionou uma proposta de trabalho para a região semi-árida, visando atender demandas científicas e tecnológicas impostas pela exploração da cultura, oferecendo o umbuzeiro como uma alternativa de produção agrícola que contribua com a segurança alimentar e com a preservação dos recursos naturais. No ano passado, dois experimentos foram instalados. Um na Estação Experimental de Pendência, no município de Soledade, região semi-árida do Cariri. O outro em Itaporanga, na Estação de Veludo. O plantio foi feito com mudas enxertadas fornecidas pela Embrapa.
A equipe que desenvolve o projeto vem avaliando o cultivo do umbuzeiro no seu habitat interagindo com a vegetação nativa da caatinga. Também estão avaliando o cultivo consorciado com a palma forrageira e com o feijão vigna. O projeto da Emepa, em convênio com o BNB, pretende estabelecer um sistema de cultivo capaz de viabilizar uma exploração racional do umbuzeiro.

MST Libera pacificamente tráfego da BR-361

Terminou de forma tranqüila a interdição da BR-361, realizada na manhã de hoje, no trecho da rodovia compreendido próximo a cidade de Santa Terezinha . Segundo informou um dos lideres do movimento, a interdição serviu para chamar a atenção das autoridades, uma vez que estão sendo ameaçados por um fazendeiro, que não concorda com a montagem de um acampamento próximo as suas terras nas margens da rodovia BR-361.
O protesto que começou às 06h30 no km 22,4 daquela rodovia, encerrou às 09h15, após intervenção da Polícia Rodoviária Federal. Segundo o líder do movimento na região, Márcio Fernando (foto), as famílias irão permanecer no local, até que duas fazendas localizadas naquele município (Urtiga e Pocinhos), que estão em processo de desapropriação, sejam loteadas e entregues aquelas famílias.
Márcio confirmou que a montagem do acampamento, do dia 16 para 17 de abril, faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo MST, para marcar a passagem da data, em que vários trabalhadores foram massacrados no estado do Para, no episódio que ficou conhecido como “Massacre de Eldorado dos Carajás”.
Segundo o líder do MST, em breve uma comissão do INCRA estará visitando as duas fazendas, realizando os primeiros estudos sobre o loteamento das mesmas. Ele declarou que o movimento está prestando assistência na parte burocrática as famílias acampadas. A presença das famílias está gerando algumas críticas, pois alguns fazendeiros afirmam que muitos não precisam dos lotes de terra, já são proprietários de automóveis e possuem casas na cidade.
Com texto de Marcos Oliveira e fotos de Damião Lucena

Toinho da Loja afirma que Licença de Porcino é de 10 dias e que o PMDB terá candidatura própria.

Acabei de receber uma ligação, direto do estado do Pará, do empresário Antônio Roberto (foto), mais conhecido por Toinho da Loja, que navegava pelo Blog, explicando que, após confirmação do secretário municipal de Administração Damião Bila, na verdade o prefeito Antônio Porcino enviou um Pedido de Licença de apenas 10 dias, e não dois meses como divulgado agora à pouco pelo Correio Debate/João Pessoa. O prefeito retomará suas funções no próximo dia 04 de maio. Retificando a informação, depois, publicada pelo Blog que atravessou as fronteiras interestaduais chegando até o meio da Amazônia, causando flisson por lá.
Na oportunidade Toinho da Loja, ex-presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, disse que a reunião que ocorreria amanhã para o lançamento da candidatura peemedebista em Itaporanga deverá ocorrer tão logo Antônio Porcino chegue na cidade, o que pode ocorrer no próximo dia 1º para prestigiar o 'Poeirão'. "chegarei este final de semana em Itaporanga e só retorno (ao Pará) após lançarmos o candidato do PMDB que concorrerá às eleições municipais", afirmou. O empresário, que é o favorito no PMDB para encabeçar a chapa, anunciou a vinda no 1º de maio do deputado estadual Gervásio Maia, líder da oposição na Assembléia Legislativa.
Toinho, ainda, repudiou os boatos que têm sido espalhados pelas esquinas da cidade quanto ao estado clínico do prefeito. "Porcino já está em sua casa (em São Paulo) e passa bem, ao contrário do que é boatado", disse. O empresário deixou claro que o PMDB terá candidato a prefeito em Itaporanga. "Sou um peemedebista histórico e o partido por ser o mais estruturado, com maior número de vereadores, não deixará jamais de ter candidato em Itaporanga. Vamos esperar Porcino para escolher e lançar o candidato, até porque ele é o presidente municipal da legenda. Mas lhe afirmo que nosso partido terá candidatura própria", concluiu.
O ex-presidente do legislativo-mirim de Itaporanga e empresário bem sucedido, no estado do Pará, finalizou a conversa com o editor revelando ser um assíduo leitor e admirador do Blog.

Boletim: Itaporanga registra 39 casos de Dengue.

A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde divulga às 17 horas desta quinta-feira, 24, novo boletim sobre o avanço da dengue na Paraíba. Até dia 17 deste mês o Estado notificou 4.085 casos - sendo 19 confirmados do tipo hemorrágica. Pelas contas do Estado, houve recuou do volume de casos em relação ao mesmo período de 2007. “Comparando os casos notificados de dengue em 2008 com o mesmo período de 2007 (4.788) verifica-se uma redução de 14,68% no número de casos”, diz o boletim subscrito pela gerente da Vigilância em Saúde, Dionéia Garcia.
Ainda de acordo com os dados do Governo, a região mais atingida pela dengue este ano é o Sertão, com 67,8% dos casos notificados. Trinta e quatro municípios estão sendo considerados de Alto Risco. Ou seja: apresentaram Coeficiente de Incidência maior que 300 casos por 100.000 habitantes. Em 2007, a transmissão da doença ocorreu em 164 municípios. Hoje 55 municípios não apresentaram casos de dengue (25%). Até agora a faixa etária mais acometida foi a de 20 a 29 anos com 19,% dos casos e a faixa etária de maior risco é a de menor de 1 ano com coeficiente de incidência de 127 casos por 100.000 crianças da mesma faixa etária.
Casos de dengue hemorrágica:
Cajazeiras – 10 casos
Mogeiro - 2 casos
Emas – 1 caso Pilar – 1 caso
São Bento – 1 caso
São Miguel de Taipu – 2 casos
São Mamede - 1 caso
Cuité – 1 caso com 01 óbito
Onde a dengue está presente: De acordo com os dados do SINAN, os municípios que apresentaram maior número de casos notificados, nesse período foram: Patos (547), Cajazeiras (487), São Bento (332), João Pessoa (216), Catolé do Rocha (162), Esperança (115), Coremas (85), Frei Martinho (79), São Mamede (75), Monteiro (71) e São José de Caiana (70).
Municípios de Alto Risco: Quixabá 30, Frei Martinho 79, Emas 52, Bernardino Batista 47, Vista Serrana 48, São José de Caiana 70, São Bento 332, Maturéia 54, São Mamede 75, Bom Jesus 25, Cajazeiras 487, Cacimba de Areia 31, Santa Helena 43, Livramento 45, São José de Espinharas 26, Catolé do Rocha 162, Brejo do Cruz 63, Patos 547, Coremas 85, Salgadinho 15, Teixeira 61, Baraúna 18, Nazarezinho 33, Itatuba 41, Esperança 115, Condado 21, Piancó 50, Pedra Lavrada 23, São José de Princesa 16, Bom Sucesso 15, Areia de Baraúnas 8, Picuí 64, Uiraúna 44 e Assunção 11. Municípios de Médio Risco: Triunfo 25, Catingueira 11, Monteiro 71, Poço Dantas 10, Olivedos 7, Santa Cruz 12, Areia 51, Zabelê 4, Santana dos Garrotes 14, Ouro Velho 5, Itaporanga 39, Malta 9, Mãe dÁgua 5, Nova Palmeira 6, Barra de Santana 13, Pedras de Fogo 39, Seridó 15, Ibiara 9, Amparo 3, Cuité 27, Sumé 20, Matinhas 5, Riachão 4, Santa Luzia 19, Camalaú 7, Congo 6, Gurjão 3, Santarém 3, Juru 11, Damião 5 e Cabedelo 61.
SECOM

Juíza Drª Andréia Almeida Dantas poderá assumir a Prefeitura com licença de Antônio Porcino.

A Juíza Drª Andréia Almeida Dantas (foto), da Comarca de Itaporanga, poderá assumir o comando da Prefeitura Municipal de Itaporanga, nos próximos dias. É que o prefeito Antônio Porcino (PMDB), que sofreu um infarto há duas semanas, foi submetido a uma angiopastlia esta semana na cidade de São Paulo, onde reside e se encontra desde o ocorrido. Diante do seu estado clinico merecer cuidados o prefeito está impetrando com um Pedido de Licença por dois ou três meses, não especificado ainda, para poder tratar com maior disponibilidade de tempo de sua saúde.
No entanto, com o Pedido de Licença quem deveria assumir a Prefeitura Municipal era o vice-prefeito José Silvino (PSDB) que não está disposto a assumir. Procurado, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Valeriano (PTB), também não aceitar assumir o Executivo Municipal por se tornar inelegível. Com isso, sobrou para a Juíza Drª Andréia Almeida Dantas, diretora do Fórum local, assumir o Executivo Municipal.

TSE decide que Presidente do Legislativo assume o Executivo em caso de cassação do Titular e Vice.

A cassação dos mandatos do titular e do cargo no Executivo e do seu vice, decorrente por motivos de natureza estritamente eleitoral, baseados no artigo 41-A da Lei 9504/97 (Lei das Eleições) atingindo a validade dos votos, não permite nova eleição direta. O presidente do Poder Legislativo é quem deve assumir a chefia do Poder Executivo. Este é o novo entendimento aprovado, por unanimidade, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os ministros decidiram, por unanimidade, deferir liminar para suspender as eleições diretas no município de Dirce Reis (SP), contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP) que determinou a realização de nova eleição direta para os cargos de prefeito e vice-prefeito. De acordo com a decisão, tomada no julgamento do Agravo Regimental na Medida Cautelar (Ag/Rg na MC) 2303, deve permanecer no cargo o presidente da Câmara Municipal da cidade.
A decisão muda o entendimento do TSE no sentido de que a eleição deveria ser sempre direta, quando a vacância dos cargos de prefeito e vice decorresse por motivos de natureza estritamente eleitoral, baseados no artigo 41-A da Lei 9504/97 (Lei das Eleições) atingindo a validade dos votos, o que afastaria a possibilidade de aplicação do disposto no parágrafo 1º, do artigo 81, da Constituição Federal.
Relator de uma Medida Cautelar, o ministro Caputo Bastos havia negado seguimento à medida baseado nos recentes julgamentos do TSE, decidindo que a renovação de eleição motivada por causa eleitoral deveria ocorrer de forma direta. Ao levar ao Plenário o Agravo interposto pelos vereadores, o ministro, no entanto, disse que a questão merece um reexame do Tribunal. O ministro citou voto do ministro Sepúlveda Pertence, no julgamento do Agravo de Instrumento 4396 de 2003, quando afirmou que no caso, “a Constituição se ateve, sobretudo, à inconveniência de uma eleição direta para um breve mandato, que pode ser brevíssimo, a ponto de praticamente se confundir com a eleição imediatamente subseqüente do Poder Executivo. Parece-me que o direito comparado comporta essa interpretação”.
O ministro Caputo Bastos ressaltou ainda que a eleição indireta em Dirce Reis foi prevista pelo TRE-SP para o dia 1º de julho deste ano, ou seja, a quatro meses do pleito de 2008. “Em face dessa circunstância, reforça-se o entendimento quanto a necessidade de eleição indireta, considerando que isso evitaria a movimentação da Justiça Eleitoral, além do que, caso realizado, acontecerá na eminência do período das convenções partidárias das eleições de 2008, que ocorrem no período de 10 a 30 de junho”. O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, também acompanhou o relator. Disse ter ficado vencido anteriormente, quando a matéria foi discutida, “e passamos a entender que a eleição deve ser sempre, sempre direta, em que pesa só se ter, para complementação, menos de dois anos do mandato”.
Também o ministro Marcelo Ribeiro votou com o relator. Disse que sempre entendeu que o artigo 81 da Constituição Federal “traz uma norma que deve ser de observância dos estados e municípios. É uma norma de extrema razoabilidade, onde diz que nos dois últimos anos do mandato, a eleição se faz de forma indireta. Isso não é por um apego às eleições indiretas, que por tanto tempo foram realizadas no Brasil em que, realmente, não são o espírito mais democrático, mas sim para não se movimentar toda a máquina eleitoral, chamar a população a votar, organizar uma eleição, os gastos que se importa, etc. Há eleições que duram dois, três meses, ou seja, uma eleição em julho e outra em pouco tempo”.
O ministro Carlos Ayres Britto, disse ter evoluído no entendimento da questão. Afirmou que em uma Federação, o conceito operacional é aquele que busca uma interpretação federativamente uniforme, “até porque, uma eleição em ano eleitoral é um elemento de perturbação na vida institucional de um município". Os ministros Joaquim Barbosa, Ari Pargendler e Felix Fischer também votaram com o relator.
Fonte: HermesdeLuna