Na sessão plenária desta terça-feira, 8, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral -TSE elegeram, por seis votos a um, o ministro Carlos Ayres Britto como novo presidente da Corte para o biênio 2008/2010. Na mesma ocasião foi escolhido o ministro Joaquim Barbosa para exercer a Vice-Presidência do TSE pelo mesmo período, também por 6 votos a um. A posse dos dois está prevista para maio deste ano. Antes da eleição, o ministro Joaquim Barbosa tomou posse como membro efetivo do TSE. O TSE é composto por três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e por dois advogados escolhidos pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República. De acordo com a Constituição Federal, o presidente e o vice do TSE sempre devem ter como Tribunal de origem o STF.
Porém, outra notícia relacionada ao TSE caiu como uma ducha gelada na torcida dos defensores da cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Diz respeito a declaração dada pelo ministro Carlos Ayres de Brito, que é relator do processos de cassação de Cássio. De maneira contundente, sem meias palavras, o minitro declarou, em entrevista ao Estadão, que a prioridade do TSE até o mês de junho será julgar exatamente 1 mil ações de prefeitos existentes, ainda de 2004, naquela corte. O objetivo é zerar a pauta até a chegada da sucessão municipal deste ano.
Ou seja, a partir de agora começa a entrar em condição prioritária a sucessão municipal de 2008. O que, portanto, empurrará o julgamento do processo de cassação do governador Cássio Cunha Lima, antes especulado para o próximo dia 17, deta vez agora lá para o primeiro semestre de 2009. Assim sendo, os indecisos podem começar a definir suas candidaturas porque, pelo menos, este ano o governador Cássio Cunha Lima continua no comando do Executivo Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário