Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 14 de abril de 2008

'Tilápia Paraíba': baseado em idéia do secretário Djaci projeto ampliará produção de peixe na PB.

Quando ainda exercia o mandato de deputado estadual, pela quarta vez consecutiva, o atual secretário estadual Djaci Brasileiro (foto) apresentava pelos corredores da Assembléia Legislativa e pelas emissoras de rádios um projeto de produção do filé da tilápia, a partir da piscicultura de Itaporanga, que já produz 10 milhões de alevinos/ano, o que geraria de cara em torno de três mil empregos. Pois, hoje, na pasta do Desenvolvimento Humano do Governo do Estado o ex-deputado Djaci Brasileiro tem a oportunidade de ver a idéia ser abraçada pelo governador Cássio Cunha Lima.
É que até o final do ano, a Paraíba estará produzindo uma média de 180 novas toneladas de peixe por mês. E o melhor de tudo é que o produto já tem comercialização garantida e vai beneficiar mais de 300 famílias do interior do Estado - 204 delas somente neste ano de 2008. A nova fonte de renda mensal, que terá caráter duradouro e independente de condições climáticas para ser desenvolvida, será viabilizada por meio do projeto "Tilápia Paraíba" - iniciativa do Governo do Estado, que em 2008 executará dez projetos de piscicultura no distrito de Galante (em Campina Grande) e nos municípios de Conceição, Bonito de Santa Fé, Nova Olinda, São Sebastião do Umbuzeiro, Juru, Água Branca, Mãe D'Água, Patos e Diamante.
Para 2009 estão previstos mais dez projetos que atenderão outras dezenas de famílias, segundo informa o engenheiro agrônomo Fábio Agra de Medeiros Nápoles - secretário executivo da Pecuária do Estado e professor da Universidade Estadual da Paraíba, que será o coordenador geral di projeto "Tilápia Paraíba". Ele acrescenta que a iniciativa baseia-se na determinação do Governo do Estado de apoiar todos os segmentos produtivos do Estado, notadamente aqueles que historicamente se enquadraram na categoria de menos assistidos pelo poder público, a exemplo dos produtores de pescado.

Nenhum comentário: