Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Engenheiro de pesca da Piscicultura de Itaporanga diz que chuvas trarão aumento de 500 ton/alev.

Se o excesso das chuvas na Paraíba tem provocado alguns transtornos para quase 50% dos municípios paraibanos, para quem vive da piscicultura intensiva será sinônimo de fartura na mesa e no bolso. De acordo com dados técnicos da divisão de piscicultura da Empasa, mais de 1.500 reservatórios de pequeno porte deverão produzir este ano em torno de 500 toneladas de pescado nos 223 municípios.
Segundo o engenheiro de pesca Celso Duarte, lotado na Piscicultura de Itaporanga, apesar das chuvas insistirem em cair em muitos dos municípios da Paraíba, os piscicultores já podem fazer o povoamento de alevinos nos açudes de pequeno porte, pois não corre o risco de haver perdas através dos seus sangradouros. “Apesar disso, para aqueles que ainda estão sangrando, é necessário que os agricultores esperem pela normalização e acomodação do volume das águas”, lembrou.
A demanda por pescado vem sendo atendida paulatinamente conforme solicitações de produtores, desde que os mananciais estejam cadastrados na Empasa e apresentem condições técnicas para o peixamento. A operacionalização do Programa Estadual de Piscicultura, pela Empasa e secretaria estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, conta com o suporte da Estação de Piscicultura de Itaporanga (foto), com capacidade de produção de 10 milhões de alevinos/ano.

Nenhum comentário: