Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Reajuste do Magistério atingirá 10% em maio e o impacto será de R$ 20 mi em outubro.

O Governo do Estado voltou a se reunir nesta segunda-feira, 28, com lideranças do Magistério onde ao final do encontro, que durou cerca de uma hora e meia, ficou assegurado um reajuste de 10%. A proposta será decidida em assembléia da categoria na próxima sexta-feira, 2. O secretário Gustavo Nogueira, da Administração, representou o governador Cássio Cunha Lima na reunião. Mais uma vez mantendo o diálogo o Governo atendeu integralmente a proposta apresentada pelo Magistério assegurando um reajuste complementar de 5,55% a partir de 1º maio, que, somados aos 4,45% já assegurados em março, totaliza 10% de reajuste para os professores. “Um percentual bem acima da inflação”, avaliou o secretário estadual da Educação, Neroaldo Pontes. O impacto na folha de pagamento do Estado será de cerca de R$ 20 milhões.
“Nós avaliamos a reunião como positiva, porque o governo acatou a proposta encaminhada pelos trabalhadores em educação, onde nós apresentamos 5,55% a partir de maio, totalizando 10% com o percentual que o governo já havia concedido (de 4,45%), mais a elevação das classes a partir de outubro”, festejou o coordenador do Sintep, Antônio Arruda, ao termino da reunião. Segundo o secretário de Educação, Neroaldo Pontes, o fim do impasse, depois de três encontros em menos de 15 dias, revela uma “vitória do entendimento”.
Os professores reivindicavam uma diferenciação para quem tem ensino médio em relação a quem tem licenciatura de 5%, a mesma porcentagem seria acrescida para quem tem mestrado e doutorado (quem tem doutorado receberia, assim, 15% mais de quem tem apenas ensino médio). Esse formato será implantado a partir de 15 de outubro. “Esse aumento entre as classes incentiva o professor a titulação”, argumenta Pontes. O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) não esteve presente à reunião, porque estava com faringite, mas acompanhou a negociação por telefone. Dando sinal verde para o acordo. Também participaram da reunião os secretários Jacy Toscano (Finanças); Maria América e Verônica Bezerra (Educação). O deputado João Gonçalves representou a Assembléia Legislativa.
Segundo Antônio Arruda, ficam agora para as próximas discussões, as negociações envolvendo as eleições diretas nas escolas, os professores querem que a lei que dá direito a escolha das direções seja estendida a todas as cidades do estado. Além disso, eles querem que seja revista a criação dos cargos dos funcionários na Secretária da Educação e uma melhor equipagem das escolas com materiais para que os trabalhadores em educação possam desempenhar suas funções. A APLP esteve representada por seu presidente, Francisco de Assis Fernandes, dentre outros diretores.

Nenhum comentário: