Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Produção de leite se expande em Itaporanga

A produção de leite em Itaporanga está em plena expansão e o mérito, segundo o presidente da Emater, Nivaldo Magalhães, deve-se a dois fatores importantes: a iniciativa do Governo do Estado, por intermédio do programa Leite da Paraíba, que tem possibilitado uma comercialização constante e segura; e a atuação da associação dos produtores de leite de Itaporanga, responsável pela organização dos produtores quanto à produção leiteira no município. Um dos entraves que limitavam o aumento da produção de leite no município era a carência de uma assistência técnica sistemática, o que já foi contornado a partir de uma proposta da Emater, oferecendo uma atuação diferenciada, moldada nas diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).
Atendendo a uma recomendação da presidência da Emater/Paraíba, o coordenador regional da Emater de Itaporanga, Nilson de Brito Lira, organizou uma equipe multidisciplinar para atuar diretamente na cadeia produtiva do leite. O trabalho da equipe consiste em, inicialmente, fazer um diagnóstico da situação de cada unidade produtiva, identificando os principais problemas de forma individualizada, para, em seguida, juntamente com o produtor, buscar soluções adequadas, conforme as disponibilidades de cada estabelecimento rural. A proposta foi lançada na última reunião ordinária da associação com a Emater. Conforme explicou o coordenador regional da Emater de Itaporanga, a adoção de tecnologias apropriadas para a ordenha deverá ser o passo inicial. A finalidade é melhorar a qualidade do leite já produzido, reduzindo, assim, o índice de devolução, por problemas de acidez.
Segundo o extensionista, Ernandi Diniz (Ernaninho), a idéia principal da Emater é não trazer nenhuma tecnologia pré-concebida para a implantação, mas construir junto com o produtor a solução ideal para cada caso, mantendo uma assistência técnica continuada, tendo como um dos focos inovadores a adoção de ferramentas administrativas para tomada de decisões gerenciais.

Nenhum comentário: