Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Emater estimula Apicultura em Itaporanga

Uma proposta vai incrementar a atividade apícola no Vale do Piancó, a criação de apiários comunitários. O primeiro passo foi dado há poucos dias, na unidade operativa da empresa no município, onde estivereram reunidos extensionistas e cooperados da Associação de Apicultores de Itaporanga e Região - CAPIR. A idéia, segundo o coordenador regional da Emater em Itaporanga, Nelson de Brito Lira (de branco quando do recebimento de motos das mãos do presidente Nivaldo Magalhães), foi concebida para poder atender à grande demanda dos pequenos agricultores que não dispõem de terras para o desenvolvimento da apicultura.
A Capir, segundo o seu presidente, Edísio Paz de Sousa, já possui uma unidade comunitária composta por 60 colméias no sítio Cantinho, e mais uma unidade programada para o sítio Gangorra, também em Itaporanga, que deverá entrar em operação até o final do mês de junho vindouro. Segundo Edísio, os agricultores interessados irão ser bastante beneficiados, já que o investimento a ser feito pelo cooperado é apenas na aquisição de colméias e cera, o que fica em torno de R$ 120,00, mais o trabalho no beneficiamento do mel. A cooperativa dispõe dos equipamentos para o beneficiamento e de pessoal qualificado para manejo das abelhas, sendo cobrada apenas a taxa de 20% da produção, para cobrir os custos.
Conforme o presidente da Capir, é de fundamental importância a participação da Emater na expansão da apicultura na região, tanto na capacitação de produtores, com cursos programados, como no apoio técnico às áreas de produção e gerenciamento da cooperativa. Para ele, a atividade merece atenção especial da extensão rural, em face do grande potencial econômico, social e ecológico oferecido. " Com floradas abundantes, a nossa região tem potencial para produzir em torno de 40 quilos de mel por colméia/ano, gerando renda para os pequenos produtores, e, consequntemente, melhorias na sua qualidade de vida", finalizou.

Nenhum comentário: