Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Emepa desenvolve pesquisa com umbu a partir da Estação Experimental do Viludo em Itaporanga.

O umbu, fruta de sabor exótico (doce e azedo) de uma árvore bem frondosa e nativa da região do Semi-árido nordestino, está sendo objeto de estudo por parte da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba - Emepa, presidida pelo itaporanguense Miguel Barreiro, a partir de experimentos instalados na Fazenda Experimental do Viludo, sediada em Itaporanga. O objetivo é definir um sistema de produção para a agricultura familiar, uma vez que o umbu apresenta grande potencial para a agroindústria na região.
Segundo o coordenador do projeto, Jorge Cazé Filho, o umbuzeiro, de tronco muito grosso e raízes fora da terra, além da sua importância social e econômica para as regiões produtoras, é uma espécie nativa que apresenta extrema resistência à seca. O pesquisador explica que essa resistência é assegurada por mecanismos fisiológicos, principalmente o acúmulo de água, pelos xilopódios, na época das chuvas e pela queda das folhas na estação seca, evitando a transpiração excessiva. “Isto permite a essa planta vegetar e frutificar bem, mesmo em condições adversas, ou seja, nos anos considerados secos”, esclarece.
O umbuzeiro, com seus frutos suculentos e ricos em sais minerais e vitaminas, contribui consideravelmente na dieta do pequeno produtor. Na Paraíba, quinto maior produtor de umbu do país, a produção é extrativista. Mesmo com o potencial que representa para a região, as condições de manejo, de pós-colheita, de crédito acessível, de comercialização e de capacitação técnica oferecida ao pequeno agricultor rural, são insuficientes para o desenvolvimento sustentável dessa cultura.
Conscientes dessa realidade, a Emepa, dentro da sua competência, direcionou uma proposta de trabalho para a região semi-árida, visando atender demandas científicas e tecnológicas impostas pela exploração da cultura, oferecendo o umbuzeiro como uma alternativa de produção agrícola que contribua com a segurança alimentar e com a preservação dos recursos naturais. No ano passado, dois experimentos foram instalados. Um na Estação Experimental de Pendência, no município de Soledade, região semi-árida do Cariri. O outro em Itaporanga, na Estação de Veludo. O plantio foi feito com mudas enxertadas fornecidas pela Embrapa.
A equipe que desenvolve o projeto vem avaliando o cultivo do umbuzeiro no seu habitat interagindo com a vegetação nativa da caatinga. Também estão avaliando o cultivo consorciado com a palma forrageira e com o feijão vigna. O projeto da Emepa, em convênio com o BNB, pretende estabelecer um sistema de cultivo capaz de viabilizar uma exploração racional do umbuzeiro.

Nenhum comentário: