Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Sobe para nove as cidades do Vale do Piancó que estão com Decreto de Estado de Emergência.

Terminou no início da noite desta sexta-feira, 11, no cine Bangüê, o encontro entre o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e 160 prefeitos e representantes do Estado, com técnicos da AESA, da Defesa Civil e do Exército. No último relatório divulgado pela Aesa, agora já são 101 cidades que sofrem com as conseqüências das chuvas, mais de 16 mil paraibanos estão desalojados ou desabrigados.
O encontro reuniu mais de 70% dos gestores municipais da Paraíba, sendo que 140 prefeitos se fizeram presente e 20 cidades enviaram representantes. Dentre as 101 cidades que tiveram o Decreto declarando Estado de Emergência, assinado pelo Governador Cássio Cunha Lima, estão nove do Vale do Piancó, são elas: Coremas, Nova Olinda, Olho D'Água, Serra Grande, Aguiar, Igaracy, Conceição, Curral Velho e Diamante.Durante encontro o governador anunciou que a União irá disponibilizar R$ 600 milhões para atender aos estados prejudicados pelas chuvas, mas que ainda não se sabe quanto será destinado para a Paraíba, que já apresenta um prejuízo de R$ 60 milhões. Ele afirmou que "não haverá nenhum tipo de discriminação política, o momento é de união". Cássio pediu a colaboração de todos os presentes, lembrando que nesse momento é necessário ‘articular ações e unificar medidas’, sobretudo porque a previsão da AESA é de mais chuvas para a segunda quinzena de abril.
A prioridade na aplicação dos recursos que serão liberados pelo presidente Lula, segundo Cássio, deverá ser a recuperação de estradas, casas e barragens. Para isso é necessário que os prefeitos dos 223 municípios paraibanos agilizem os relatórios sobre a situação de suas cidades. O governador, lembrou que quem não preencher pode ficar sem as verbas, mas garantiu que a Defesa Civil do Estado irá alertar as cidades atingidas do prazo do preenchimento.Ele anunciou também uma grande ação de combate à dengue no Estado, o "Dia D", que será realizado no dia 21 deste mês, uma segunda-feira, convocando a sociedade civil para participar na prevenção da doença. O Estado também irá mobilizar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros e a Secretaria de Saúde, para a campanha que a partir de agora será repetida a cada 30 ou 60 dias, com ações preventivas também no combate à hepatite e leptospirose. Cássio anunciou, ainda, que o Governo do Estado contratará pessoas em caráter de emergência para reforçar as equipes do PSF nos municípios visando o combate ao mosquito da dengue. Ele também informou que o Estado providencia a implantação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), para reforçar as ações de saúde nos municípios. Os HPPs devem ter no máximo 30 leitos.
Fotos: São dos estragos causados no região de Sousa, a mais atingida pelas chuvas.

Nenhum comentário: