Terminou no início da noite desta sexta-feira, 11, no cine Bangüê, o encontro entre o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e 160 prefeitos e representantes do Estado, com técnicos da AESA, da Defesa Civil e do Exército. No último relatório divulgado pela Aesa, agora já são 101 cidades que sofrem com as conseqüências das chuvas, mais de 16 mil paraibanos estão desalojados ou desabrigados.O encontro reuniu mais de 70% dos gestores municipais da Paraíba, sendo que 140 prefeitos se fizeram presente e 20 cidades enviaram representantes. Dentre as 101 cidades que tiveram o Decreto declarando Estado de Emergência, assinado pelo Governador Cássio Cunha Lima, estão nove do Vale do Piancó, são elas: Coremas, Nova Olinda, Olho D'Água, Serra Grande, Aguiar, Igaracy, Conceição, Curral Velho e Diamante.
Durante encontro o governador anunciou que a União irá disponibilizar R$ 600 milhões para atender aos estados prejudicados pelas chuvas, mas que ainda não se sabe quanto será destinado para a Paraíba, que já apresenta um prejuízo de R$ 60 milhões. Ele afirmou que "não haverá nenhum tipo de discriminação política, o momento é de união". Cássio pediu a colaboração de todos os presentes, lembrando que nesse momento é necessário ‘articular ações e unificar medidas’, sobretudo porque a previsão da AESA é de mais chuvas para a segunda quinzena de abril.A prioridade na aplicação dos recursos que serão liberados pelo presidente Lula, segundo Cássio, deverá ser a recuperação de estradas, casas e barragens. Para isso é necessário que os prefeitos dos 223 municípios paraibanos agilizem os relatórios sobre a situação de suas cidades. O governador, lembrou que quem não preencher pode ficar sem as verbas, mas garantiu que a Defesa Civil do Estado irá alertar as cidades atingidas do prazo do preenchimento.
Ele anunciou também uma grande ação de combate à dengue no Estado, o "Dia D", que será realizado no dia 21 deste mês, uma segunda-feira, convocando a sociedade civil para participar na prevenção da doença. O Estado também irá mobilizar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros e a Secretaria de Saúde, para a campanha que a partir de agora será repetida a cada 30 ou 60 dias, com ações preventivas também no combate à hepatite e leptospirose. Cássio anunciou, ainda, que o Governo do Estado contratará pessoas em caráter de emergência para reforçar as equipes do PSF nos municípios visando o combate ao mosquito da dengue. Ele também informou que o Estado providencia a implantação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP), para reforçar as ações de saúde nos municípios. Os HPPs devem ter no máximo 30 leitos.Fotos: São dos estragos causados no região de Sousa, a mais atingida pelas chuvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário