Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 1 de agosto de 2009

Realizada em itaporanga a II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Foi realizada nesta sexta-feira (31), nas dependências do Centro Pastoral em Itaporanga, a II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adoslecente. Durante o evento, com cerimonial comandado por este editor, diversas palestras pretenderam atentar as entidades e a sociedade sobre a importância de pensar no futuro dos pequenos valepiancoenses através do tema “Construindo diretrizes da política e do plano decenal”. Para o presidente do CMDCA, Erivaldo Rufino, é de extrema necessidade a participação de toda a sociedade na conferência, pois serão tratados assuntos referentes cidadãos plenos de amanhã. O eveto foi abrto pelos prefeitos: Djaci Brasileiro (Itaporanga), Dudu Pinto (oa Ventura) e Maria da Guia (nova Olinda).O Município de Itaporanga realizou o evento juntamente com os vizinhos: Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó, Santana dos Garrotes, Serra Grande, Santa Inês, São José de Caiana e Olho D'Água. Estiveram presentes, entre outros: o prefeito Djaci Brasileiro (Itaporanga), Dudu Pinto (Boa Ventura), Maria da Guia (Nova Olinda), o secretário Erivaldo Rufino (Assistência Social), o vereador Herculano Pereira (rep. a Câmara de Itaporanga), Roberta Pereira Caiana (presidente do Conselho Tutelar local), Queiroga Pinto (1ª dama de Boa Ventura), José Martins Neto (gerente da 6ª regional do Desenvolvimento Humano), Ernesta Serafim (rep. a Amvap), Juliana Diniz (rep. as Assistentes Sociais), além dos secretários Domingos Marques (Seinfra), Thiago Campina (Ouvidoria) e Sebastião Lemos (SMAM).
O objetivo da Conferência é analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com vista à elaboração do Plano Decenal. O convidado para palestrar, professor Alisson Cleiton (UFCG), abordou os direitos da criança e do adolescente através de três subtemas escolhidos pelo CMDCA: “Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade”, “Proteção e defesa no enfrentamento das violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, e “Participação de crianças e adolescentes no espaço de construção de cidadania”. Os grupos participantes foram divididos para dinâmicas que pretendem ressaltar todo conteúdo apresentando durante os dois dias de evento. Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, esta é uma maneira eficiente e democrática de estabelecer consensos e promover políticas integradas na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Essa discursão propõem mudança no olhar e no fazer, não apenas das políticas públicas focalizadas na infância, na adolescência e na juventude, mas extensivos aos demais atores sociais do chamado sistema de garantia de direitos, implicando a capacitade de ver essas crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e de maneira indissociável do seu contexto sócio-familiar e comunitário.
Prefeito Dudu Pinto (Boa Ventura) fazendo uso da palavra
As propostas apresentadas se transformam em um relatório, que será agrupado de forma regional, até ser levado para VII Conferência Estadual, onde as diretrizes são votadas por delegados de todo o estado, responsáveis por elaborar um documento final válido a nível estadual.O grupo de teatro das crianças do PETI, programa desenvolvido em Itaporanga pela Secretaria Municipal de Assistência Social, fez um bela encenação com o tema: Menino de Rua, que emocionou à todos os presentes.

Nenhum comentário: