Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 15 de agosto de 2009

Oito cidade do Vale diminuiram nº de habitantes

De acordo com o IBGE dentre os municípios que apresentaram uma diminuição no número populacional, em 2008, estão seguintes do Vale do Piancó: Boa Ventura, Conceição, Diamante, Ibiara, Nova Olinda, Olho D’Água, Santana de Mangueira e Santana dos Garrotes.
Comentários para este Post:
Erik Figueiredo disse...
As razões para as reduções populacioais destes municípios são diversas, mas todas passam pelo âmbito econômico. Primeiro as pessoas saem do meio rural para o urbano. Em seguida se deslocam das cidades pequenas para os grandes centros (seja João Pessoa e Campina Grande ou as cidades do sudeste).As soluções para este êxodo, que possui um impacto significativo tanto nas cidades de destino (aumento dos bolsões de pobreza, por exemplo), quanto nas de origem (redução do repasse do FPM, dado que ele é calculado pelo tamanho da população), é a criação de políticas de fixação. Uma possível política é a de incentivo ao crescimento da iniciativa privada e fixação do homem no campo. Contudo, esta caixa de mesagem não comporta a complexidade do tema. Grato
15 de Agosto de 2009 06:46

Um comentário:

Erik Figueiredo disse...

As razões para as reduções populacioais destes municípios são diversas, mas todas passam pelo âmbito econômico. Primeiro as pessoas saem do meio rural para o urbano. Em seguida se deslocam das cidades pequenas para os grandes centros (seja João Pessoa e Campina Grande ou as cidades do sudeste).

As soluções para este êxodo, que possui um impacto significativo tanto nas cidades de destino (aumento dos bolsões de pobreza, por exemplo), quanto nas de origem (redução do repasse do FPM, dado que ele é calculado pelo tamanho da população), é a criação de políticas de fixação. Uma possível política é a de incentivo ao crescimento da iniciativa privada e fixação do homem no campo.

Contudo, esta caixa de mesagem não comporta a complexidade do tema. Grato