Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 16 de agosto de 2009

Depois de 'analisar' a matéria Saulo, Lula e Duvan mudam voto e Zé Queiroz fica decepcionado com derrota do projeto que antecipava eleição/Mesa

Na noite de ontem, numa sessão de casa cheia, foi derrotado em 2º turno o projeto de Emenda a Lei Orgânica e ao Regimento Interno que pedia a antecipação da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaporanga. O atual presidente José Serafim de Queiroz Filho (PMDB) já tinha se lançado candidato à reeleição, contando com o apoio dos outros quatros vereadores da situação: Lula da Farmácia, Saulo, Duvan e Ivanilton Palmeira. O projeto foi aprovado em 1º turno por 8 a 1. Mesmo tendo a 'confiança' de que teria apoio suficiente o vereador Zé Queiroz abriu conversações com a oposição e 'contabilizava' também os votos de Herculano, Zé Porcino e Zeca da Encarnação. Ou seja, já era tida com favas contadas a sua recondução à Presidência do legislativo-Mirim.
Porém, após várias reuniões eis que na sessão de ontem surge a surpresa: defecção de 80% da base de apoio da situação. E para não ter que enfrentar uma disputa fadada ao fracasso e a derrota o vereador/presidente Zé Queiroz conscientemente solicitou em plenário que a matéria fosse derrubada pelos seus pares, como aconteceu por unanimidade. No entanto, isso não o abdicou de fazer duras crísticas às posturas adotadas pelos seus 'companheiros'. Zé Queiroz viu-se inteiramente decepcionado e afirmou que tudo não passara de um 'plano articulado e planejado' para lhe passar a perna.
Antes do início das justificativas dos vereadores para mudarem de opinião o que mais chamou a atenção foi o tom duro como se pronunciou o vereador José Valeriano (na tribuna na foto acima), para manter a mesma posição contrário ao projeto. O vereador foi, inclusive, no ano de 2006 articulou junto a situação da época para aprovar, em maio daquele ano, uma antecipação da eleição da Mesa Diretora, sendo alçado ao cargo de vice-presidente vindo a assumir a Presidência, em 2008, com a renúncia do vereador José Porcino, no final de 2007, como fora acordado. E assim, Valeriano chamou a antecipação de agora como 'casuística'.
Confira, abaixo, a fala na sessão de ontem de cada um dos vereadores com relação à matéria:
Zé Valeriano: "[...] Eu votei contra este no projeto no 1º turno porque não encontrei uma explicação justificável da necessidade dessa antecipação (da eleição da Mesa Diretora), já que estamos apenas completando 25% do nosso mandato. Não vejo necessidade, vejo sim uma espécie de casuísmo. Esta Casa não pode funcionar simplesmente para atender a interesses pessoais... por isso, irei votar contra hoje também, no 2º turno. Mas, além de votar contra, quero fazer um apelo aos meus colegas: em nome da ética, da moral, da responsabilidade que recai sobre nossos ombros... façam uma reflexão e mudem os seus votos. Mudar significa evoluir. Quem não muda é porque abdicou do direito de pensar. E o homem quando abdica o direito de pensar ele se equipara aos animais inferiores, que chamamos de animais irracionais", falou o petebista num duro recado aos seus pares.
Herculano: "[...] No meu ponto de vista, tanto faz ser amanhã, depois de amanhã, em abril... o que temos que estar atento é para que o presidente que ali sentar, ele tenha respeito ao legislativo, ele trabalhe em função da população e não para satisfazer seus interesses pessoais", disse o petebista.Saulo: "[...] (A antecipação da eleição da Mesa Diretora) É um assunto que começou devagarzinho aqui (na Câmara) repercutiu, espalhou pela cidade... aí a comunidade quer saber o porquê? Votei no 1º turno favorável a essa antecipação e, agora, diante da cobranças, das interrogações que me fizeram... sem desmerecer o direito (de concorrer a reeleição) do presidente (Zé Queiroz), sou o vice-presidente atual desta Casa, mas fui ver nos arquivos, no regimento interno, e já havia a gestão passada antecipado para o mês de abril do próximo ano. Então, espero, encarecidamente aqui mas não vou votar a favor (no 2º turno), vou agora modificar o meu voto. Em abril votarei, com certeza, nele (Zé Queiroz) para presidente mais uma vez", justificou-se o tucano.
Lula da Farmácia: "[...] Analisando, depois de quinze dias do 1º turno, vi que a cobrança da cidade foi grande. Passei essa semana em João Pessoa, mas meu telefone não parava, o povo querendo saber o porquê da antecipação? E aí agente fazendo uma reflexão, então, quero dizer à todos vocês que vou votar contrário a antecipação das eleições da nova Mesa Diretora", disse o social cristão.
Zeca da Encarnação: "[...] Eu votei a favor, no 1º turno, e vou votar de novo agora no 2º turno. Voto em abril a mesa coisa e se for amanhã também voto a favor da reeleição de Zé Queiroz", enfatizou o vereador mais velho da Paraíba e quinto do Brasil.Zé Porcino: "[...] No 1º turno eu votei a favor mais ouvindo os comentários em rádios, ouvindo as piadas na cidade, então, isso significa dizer que os vereadores está brincando com o mandato. Aí eu fiz uma reflexão: Se nós vota em Zé Queiroz amanhã, nós vota em Zé Queiroz em abril. Então, vamos deixar essa eleição para abril e aí acaba todos esses problemas e agente continua unido pelo progresso de Itaporanga", disse o peemedebista que está no quinto mandato consecutivo.
Duvan: "[...] Votei no 1º turno a favor mais revendo e olhando que também já tinha sido antecipada essa eleição para o mês de abril, do ano que vem, vamos deixar pra votar lá. E votarei também com você (Zé Queiroz). Aguarde abril, em abril agente vota com todo prazer", foi o que falou o vereador que já está no seu sexto mandato consecutivo.
Ivanilton Palmeira: "[...] Cada um aqui é maior de idade, estamos num País democrático com livre expressão de pensamento. Quero apenas dizer que amanhã, em abril ou em dezembro de 2010, temos que escolher um novo presidente. É isso que tinha a dizer", assim expressou o petenista de primeiro mandato.Logo após os discursos o presidente Zé Queiroz leu o requerimento que pedia a antecipação da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara, assinado por: Saulo, Lula da Farmácia, Duvan e Ivanilton Palmeira. E diante da mudança dos três primeiros no voto dado em 1º turno, Queiroz bastante constrangido falou o seguinte para um plenário lotado:
“Pedi para ler o requerimento, assinado em 01/08/09, por Saulo, Lula, Duvan e Ivanilton, para que os senhores saibam que o pedido para a antecipação foi feita em comum acordo. Nunca neguei pedido de nenhum de vocês (vereadores), já disse e repito: não serei mais candidato a vereador e irei apresentar sim candidatura em abril do que vem para a reeleição na Mesa Diretora. No 1º turno foram oito votos favoráveis contra um contrário, e, agora, como não posso retirar o projeto de pauta peço a cada um de vocês que vote contrário a antecipação, inclusive, os senhores vereadores que votariam comigo amanhã", disse.
E, assimo como solicitado, o projeto de Emenda a Lei Orgânica que pedia antecipação da eleição da nova Mesa Diretora, para o biênio 2011/2012, foi rejeitado por unanimidade.
Mais bastidores dessa sessão amanhã no programa radiofônico 'Show de Notícias', que é levado ar do meio-dia às 14h, que trará exclusivas de tudo o que aconteceu nas reuniões e as articulações que culminaram com esse desfecho. Então, sitonize o seu rádio na Pedra Bonita FM que neste segunda-feira (17) o bicho vai pegar....

Nenhum comentário: