Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Estação de Piscicultura de Itaporanga vai integrar o futuro pólo industrial de pescado da Paraíba

A produção de pescado de água doce que hoje é de 14.350 toneladas/ano, produzidas por mais de 12 mil piscicultores, e fortalece toda a cadeia produtiva da espécie serão os enfoques de uma reunião que acontece nesta quinta-feira (27), na sede da Empasa, em João Pessoa, entre o secretário estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), Ruy Bezerra; o presidente do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe), Fernando Ferreira, e Germano Targino, presidente da Empasa.
O presidente do Conepe, Fernando Ferreira, adiantou que o Conselho inicialmente formatará um projeto com a colaboração dos técnicos da Empasa e Sedap, órgãos responsáveis pela execução do Programa Estadual de Piscicultura, para implantar um pólo industrial de pescado, a fim de garantir a sustentabilidade de 60 mil famílias que hoje sobrevivem da atividade. Segundo Ferreira, o piloto será desenvolvido a partir de projetos já concebidos pelo Banco Mundial na Paraíba e seguirá os moldes de uma experiência monitorada pelo Conepe em outros Estados do País, a exemplo do Ceará, onde atualmente atende mais de 800 famílias que diariamente exportam 7 toneladas de filé de tilápia para os Estados Unidos.
Estado exportador – "A Paraíba tem tudo para se tornar um grande produtor e exportador de peixe de água doce, pois possui capacidade técnica dos profissionais e estrutura de produção e manejo das espécies nas Estações de Piscicultura em Itaporanga e Marizópolis e berçários de alevinos em três municípios, administrados pela Empasa. Somados a isso, também tem uma reserva hídrica superior a 4 bilhões de metros cúbicos nos quase 5.000 pequenos, médios e grandes reservatórios", destacou o presidente do Conepe.
Produtos – Ferreira entende que com o pólo industrial de pesca que funcionará em sistema de cooperativismo, será possível fazer o beneficiamento do pescado para produzir farinha de peixe, hambúrguer, linguiça, filé e outros produtos. "Além de vender os produtos para o mercado interno, pretendemos exportar filé de tilápia para outros países. Para isso, vamos capacitar do piscicultor aos profissionais que farão o beneficiamento", destacou.
O presidente da Empasa, Germano Targino, adiantou que nesta sexta-feira (28), uma comitiva presidida pelo governador José Maranhão fará um sobrevôo nos principais mananciais de grande porte na Paraíba para mapear a área em que será instalado o pólo pesqueiro.
Secom

Nenhum comentário: