Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Em Itaporanga: Maranhão tira foto como candidato à reeleição mas ouviu muita revolta da população pelas perseguições e falta de ações do Governo

Foi de sentir pena, politicamente e eleitoralmente falando, a passagem do governador José Maranhão (PMDB) na tarde desta sexta-feira (28) pela cidade de Itaporanga. Só para vocês sentirem o quanto o governador está em baixa, quando de sua chegada no campo de pouso da cidade, somente alguns gatos pingados (apanhigados políticos em boquinhas no estado) foram recebê-lo. No momento em que o governador chegava em Itaporanga a população ocupava as rádios, através do telefone, para denunciar a consistente onda de perseguições que vem sendo promovida, pelos líderes do PMDB local, contra prestadores de serviços, com demissões, e transferências de funcionários para outras cidades. Um dos gerentes de órgãos em Itaporanga ao chegar ao campo de pouso ficou desesperado ligando para os demais 'apanhiguados' para se deslocarem até lá e receber o chefe. Conseguiu duas dezenas deles e nada mais do que isso.
O governador visitou a Piscicultura local e a Estação Experimetal na Fazenda Veludo. De concreto José Maranhão não touxe nada. A Piscicultura, por exemplo, vem, há muitos anos, consguindo resultados positivos, apesar da precária infra-estrutura, graças à funcionários dedicados como Jorge Ricarte (na foto entregando peixe ao governador) que levam nitidamente àquele equipamento nos ombros. A descupa dessa visita do governador é 'mapear' as áreas que farão parte do futuro pólo pesqueiro do estado. Sinceramente, para isso não necessitava Sua Excelência se deslocar até aqui. Os técnicos da Empasa fariam isso muito bem. Porém, o real motivo é aparecer nas fotos estampadas pela Secom/PB como gestor eficiente e em campanha à reeleição. O que será difícil com tanta rejeição que José Maranhão tem encontrado no interior.
Na verdade, o governador ainda tem é muita sorte porque em Itaporanga não aconteceu o que vem sendo uma constante por onde ele tem ido: sempre é recebido por muitas vaias pela população, como aconteceu semana passada em Cajazeiras, sem falar os muitos casos registrados lá na região do Brejo, do Cariri, etc. Foi espalhado pela manhã que o governador iria assinar duas ordens de serviços em Itaporanga: uma para pavimentação da estrada do Cristo Redentor e a outra para o início das obras da Adutora. Mas José Maranhão, ao contrário do que seus apanhiguados anunciaram, não assinou nada e deixou a população frustada. Deve te sido por isso que sua passagem por Itaporanga foi um tanto despercebida.
O governador enfrenta vários problemas na 'Rainha do Vale' com a população local, um deles é o atraso no pagamento dos árbitros que trabalharam nos Jogos Escolares, ocorrido no mês de maio, e que já fizeram muitas cobranças pelas rádios locais. Outra cobrança constante é quanto à falta de transporte escolar, o que tem prejudicado dezenas de estudantes, entre outras. Sem falar nas perseguições à prestadores de serviços (pais de famílias) que trabahavam há mais de 8, 10, 15... anos. Só numa semana cerca de 40 prestadores foram sumariamente demitidos das escolas e, o pior, sem receber os salários devidos pelo mês trabalhado. A revolta da população foi maior quando foi revelado que os substitutos receberam os salários (no 2º dia de serviço) devidos aos que foram defenestrado.
Isso é apenas uma pequena parte do terrorismo que está sendo praticado em Itaporanga. Semana passada, por exemplo, dezenas de outros pais de família foram transferidos para outras cidades, demosntrando assim práticas vergonhosas de perseguição. Até o comandante da 3ª Cia/PM foi transferido porque não se rebaixou ao posto de subordinado dos líderes do PMDB local. Isso revoltou a população local, assim como o poder judiciário e o MP, porque ele estava fazendo um excelente trabalho na região.

Nenhum comentário: