Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Realizada esta manhã em Itaporanga I Capacitação de Gestores Municipais sobre políticas do SUAS

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (27), a abertura da I Capacitação de Gestores Municipais sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Vale do Piancó, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH). O evento aconteceu nas dependências do Centro Pastoral em Itaporanga e contou com a participação dos 20 municípios da região e ainda dois da região de Princesa Isabel.
A mesa dos trabalhos foi composta por: este editor (representando o prefeito Djaci Brasileiro e o município anfitrião); pela secretária executiva da Assistência Social da SEDH, Drª Rosemar; pela gerente municipal da Assistência Social, Geralda Figueirêdo; pelo gerente da 6ª Regional da SEDH, professor Dedé Martins; e pela secretária municipal da Ação Social da cidade de Boa Ventura, Queiroga Pinto (representando os demais municípios). O objetivo dessa Capacitação é esclarecer e discutir a implementação e implantação dos programas sociais da Política Nacional de Assistência Social. E os Gestores dos 223 municípios da Paraíba estão sendo capacitados através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano.
Segundo a secretária Giucélia Figueiredo, as 223 cidades foram divididas em pólos regionais, como o de Itaporanga, para facilitar o processo de capacitações. “ Esta é a primeira vez que o governo estadual disponibiliza técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Humano para discutir com gestores a política de assistência social, esclarecendo dúvidas, informando e orientando sobre a implementação e implantação dos programas sociais do governo federal e municipal”, disse. Os técnicos facilitam os gestores em relação a implantação, por exemplo, do Bolsa Família, Centro de Referência da Assistência Social ( Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social ( Creas), Controle Social e Benefícios Eventuais, entre outros.
A Secretaria de Desenvolvimento Humano já realizou três etapas das capacitações em Cajazeiras, São Bento e Boqueirão. Portanto esta em Itaporanga é a quarta. Estiveram presentes secretários municipais de Ação social das cidades de: Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Pedra Branca, Piancó, Santana dos Garrotes, Serra Grande, Santa Inês, São José de Caiana, Olho D'Água, Emas, Igaracy, Santana de Mangueira, Água Branca e Tavares. O objetivo da Conferência é analisar, definir e deliberar as diretrizes das Política de Assistência Social nos municípios.Quando do uso da palavra felicitei e dei boas-vindas à todos os presentes, em nome do prefeito Dr. Djaci Brasileiro e do município de Itaporanga, abordando em seguida os trabalhos desenvolvidos na Assistência Social na 'Rainha do Vale'. "É um momento ímpar ao estarmos abrindo esta Capacitação de Gestores que muito conhecimento devem receber em se tratando de Assistência Social para que possamos aumentar a presença do poder público nas camadas mais carentes da sociedade. E tanto o prefeito quanto o município estão de braços abertos para recebê-los neste dia e reafirmar que estamos à disposição dos senhores", disse.
Logo após as palavras proferidas pelo editor fizeram uso da palavra a Coordenadora Municipal da Assistência Social, Geralda Figuerêdo; o Gerente da 6ª Regional do Desenvolvimento Humano, professor Dedé Martins; e a Primeira-Dama e Secretária da Ação Social da cidade de Boa Ventura, Queiroga Pinto.Representando o governador José Maranhão (PMDB) e a secretária de Desenvolvimento Humano Giucélia Figueirêdo, a secretária-executiva da Assistência Social Rosemar disse que "da mesma maneira como ocorreu nas reuniões anteriores estamos em Itaporanga, onde agradecemos a acolhida da parte da Prefeitura Municipal, para nos irmanarmos na busca desses objetivos e diretrizes para assim promovermos e executarmos cada vez melhor as políticas públicas de Assistência Social".
Ao final das falas foi iniciado os debates e os trabalhos da referida capacitação, que se extende por todo o dia desta sexta-feira (28).

Nenhum comentário: