Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Piancó é o município com melhor IFDM no Vale; Já Coremas, Olho d'Água, Santana de Mangueira, Boa Ventura e Diamante estão entre os 10 piores da PB

Como sabemos foi divulgado nesta segunda (24) o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras. O IFDM é o índice que classifica o Desenvolvimento Humano dos Municípios.
Abaixo, publicamos a relação do ranking entre os municípios do Vale do Piancó, com destaque para o município de Piancó que obteve o melhor IFDM da região (está em 99º na Paraíba). Os 05 (cinco) municípios com melhor IFDM são: Piancó, Emas, Aguiar, Igaracy e Pedra Branca. Já os 05 (cinco) municípios com pior IFDM são: Coremas, Olho d' Água, Santana de Mangueira, Diamante e Boa Ventura. Estes, lamentavelmente, também estão entre os 10 (dez) piores da Paraíba.
Os números relativos ao município de Piancó são os seguintes: IFDM (0,5172), Emprego & Renda (0,2782), Educação (0,5877) e Saúde (0,6856). Já o município de Itaporanga figura na 9ª colocação no Vale do Piancó e 162ª colocação na Paraíba. A avaliação da 'Rainha do Vale' é a seguinte: IFDM (0,4841), Emprego & Renda (0,2602), Educação (0,6548) e Saúde (0,5372). Para visualizar melhor os quadros demosntrativos é só clicar em cima dos mesmos.
Os dados considerados são de 2006. O IFDM considera indicadores de saúde, educação, emprego e renda e varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento humano. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: Baixo (de 0 a 0,4), Regular (0,4001 a 0,6), Moderado (de 0,6001 a 0,8) e Alto (0,8001 a 1) Desenvolvimento Humano.
A defasagem temporal de três anos entre o IFDM e sua divulgação decorre do fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. Com efeito, somente em 2009 foi possível reunir concomitantemente dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano sob análise. No Alto Sertão duas cidades se destacam entre os 10 (dez) municípios com os melhores índeces do IFDM, são elas: Uiraúna (esta na região de Cajazeiras) e Várzea (no Vale do Sabugi). Esses números servem de base para que os atuais gestores programem suas administrações no sentido de seguir melhorando os índeces positivos, no caso dos melhores avaliados, e de se buscar sanar o que está errado, no caso do mal avaliados, para se projetar uma avaliação melhor nos próximos anos. Desenvolvendo políticas sociais que resultem no eficiente desempenho do município no IFDM. O Vale do Piancó, de maneira lamentável, aparece com 05 (cinco) cidades no ranking dos 10 (dez) piores municípios, são eles: Coremas, Olho d'Água, Santana de Mangueira, Diamante e Boa Ventura. O município de Manaíra (na região de Princeza Isabel) é o que tem o pior IFDM da Paraíba.
A metodologia pioneira e única do IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros, apresentando uma série anual, de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais.

Nenhum comentário: