A retorno dos trabalhos, na noite deste sábado (01/08), na Câmara Municipal de Itaporanga, também, foi marcado pela defesa dos que formam o Poder Legislativo local ao vereador Herculano Pereira (PTB), vítima na manhã de ontem de atitudes covardes de pessoas incrédulas por desferir desrespeitosas denúncias contra o parlamentar-mirim. E o Blog se acosta na solidariedade ao vereador e amigo Herculano (usando a Tribuna na foto acima), por sermos conhecedor do homem de caráter, de postura firme, de atitude, de personalidade, entre tantas outras virtudes, que ele representa. Fazemos esse registro porque o conhecemos, já trabalhamos com ele e, sem dúvidas, não merece passar pela injustiça que estar passando.
O caso, é que a sociedade local deparou-se com panfletos denegrindo a imagem de Herculano, caluniando-o por impropérios que jamais ele seria, sem dúvidas, capaz de cometer. E é por causa de atos mesquinhos como este que temos que levantar a voz contra os incrédulos que assim se comportaram. Apesar de, até o momento, não termos tido acesso ao teor do panfleto fomos informados, porém, tratar-se de acusações contra o vereador, por este adotar medidas firmes e duras críticas à prestação de contas da gestão passada (do ex-prefeito Antônio Porcino), entre outras coisas, porque o vereador havia adotado o intuito de votar contrário as mesmas, o que acabou acontecendo na sessão de ontem onde ele foi o único foto contrário a aprovação do parecer emitido pelo TCE-PB à favor das contas do ex-prefeito. O que não justifica a prática de crimes como o panfleto divulgado.
Pois bem, na sessão de ontem vários vereadores fizeram questão de defender o colega. Confira, abaixo, trechos de alguns dos discursos proferidos na Tribuna:
O vereador Lula da Farmácia (PSDC) foi o primeiro a falar em defesa de Herculano: “Sou solidário à você, conte com o meu apoio porque sei da pessoa séria que você é, fazendo um trabalho de oposição correta. É difícil fazer oposição e você tem conseguido fazer... Jamais essa casa poder ser atingida por pessoas que vem denegrir gente de bem como você”.
Ivanilton Palmeira (PTN) fez a mais contundente defesa de Herculano: “Me solidarizo ao vereador Herculano pelo bandidismo, cafajestismo, que fizeram com você. Eu acho que quem fez não merece nem o respeito nem a credibilidade do que disse. Mas vossa excelência vai superar isso...”
O Presidente da Câmara, vereador Zé Queiroz (PMDB), falou o seguinte: “Nós que fazemos o Legislativo de Itaporanga jamais poderíamos permitir, acatar, aceitar... que se fale mal de um representante do povo, de um homem que tem a capacidade, que tem a moral... Nós vamos descobrir de quem partiu, quem fez isso com vossa excelência e vamos tomar a decisão correta, junto ao Poder Judiciário. Essa Câmara é moralizadora e vai ser respeitada sob todos os aspectos”.
O vereador José Valeriano (PTB) também defendeu o colega de bancada: “O nosso colega Herculano, hoje, é vítima da falta de responsabilidade de um alguém, que de certo, não é gente do Poder, é gente que não tem responsabilidade... Porque quem divulga um panfleto daquela natureza, pelo linguajar expresso já se sabe que não é uma pessoa de responsabilidade. Certamente, nobre colega, é alguém que incomodado ou incomodada com a sua brilhante atuação nesta casa tenta com essa baixaria denegrir a vossa imagem de homem público. Mas, Heculano, existe um provérbio que diz: ‘o que vem de baixo não me atinge’. Este panfleto veio de baixo e não vai lhe atingir. Desrespeitar Herculano é desrespeitar um membro do Poder Legislativo de Itaporanga. Quero solicitar que neste momento seja aprovado um Voto de Repúdio à essa baixaria, para que este alguém saiba que esta casa tem que ser respeitada”.
O vereador Saulo (PSDB) foi escalado para em nome da Câmara fazer a defesa de Herculano Pereira: “Em nome do Poder Legislativo de Itaporanga venho dizer ao vereador Herculano, independentemente de partidos, que ele está cumprindo com o seu papel de oposição. O Prefeito Djaci Brasileiro mesmo sendo oposição à Vossa Excelência se sente linjogiado pelo trabalho que faz aqui porque engrandece o debate e a democracia. Nunca fui admirador daqueles que apunhalam pelas costas... então, em nome da Câmara, eu registro o nosso mais sinceros votos de solidariedade, pois, sabemos da sua hombridade, da sua dignidade, da sua vontade de trabalhar em prol do povo. Sinta-se abraço pelos seus colegas e não desista, continue desempenhando a sua função de opositor sério, cobrando do prefeito para que ele possa trabalhar mais ainda no vem dando certo”.
Ao final, em agradecimento a solidariedade dos colegas, o vereador Herculano Pereira falou o seguinte: “Sr. Presidente, colegas vereadores... Não queria eu estar, neste momento, falando desta pessoa tão pequena, tão pequena, que nem cabe no papel que soltou. Pessoa enferma no coração, que eu acredito, que tenho plena certeza, que vive totalmente infeliz. Porque essa pessoa jamais terá um momento tão solidário como esse onde meus pares tiveram aqui para defender o meu nome. E neste momento, quero agradecer a você Ivanilton, Saulo, seu Zeca, Duvan, Zé Queiroz, Lula, Zé Valeriano... E à todos que acreditam no meu trabalho, na minha postura. Eu que tanto procuro me doar para o crescimento, para o melhor para Itaporanga. Mais o mestre dos mestres, ele já dizia que o que vem de fora não macula o homem, mas é o que sai do homem que macula esse homem. Essas palavras serão mortas pela sociedade, pois, eu procuro dar o melhor de mim mesmo não tendo a capacidade de mudar o mundo. Agradeço imensamente, do fundo do meu coração, à todos vocês. Muito obrigado!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário