Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Deputado Luiz Couto alerta para a necessidade de ampliação da adutora de Itaporanga

O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a tribuna da Câmara Federal na quinta-feira (30) para denunciar a constante falta d’água no município de Itaporanga, região paraibana do Vale do Piancó. “Para ter idéia da gravidade do problema, em algumas áreas há mais de um mês não pinga água nas torneiras”, destacou. Este fato, narrou Luiz Couto, obrigou os moradores das comunidades mais atingidas, a exemplo da Vila Mocó e dos conjuntos Adailton e Chagas Soares, a se manifestarem publicamente, num ato onde as pessoas percorreram as principais ruas e que culminou com a ocupação do escritório da Cagepa, na quarta-feira (29).
“O movimento, que teve também a participação de estudantes, representantes da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de igrejas e da Câmara Municipal, chegou a fechar a rodovia PB-361 por cerca 20 minutos, tendo resultado no compromisso do presidente da concessionária, o engenheiro Franklin de Araújo Neto, de comparecer a Itaporanga nesta sexta-feira (31) para apresentar as soluções para o impasse”, complementou. Luiz Couto observou que, na realidade, o que a população quer é que a capacidade da adutora seja ampliada. “Se isso não ocorrer à situação da falta d’água vai se agravar e o sistema de abastecimento entrará em total colapso”, alertou, esclarecendo que a adutora foi construída há 60 anos para atender a 10 mil pessoas, sendo que, atualmente, esse número já ultrapassa a 23 mil habitantes”.
O deputado petista revelou que as autoridades do governo do estado sabiam que a questão era insustentável, entretanto não tomaram providência. “Enquanto isso, os moradores permanecem sofrendo com a ausência do bem precioso que é a água, sinônimo de vida”, lamentou, acrescentando que existe o açude Cachoeira com capacidade para 11 mil metros cúbicos, mas a falta de um sistema de distribuição adequado impede o abastecimento do município. Segundo Couto, as explicações do presidente da Cagepa são de que haverá licitação, no início de novembro, para as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Itaporanga, que estariam orçadas em R$ 4 milhões. “Porém, a população reclama que esta explicação vem sendo dada há algum tempo sem que nada tenha sido executado”.
Luiz Couto disse que determinou a sua assessoria que verifique o repasse de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e de outros programas liberados pelo governo federal para a Paraíba, a fim de comprovar a existência de recursos e que, na verdade, o que está faltando é uma ação concreta do governador do estado para solucionar definitivamente o problema.
Ascom

Nenhum comentário: