Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Operação com caças da FAB cruzaram os céus de Itaporanga hoje em simulação de guerra aérea

Uma reunião no auditório da Base Aérea de Natal (BANT), na manhã desta segunda-feira (03/11), deu início à Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV), a maior simulação de guerra aérea da América Latina. Até o dia 14 de novembro o Exercício irá envolver cerca de cem aeronaves e aproximadamente 2,5 mil militares brasileiros e estrangeiros.
A Operação tem como objetivo treinar as forças participantes na estrutura de comando e controle empregada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o planejamento e condução de operações em situações de crise. A idéia é preparar as unidades de combate para executar missões ofensivas, defensivas e de apoio.
A reunião de coordenação que deu início ao exercício contou com a presença de cerca de 500 militares participantes, que irão operar nas três Bases Aéreas diretamente envolvidas (Natal, Recife e Fortaleza). O encontro definiu os procedimentos iniciais do exercício.
Diariamente, aeronaves brasileiras e estrangeiras irão decolar de Natal com destino ao interior do Rio Grande do Norte e Estados do Ceará e Pernambuco, onde vão enfrentar a Força Aérea de um país fictício formada por esquadrões da FAB que operam a partir da Base Aérea de Fortaleza.
A BANT concentra o maior volume de aviões e abriga, também, o Comando-Geral da Operação, função exercida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim de Rezende. “Esse exercício será um grande gol feito pela Força Aérea Brasileira e temos completa certeza de que tanto nós quanto os países participantes ganharemos muito com a operação”, disse o Brigadeiro.
Os Aviões sobrevoaram o Município de Itaporanga, assim como de todo o Alto Sertão.
ascom
A população da 'Rainha do Vale' ficou curiosa com os aviões 'rasgando' os céus de canto à canto, com tanto barulho projetado pelas potentes turbinas.

Nenhum comentário: