Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Exclusivo: Projeto de Lei aprovado na Assembléia Legislativa cria oito Batalhões e Itaporanga será sede do 13º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba

EXCLUSIVO - Acabo de receber a informação que a assembléia Legislativa aprovou neste momento, entre tantos outros projetos, o projeto de lei que altera a estrutura e organização da Polícia Militar que restringe o poder do próximo governador do estado em nomear o comandante da corporação, e ainda cria oito novos batalhões.
O melhor da notícia é que a cidade de Itaporanga foi contemplada para ser sede do futuro 13º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. Em junho de 2006, o governador Cássio Cunha Lima prestigiou a cidade com a instalção da sede administrativa do Governo do Estado quando na ocasião passou a tropa em revista (fotos acima), num momento sublime para os itaporanguense.
Esta informação em primeira mão, passada para nós ainda de dentro do plenário da Assembléia, deverá está publicada logo mais nos portais estaduais e nos jornais de amanhã.

Numa sessão extraordinária e tumultuada, os deputados estaduais que dão sustentação ao governador Cássio Cunha Lima (PSDB), aprovaram ainda o Orçamento do Estado para 2009, após serem surpreendidos pela falta de energia no prédio da AL. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, a pane elétrica que provocou a suspensão da sessão por mais de uma hora, foi provocada por um gato que entrou na casa de máquina do prédio. O presidente Arthur Cunha Lima (PSDB) suspeita de fraude para impossibilitar a votação e já adiantou que vai pedir ao secretário de Segurança, Eitel Santiago, que investigue se houve realmente um atentado contra o prédio da Assembléia.
No projeto referente à estrutura da Polícia Militar foram criados mais oito Batalhões. São eles:
7º BPM com sede na cidade de Santa Rita
8º BPM com sede na cidade de Itabaiana
9º BPM com sede na cidade de Picuí
10º BPM com sede na cidade de Campina Grande
11º BPM com sede na cidade de Monteiro
12º BPM com sede na cidade de Catolé do Rocha
(tendo voto contrário do deputado Gervásio Filho, originário de lá, que é líder da oposição)
13º BPM com sede na cidade de Itaporanga
14º BPM com sede na cidade de Sousa
Que se juntarão aos: 1º BPM (João Pessoa), 2º BPM (Campina Grande), 3º BPM (Patos), 4º BPM (Guarabira), 5º BPM (João Pessoa) e 6º BPM (Cajazeiras), já existentes.
Ainda foram criados, de acordo com o Projeto de Lei:
Batalhão de Trânsito Urbano Estadual (Polícia Rodoviária Estadual)
Batalhão Ambiental
Batalhão de Operações Especiais
Regimento de Polícia Montada
Comando de Operações Aéreas

O Projeto de Lei que altera a estrutura da Polícia Militar, ainda, aumenta o efetivo para 17 mil homens, sendo 1.372 Oficiais, 16.571 Praças e 54 Civis. Já com relação ao Comando da Corporação, de acordo com o projeto só será nomeado coronel da ativa e que tiver CSP (Curso de Segurança Pública). Também será criado Colégios Militares nas cidades de: Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Guarabira e João Pessoa.
De acordo com o andamento, num primeiro momento, desse processo que resultou no referido Projeto de Lei o Batalhão de Polícia militar a ser sediada em Itaporanga seria composto de três sub-unidades: 1ª Cia/PM com sede em Itaporanga, 2ª Cia/PM com sede em Conceição e a 3ª Cia/PM com sede em Piancó, além de um Pelotão com sede na cidade de Coremas.
Não sabemos, porém, se será configurado desta forma, haja vista, que a estruturação será estabelecida pelo Comandante da Polícia Militar que fará a instalação desses oito Batalhões da PM. Em todo caso o Vale do Piancó está de parabéns por esta importante conquista.

Nenhum comentário: