Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Em entrevista na Correio AM o prefeito Antônio Porcino é bombardeado de críticas dos ouvintes

O programa Correio Debate local, apresentado por Cláudio Nepomuceno e Flávio José, teve a presença hoje do prefeito de Itaporanga Antõnio Porcino (PMDB) que foi sabatinado sobre diversos temas pertinentes a sua gestão e seus projetos políticos para o futuro. O prefeito tinha agendado essa entrevista desde o início da semana e serviria para festejar o resurgimento revigorado do PMDB no poder estadual com a provável posse de José Maranhão, o que perdeu o objetivo após a decisão do TSE de conceder liminar para o governador Cássio Cunha Lima continuar no comando do Palácio da Redenção até o julgamento final dos embargos.
Entre os vários temas abordados pelos entrevistadores Antônio Porcino fez o que pode para retribuir com o máximo de convecimento, o que não foi possível já que a maioria da participação de populares através do telefone foi de repúdio e críticas ao alcaíde pelo fraco desempenho da atual administração.

Vejas os principais momentos da entrevista, com síntese das respostas de Porcino:
Rejeitar ajuda do Governo do Estado
- Nunca rejeitamos nenhuma ajuda do estado.
Marca da atual administração
- O Plano de Cargos e Remuneração do funcionalismo foi um dos pontos mais importantes da nossa gestão. Procurei cumprir o que a Lei me pedia... Na educação trouxe a UAB, com 150 alunos, custeados pela nossa gestão. Fiz um pouquinho de tudo.
Eleições municipais passadas e o que faltou para eleger Berguim (prefeito)
- Faltou 300 votos... Nossa equipe trabalhou muito, mas houve algumas falhas. A população não fez uma boa escolha... Berguim era a melhor opção... Alguns jovens cometeram esse erro, esse engano (votar em Djaci). Daqui a cinco ou seis meses a cidade vai se arrepender de ter votado nele (Djaci).
Problema pessoal de Saúde
- Eu sofri muito (com o infarto sofrido). Nunca imaginei que passaria pelo que passei. Agradeço à Deus por todos que oraram por mim.
Promessas e compromissos de campanha (2004)
- Cheguei a 60% do que planejei e prometi. Não tive apoio do Governo do Estado. No dia 15, passado, por exemplo, completou um ano que doamos a caixa d’água (do Alto da Neves) para o estado, mas não foi dado prosseguimento. Fizemos o que podíamos, mas não tenho no momento um relação (de obras) aqui para mostrar... Mais iremos divulgar no mês que vem, e mostrar que fizemos mais do que nossos antecessores.Como recebeu a Prefeitura em 2005
- Quando recebi estava em três meses de salários atrasados e hoje os funcionários contratados está recebendo em dia. Quando recebi não achei nenhum computador em funcionamento. Descobrimos, assim que assumimos, que foi colocado terra no motor de muitas máquinas, como caçambas, para prejudicar nossa administração.
A suplência de senador
- Essa colocação (sobre renúncia) não existe. Com a posse de Maranhão (no Governo) e Roberto Cavalcanti (no Senado) sou o 1º suplente e serei Senador da República sim!
Obs: De acordo com a Agência Senado o prefeito Antônio Porcino não é o segundo suplente do senador José Maranhão. Segundo o Senado Federal o gestor itaporanguense renunciou ao cargo para assumir a Prefeitura de Itaporanga em janeiro de 2005. Para conferir é só acessar, clicando no link abaixo:
A candidatura a deputado federal em 2010
- Soube que o senador (Zé) Maranhão lançou meu nome quando esteve na região (em Diamante) durante a última campanha. Com a possibilidade de (Wilson) Santiago sair candidato a senador abre-se uma vaga. Não descarto nem confirmo. Se eles (Executiva estadual do partido) me derem condições serei sim candidato. Já declarei, inclusive, o meu apoio à Toinho (da Loja) para deputado estadual porque ele é um guerreiro do partido.
A eleição da Câmara Municipal
- Veja bem... Eles (Valeriano/Zeca/Queiroz/Herculano e Zé Porcino) chegaram a um consenso e fecharam esse acordo (chapa para eleição da mesa diretora onde cada um preside durante um ano). Zé Porcino abriu mão da possibilidade de ser presidente. E se houver necessidade de inverter algumas colocações (ordem na chapa) iremos fazer. Acredito na união dos nossos (seis, incluindo Duvan) eleitos que deverão trabalhar unidos.

No entanto, a maioria das ligações feitas para o programa foram de críticas ao atual gestor. A primeira foi feita por João Cesário, lembrando que o prefeito vendeu quase toda a frota do município, entre outros pontos negativos; A segunda participação foi de Alan, presidente de uma ONG no Chagas Soares, que taxou o atual gestor de inerte por não ter feito nada por àquela comunidade, pela a Vila Mocó e pelo Loteamento Balduíno de Carvalho; A terceira participação foi de Judivan Custódio (motorista da Prefeitura) que criticou o alcaíde por este não pagar um salário decente à classe; A quarta foi de Laércio, morador do Chagas Soares, quando observou que vários prestadores de serviços estão sem receber seus vencimentos; entre outras participações.O prefeito, que teve a seu favor duas participação, se defendeu das criticas recebidas dizendo que ‘infelizmente o tempo foi pouco para fazer o que se pretendia mas que a população iria entender, com o tempo, a quantidade de ações feitas pela gestão’. Em muitos casos alegou que se tratava de injustiças e que os ouvintes/participantes não falavam a verdade. "É preciso repor a verdade para a população não pensar que fiu um administrador carrasco", disse Antônio Porcino.
Na comitiva do prefeito Antõnio Porcino encontrava-se presentes: Márcio Rodão, Biu Ricarte, Pedro Ferreira Filho, Suênia, Damião Ferreira, Valter da Caixa, Flaviano Porcino, Norton Jr, entre outros.

Nenhum comentário: