Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Decisão de Zé Queiroz não configura infidelidade

A decisão de Zé Queiroz (foto- como presidente) e Duvan Pereira (como 1º secretário), dois peemedebistas, disputarem à Mesa da Câmara Municipal, às 17h30 de amanhã, pela situação contra o lançamento de Zé Porcino (presidente) e Zeca da Encarnação (vice-presidente) só que pela oposição, em nada configura infidelidade partidária, como apregoam partidários do PMDB e do PTB em Itaporanga, simplesmente pelo fato de que a disputa da Mesa Diretora do Legilsativo (seja ele municipal, estadual ou federal) se dá entre os vereadores, no caso em questão, e não entre partidos.
Quem disputa são os vereadores e desse modo podem fazer a composição que melhor lhes for favoráveis. A sigla partidário, nestes casos, não têm interferência já que uma Mesa Diretora do Legislativo tanto poder composta por membros de um único partido como por vários, o que configura-se como Mesa Eclética. Portanto, em nada adianta essa ladainha do comando local do PMDB, o mesmo vale para o PTB. O máximo que pode acontecer com os dois é o PMDB decidir expulsá-los, o que não muda em nada, só que joga-os de vez para as hostes dos partidos aliados da situação.
Dou-lhes um exemplo: em fevereiro próximo tanto a Câmara dos Deputados como o Senado Federal realizarão suas respectivas eleições para composição das novas Mesas Diretoras. E vejam só um caso igualzinho ao de Itaporanga. Lá na Câmara dos Deputados dois peemedebistas estarão disputanto a Presidência da Casa. Algo irregular? Não! Caso de Infidelidade? Não! Apenas o deputado federal Michel Temer, que o Presidente Nacional do Partido (vejam só o status do homem), irá dipsutar contra outro companheiro seu de partido, neste caso o deputado Osmar Serraglio que entra na dipsuta como candidato 'avulso'. Ou seja, em Itaporanga se o líder do PTB local, Audiberg Alves, junto com Antônio Porcino lançarem o nome de Zé Porcino como candidato oficial da legenda Zé Queiroz sai como candidato 'avulso' e pronto. Nada mais acontece, ele é eleito e permanece no apoio à Djaci Brasileiro.
O resto, é baixar a guarda e jogar a toalho. Quem faz aqui paga aqui!

Djaci Brasileiro consegue adesão de Duvan e Zé Queiroz e faz a Presidência da Câmara

Uma virada de mesa daquelas de deixar tudo de pernas pro ar! Foi o que aconteceu esta manhã na política itaporanguense. O prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que toma posse amanhã, deu uma jogada de mestre na conquista da Presidência da Câmara Municipal e deixou o ainda prefeito, até a meia-noite de hoje, Antônio Porcino (PMDB) e o o líder do PTB local Audiberg Alves atônitos.
O caso é o seguinte, num acordo firmado logo após as eleições entre PMDB e PTB, que terão juntos uma bancada de seis vereadores, foi lançada uma chapa para permanecer com o comando do Legislativo-Mirim composta pelos seguintes membros: Presidente - José Valeriano (PTB), Vice-Presidente - Zeca da Encarnação (PMDB), 1º Secretário - Herculano (PTB) e 2º Secretário - Zé Porcino (PMDB), assim sendo, ficando de fora da mesa os vereadores Zé Queiroz e Duvan Pereira, ambos peemedebistas.
Vereadores Joaquim Salviano, Saulo, Zé Queiroz e o prefeito Djaci Brasileiro
Numa articluação iniciada na noite passada e finda esta manhã o prefeito Djaci Brasileiro conseguiu a adesão dos dois preteridos (Zé Queiroz e Duvan) e fez a Presidência da Casa, que ficou assim formada: Presidente - Zé Queiroz (PMDB), Vice-Presidente - Saulo (PSDB), 1º Secretário - Duvan Pereira (PMDB) e 2º Secretário - Lula da Farmácia (PSDC), enquanto o vereador Erivaldo Rufino (PSDB) após um acordo com a direção do municipal PTN, sob o comando deste editor, irá assumir a Secretaria de Ação Social, da cota do partido, para que o suplente Ivanilto Palmeira (PTN) assuma o mandato, por o periodo de 121 dias, e assim ficar livre para sair da ativa e ir pra reserva nos quadros da Polícia Militar. Após este período a pasta retorna para o comando dos petenistas.
Zé Queiroz, Cláudio Nepomuceno e Djaci Brasileiro
O anúncio foi feito no programa Correio Debate local, ancorado por Claúdio Nepomuceno. No geral a população aplaudiu imensamente a articulação de Djaci visto que a permanência de José Valeriano no comando da Câmara Municipal não seria ideal para o bom andamento da administração municipal, devido o objetivo da bancada petebista em dificultar a gestão de Djaci, haja vista, o grande ranço que acometera no PTB desde a derrota na eleição passada. Logo após o anúncio da adesão dos peemedebistas ao esquema oficial os cinco vereadores (Zé Queiroz, Lula, Duvan, Saulo e Erivaldo) rumaram em direção à Câmara para o registro da referida chapa. Chegando lá deram de cara com a oposição, a partir de amanhã, acompanhada do prefeito Antônio Porcino e de Audiberg Alves, que aparentavam atordoamento emocional.
Zé Queiroz (ao fundo), Cláudio Nepó e Djaci Brasileiro
Neste momento foi um quiprocó daqueles... Zeca da Encarnação teve seu nome lançado à Presidência na hora para tentar demover Zé Queiroz de sua decisão, mas sem sucesso. Pensado eles que pelo fato de ser um peemedebista como presidente o caso já estaria resolvido. Foi oferecida então a Presidência à Duvan Pereira, no entanto, em vão. Os dois continuarão aliado à Djaci a partir desta legislatura que se inicia amanhã.
O editor, Vereador/Secretário Erivaldo Rufino e Djaci Brasileiro
Durante a entrevista na Correio do Vale AM, Djaci Brasileiro anunciou também o seu secretariado, que será o seguinte: Chefe de Gabinete (Ricardo Pinto), Administração (José Joaquim), Planejamento e Gestão (Kátia Brasileiro), Saúde (Gaudêncio), Educação (Josias Tolentino), Ouvidoria (Tiago Campina), Infra-Estrutura (Domingos Marques), Procuradoria-Geral (Remígio Júnior), Turismo e Esporte (Domingos Sávio), Agricultura (Sebastião Rodrigues), Desenvolvimento Econômico (Manoel Ferreira) e Ação Social (Erivaldo Rufino). Na Gerência de Comunicação Institucional (este editor do blog).

Durante a entrevista estavam presentes: Todos os cinco vereadores que formam, a partir de amanhão, a bancada de situação, José Joaquim, Joaquim Salviano, Tiago Campina, Antônio Modesto, Sérgio Modesto, Antônio Neto, Geraldo Pedro, Domingos Marques, Gaudêncio Mendes, este editor, entre outros.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cássio faz balanço de 2008 no 'Boa Tarde Especial'

O governador Cássio Cunha Lima fez um balanço das ações do Governo do Estado durante o ano de 2008, no último programa Boa Tarde Paraíba do ano, nesta segunda-feira, que contou com a participação de diversos jornalista convidados. "Foi um ano intenso e de muitas realizações", destacou ele, ressaltando os principais índices de institutos e órgãos credenciados que apontam avanços históricos e o crescimento econômico da Paraíba.
Satisfeito com os resultados administrativos de 2008, o governador evidenciou a implantação de mais de 30 planos de cargos, carreira e remuneração; o pagamento em dia dos fornecedores e o equilíbrio fiscal, referendado pelo relatório do Produto Interno Bruto da Paraíba, que cresceu 6,7% (enquanto que o PIB nacional ficou pouco acima dos 4%), despontando o estado na 4º posição no Brasil e no 2º lugar no Nordeste. O maior índice de redução da pobreza no Nordeste e bateu recordes e destaque no Brasil pelo percentual na oferta de empregos foram também ressaltados pelo governador
O governador disse ainda que vai continuar buscando o diálogo com a oposição e lembrou que têm surgido novas lideranças que têm postura diferente daquelas praticadas por alguns setores. Informou também que, a partir de 2009, a Comissão Interpoderes vai se reunir para fazer um balanço trimestral do desempenho da economia. "Temos certeza de que a Paraíba não vai sentir tanto a crise internacional", avaliou, destacando as medidas tomadas na semana passada com relação ao recolhimento do ICMS.
PCCRs garantidos Durante o "Boa Tarde Paraíba", o governador tranqüilizou os servidores estaduais com a uma ação popular contra os PCCRs já implantados. Ele ressaltou a legalidade de todas as medidas e disse crer que a Justiça não vai ficar contra os ganhos, até porque tudo foi feito seguindo as normas, com a aprovação da Assembléia Legislativa. Assegurou que a Secretaria de Administração já estuda a implantação de novos planos, a partir do próximo ano.
Em tempo: O governador Cássio Cunha Lima decidiu usar um tom mais contundente em relação à decisão dos delegados da Polícia Civil de manter a greve, apesar do Tribunal de Justiça ter decretado a ilegalidade da paralisação, na semana passada. "Não vamos abrir mão de cumprir a lei e não vamos tolerar uma postura que atinge a sociedade paraibana", reagiu o governador, anunciando medidas administrativas duras contra os grevistas.
Segundo Cássio Cunha Lima, além de ilegal, a greve dos delegados é inoportuna. Ele lembra que o Governo do Estado vem cumprindo tudo o que ficou acordado durante negociação com a categoria em abril deste ano. Para o governador, o argumento da classe de que um dos motivos da paralisação é por conta de reajuste salarial concedido aos procuradores é "uma brincadeira", já que esse tipo de justificativa é inaceitável. O governador assegurou que, dentro do possível, tem procurado manter a porta do diálogo aberta, mas não pode tolerar a postura de uma categoria que foi contemplada com reajustes salariais que nenhum outro segmento do governo já teve.
Cássio disse não ser possível admitir uma greve a cada seis meses, por razões injustificáveis, lembrou que a greve é, na verdade, o recurso extremo, não podendo ser banalizada nas negociações entabuladas. "Estou determinando à Administração, que corte o ponto dos faltosos e, para aqueles que faltarem 30 dias ao trabalho, sejam convocados por edital e, se for o caso, se aplique sobre eles a pena de demissão", anunciou. O governador, lembrou que um delegado que percebia R$ 1.500,00 hoje recebe de vencimentos mais de R$ 5 mil.

Edivan Félix é eleito novo Presidente da AMVAP

Com a presença de 16 dos 20 prefeitos da região a Associação dos Municípios do Vale do Piancó (AMVAP) realizou eleição, na tarde desta segunda (29), e já elegeu a sua nova diretoria. A referida eleição foi feita já com os chefes do executivo municipal que assumem, ou reassumem, depois de amanhã.
A direção da entidade ficou assim definida: Presidente - Edivan Félix (foto, prefeito de Catingueira), 1º Vice-presidente - José Alencar (prefeito de Santana dos Garrostes), 2º Vice-presidente - Djaci Brasileiro (prefeito de Itaporanga), Secretária-Geral - Maria Daguia (prefeita de Nova Olinda), 2º Secretário - Chico Carvalho (prefeito de Olho d'Água), Tesoureiro - Dudu Pinto (prefeito de Boa Ventura), 2º Tesoureiro - Anchieta Nóia (prefeito de Pedra Branca), os demais ficaram como membros.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Em 6 meses Prefeituras torram R$ 5 mi em diárias

Muitos prefeitos paraibanos se beneficiaram com o uso de diárias pagas pelas prefeituras este ano. Dados do Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) mostram que, neste ano, em seis meses, as prefeituras paraibanas chegaram a gastar R$ 5.090.778,51 com diárias. Nos dados de nove prefeituras: Bom Jesus, Catingueira (administrada pelo prefeito reeleito este ano Edivan Félix), Catolé do Rocha, Gurinhém, Pilar, São Domingos do Cariri, São José dos Cordeiros, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serra Branca não constam uso de diárias e, caso tenham feito, não informaram para o TCE-PB, pois, ao fazer a pesquisa nada há incluído para o item ‘diárias’.
Pelo levantamento, a Prefeitura de João Pessoa, capital do Estado, é a campeã: mais de R$ 190 mil, que pode-se até se justificar com a demanda que existe. No entanto, na segunda colocação, está o município de Logradouro (localizado na região do Curimataú), que possui, de acordo com dados de 2007 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pouco mais de 3,8 mil habitantes e pagou mais de R$ 112,5 mil em diárias. Depois, vem o município de Bonito de Santa Fé, com R$ 100.773,41.
Na quarta colocação, em gastos com diárias, encontra-se a Prefeitura de Santana de Mangueira - um município com 5.609 habitantes, pelos dados do IBGE -, governada pelo prefeito Umberto Pereira (DEM) e pagou mais de R$ 97,7 mil. A Prefeitura de Sousa também configura na lista das dez com maiores gastos em diárias. Com R$ 82 mil, Sousa aparece na quinta colocação, seguida de Monteiro, no Cariri paraibano, onde a Prefeitura da cidade gastou R$ 80.035,00 com diárias. A Prefeitura de Cabedelo está na sétima colocação, gastando R$ 75.957,40, seguida de perto pela Prefeitura de Caiçara - cidade que possui o número de habitante 6,7 vezes inferior ao de Cabedelo - e que pagou em diárias R$ 75.920,00, ou seja, apenas, R$ 37,40 a menos que a cidade portuária.
A Prefeitura de Bananeiras configura em nono lugar, com R$ 72,1 mil e Cachoeira dos Índios é a décima, em gastos com diárias, R$ 69,2 mil.A pesquisa também levantou as dez prefeituras com menores gastos. São José de Caiana, administrada pelo prefeito Gildivan Lopes (PMDB-foto) está em décimo, fazendo uso de diárias no valor total de R$ 1.850,00. Depois vem a Prefeitura de Malta que gastou pouco mais de R$ 1,5 mil. A Prefeitura de Queimadas, no Agreste paraibano, chegou a gastar com diárias, em seis meses, R$ 1.260,00. E a Prefeitura de Ibiara - município no Sertão - também fez uso de pouco mais de R$ 1,1 mil com diárias. Ibiara é administrada pelo prefeito Nailson Ramalho (PSDB).
A Prefeitura de Itabaiana utilizou, apenas, R$ 830 com diárias. As Prefeituras de Salgado de São Félix e Quixaba ficaram empatadas, cada uma utilizou R$ 760 da verba do município para gastar com diárias. A Prefeitura de Cacimba de Areia fez uso de R$ 550 com diárias, pelo menos é o que consta no Sagres do TCE-PB, em pesquisa realizada esta semana. A Prefeitura de Jericó utilizou R$ 400. A grande campeã em menor gasto com diária é a Prefeitura de Pirpirituba, que gastou, apenas, R$ 200.
O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), prefeito Waldemar Marinho, não foi encontrado na Prefeitura de Várzea, nem na sede da entidade, em João Pessoa, para comentar o assunto. O conselheiro Nominando Diniz, vice-presidente do TCE-PB, explicou que, naturalmente, ao analisar as prestações de contas das prefeituras, já investiga se há “farra das diárias”. O conselheiro informou que, com relação às diárias, na hora em que a Corte está analisando as prestações de contas dos prefeitos, são levadas em consideração três questões: primeiro verifica se as diárias estão servindo para complementar os salários; depois se a diária concedida tem justificativa própria para legitimar a necessidade da mesma e, por fim, observa-se a real comprovação da mesma, ou seja, se foi utilizada de forma verdadeira que condiz com a atividade do Executivo.
“Caso se encontre irregularidades, as contas são reprovadas e, neste caso, o Tribunal pede que o gestor que autorizou as diárias devolva o erário. O voto do relator trará informações detalhadas sobre a observância de normas constitucionais, legais e regulamentares na execução dos orçamentos públicos. Tudo é analisado. O seu parecer conclui por recomendar a aprovação ou rejeição das contas anuais”, explicou o conselheiro. Ele esclareceu ainda que o não envio ao TCE, no prazo legal, do Relatório de Gestão Fiscal, a cada quadrimestre, pode fazer com que um gestor seja condenado ao pagamento de uma multa. “Naturalmente, o TCE já investiga se há a ocorrência de ‘farra nas diárias’ dos gestores, sobretudo para complementar salário”. (AB)
JP

Mensagem de Domingo: pelo Prof. João P. Filho

Há muitos textos na Bíblia que mencionam a existência dos anjos. A palavra de Deus fala dos anjos, e de sua missão com a mesma clareza com que fala da salvação, da expiação, da divindade de Cristo, e de muitas outras questões nas quais fundamentamos nossa segurança espiritual.
Somos filhos do Deus vivo (Jeová) achamo-nos rodeados por incontáveis hostes de anjos todos os momentos de nossa vida. Os anjos são obedientes, reverentes, sábios, mansos, poderosos e santos. Eles executam os pronunciamentos de Deus, trazem as mensagens, louvam e adoram a Deus. Executam os julgamentos de Deus e se alegram pela salvação do homem. Eles trazem a vitória do Senhor. Livram o justo dos perigos e ajudam no plano da salvação.
Então o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem ao Eterno Pai, Deus Jeová e são mandados para ajudar os que vão receber a salvação, Hebreus 1: 14. Todos nós como filhos de Deus, salvos e remidos no sangue precioso de Jesus fomos chamados e vocacionados, ou seja, formamos o exército visível de Deus junto com o exército invisível que são os poderosos anjos de Jeová Deus para arrancar as preciosas almas das mãos do anjo rebelde que se tornou diabo e santanás e trazê-las aos pés do Senhor Jesus, do reiono das trevas para o glorioso reino da luz de Jesus que é rei dos reis e Senhor dos senhores.
Fomos ungidos e capacitados peloSenhor para vencer o inferno, o pecado, as trevas, a impiedade, os demônios, o diabo e colocar todo o poder do inimigo aos pés do Filho de Jeová Deus, o Senhor Jesus Cristo. Todos nós como seguidores de Jesus recebemos as chaves do reino dos céus e com eles todo mundo ligando e desligando, abrindo e fechando, segundo a autoridade dada por Jesus.
Jesus projetou, claramente, a existência dessa sociedade de seus seguidores que daria aos homens seu Evangelho e ministaria a humanidade no seus Espírito, e que trabalharia pelo aumento do reino de Jeová Deus como ele o fez. Ele não modelou nenhuma organização e nenhum plano de governo para essa sociedade. Ele fez algo maisgrandioso que lhe dar organização - ele lhe concedeu vida. Jesus formou essa sociedade de seus seguidores chamando-os a unirem-se a ele os cristãos, comunicando-lhe durante o tempo em que esteve no mundo, tanto quanto fosse possível, de sua própria vida, de seu espírito e de seu propósito.
Ele prometeu continuar até ao fim do mundo concedendo sua vida à sua sociedade, à sua igreja. Podemos dizer que seu dom à igreja foi ele mesmo. Quem é esta que aparece como a alva do dia. formosa como a lua, brilhante como o sol, formidável como um exército com bandeiras? Cântico de Salomão 6:10. A Igreja de Jeusus somos todos nós como um exército na batalha espiritual. Somos a Igreja militante, lavados e remidos no sangue precioso, sangue imaculado do filho de Jeová Deus, o Senhor Jesus Cristo que derrotou todas as hostes malígnas, o reino das trevas na cruz do calvário Satanás está derrotado, ele e seu anjos os demônios, viva o reino de Deus por Cristo.
Somos templo do Deus vivo, o Etreno Deus Jeová! Somos a família de Deus na céu e na terra, santuário, Igreja dos primogênitos, vida de Cristo. Filho do Rei, coluna e esteio da verdade. Nossa missão é ir por todo o mundo, com o poder de Deus, pregando as boas novas do seu reino de luz, de libertação, abrindo as portas e saqueando o inferno, tirando as almas presas pelo pecado e poder das trevas para o reino de Deus por Cristo.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Cássio apresenta segunda-feira Boa Tarde Especial

Segunda-feira (29), um dos últimos dias úteis de 2008, o governador Cássio Cunha Lima fará balanço de um ano conturbado em uma edição especial do programa Boa Tarde Paraíba. O Boa Tarde Paraíba terá, assim como aconteceu ano passado, a participação de jornalistas convidados – entre os quais o diretor do Grupo WSCOM de Comunicação, Walter Santos e Padre Albeni Galdino.
No programa, o governador deve comentar a batalha judicial para se manter no cargo e antecipar suas expectativas em relação a 2009, quando o mandato mais uma vez estará em cheque no retorno do recesso judiciário.

Mesmo lutando bastante Remígio Jr diz não ser o 'favorito' na disputa pela vaga no TRE-PB

Recebi esta manhã um descontraído telefonema do amigo Remígio Jr. (foto), um dos mais festejados advogados da Paraíba, que confidenciou-nos estar lutando, trabalhando e se empenhando 24h por dia na batalha pela nomeação para uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Mas, que, modestamente, mesmo assim não se considera favorito. "Estou lutando bastante para que isso ocorra mesmo sabendo que os outros dois nomes também são bons", comentou Remígio.
Remígio Jr., na verdade, já é um vitorioso, haja vista, ser ele o primeiro advogado do interior paraibano a estar inscrito numa lista trípice escolhida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, diga-se de passagem votando unanimente no nome de Remígio, para ser enviada ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que escolherá a qualquer momento o novo membro do TRE-PB.
Falando nisso, em ser escolhido... Remígio Jr. acaba de aceitar o convite do Prefeito eleito de Itaporanga Djaci Brasileiro (PSDB) para fazer parte de sua equipe de auxiliares. Ele será nomeado, em 1º de janeiro, Procurador-Geral do Município.

Já está tudo promado para o dia 1º de janeiro

Já está tudo programado para as solenidades de Posse e Transmissão de Cargo, no próximo dia 1º, do Prefeito Djaci Brasileiro, da Vice-Prefeita Wilza Rodrigues e dos nove Vereadores.
Às 9h acontece um Culto em Ação de Graças, na 1ª Igreja Batista;
Às 16h será celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição uma Missa em Ação de Graças;
Às 17h ocorre a Posse dos Vereadores;
Às 17h30 será realizada a Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal;
Às 18h ocorre a Posse do Prefeito e da Vice-Prefeita;
Às 18h30 será realizada a Cemirônia de Transmissão de Cargo, no Paço Municipal.

Flávia Galdino deseja feliz 2009 aos municípes

"Governar para todos é o nosso caminho, mas defender os interesses dos que mais precisam é o que nos guia nesta caminhada. Com fé e esperança no futuro, continuarei lutando por um Piancó CADA VEZ MELHOR!"
SECOM-PMPiancó

Este ano o senador Maranhão apresentou apenas um requerimento no Senado Federal

Talvez, mais preocupado em trabalhar a cassação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), de quem sonha ser seu sucessor através das vias judiciais, o senador José Maranhão (PMDB) esqueceu a sua obrigação de legislar e é o representante paraibano no Senado da República com o pior desempenho entre os senadores. A matéria foi veiculada na edição deste sábado, 27, do Jornal da Paraíba.
Em uma consulta simples, com início em 1º de janeiro deste ano até a última quinta-feira, o senador peemedebista totalizou apenas um requerimento. Se trata de homenagem póstuma a outro senador, o paraibano Humberto Lucena. “Requerem, nos termos do artigo 199 do Regimento Interno do Senado Federal, Sessão Especial para homenagear o ex-Presidente do Senado Federal Humberto Lucena, pelo transcurso do 10º ano de seu falecimento”, diz o texto no site do Senado.
Em se tratando de pronunciamentos, o senador também ficou em último lugar, tendo realizado exatos 11 discursos. Em segundo lugar, entre os paraibanos, está o senador Cícero Lucena (PSDB/PB), que teve dois projetos de Lei apresentados este ano e nove requerimentos, totalizando 11 matérias em 2008. Cícero também utilizou a tribuna 27 vezes, com pronunciamentos que tratavam de assuntos como o da cassação do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), críticas ao governo federal e matérias publicadas por jornais nacionais.
Através do Projeto de Lei do Senado, nº 377 de 2008, o senador tucano busca autorizar “o Poder Executivo a criar o Centro Federal de Educação Tecnológica de Guarabira, no Estado da Paraíba”. Já no Projeto de Lei do Senado, nº 378 de 2008, Cícero tenta alterar “a Lei Complementar nº 124, de 3 de janeiro de 2007, para acrescentar à estrutura institucional da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) o Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais”.

PM recupera veículo da Emepa furtado hoje

Na madrugada de sábado (27), por volta de 00h40min, foi furtado o veículo Gol, branco, ano 2001, placas MOP 0396/PB, pertencente à EMEPA (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba), o qual se encontrava estacionado defronte à residência do funcionário JOÃO NILDO RODRIGUES LEMOS, casado, residente à Rua Dep. Soares Madruga, S/N, centro de Itaporanga. Ele é diretor da Fazenda Experimental do Veludo.
Ao perceber que o veículo havia desaparecido, o citado funcionário entrou em contato com o COPOM da 3ª Cia. PM, que acionou as guarnições de serviço; e inclusive os destacamentos vizinhos, que após diligenciarem, lograram êxito e localizaram o veículo, abandonado às margens da PB 361, próximo à cidade de Diamante, no girador que dá acesso à cidade de Curral Velho.Supõe-se que devido algum problema mecânico, os meliantes abandonaram o veículo, porém, algumas peças já haviam sido retiradas; as quais certamente seriam levadas. O fato foi informado à Autoridade Policial e o veículo reconduzido à Itaporanga para devolução ao responsável.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Presidente Lula deve nomear à qualquer momento novo membro do TRE-PB e Remígio Jr é o favorito

O substituto de Nadir Valengo na composição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PB) poderá sair a qualquer momento, pois a lista tríplice contendo os nomes dos representantes da categoria dos advogados paraibanos já saiu do TSE e seguiu para o Ministério da Justiça. Em seguida, a lista será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela nomeação.
A lista tríplice é composta pelos advogados Antônio Remígio Júnior (foto) – o mais votado durante a escolha feita pelo Tribunal de Justiça do Estado; seguida por Lira Benjamin e Eugênio Nóbrega. A indicação já deveria ter sido feita, já que vaga de Valengo está sendo ocupada por um juiz substituto. O afastamento de Valengo aconteceu desde o dia 12 de novembro passado. A composição do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral é de sete membros, sendo dois desembargadores, dois juízes da Justiça Comum, a juíza Cristina Garcez, representante da Justiça Federal e, ainda, os dois advogados.
Na verdade, Antônio Remígio Júnior é pleno favorito para ser nomeado pelo Presidente Lula. Não por acaso, ele foi o mais votado entre os desembargadores do Tribunal de Justiça. Sem falar que tem muita gente graúda, digamos, dando uma forcinha lá em Brasília para que Remígio se torne o novo membro do Tribunal Reional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

JP: Prefeitos se preparam para entregar “bomba” a sucessores, entre eles, Djaci, Fernanda e Tânia

Mudança na administração municipal é sempre um problema quando os prefeitos não conseguem se reeleger ou eleger seus aliados. Pelo menos, 23 cidades paraibanas vivem o velho dilema da transição de governo, chegando inclusive a solicitar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) que fossem realizadas auditorias contábeis, financeiras e orçamentárias nos municípios que passarão a administrar a partir de janeiro. Estão nesta lista os municípios de Alagoa Grande, Alagoinha, Araçagi, Bonito de Santa Fé, Caaporã, Emas, Esperança, Itaporanga, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Massaranduba, Natuba, Pilões, Pirpirituba, Pombal, Queimadas, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santana de Mangueira, Sapé, Serra da Raiz, Soledade e Sousa.
Todos solicitaram auditorias, porque, segundo informaram os novos gestores, não obtiveram êxito junto à atual administração para uma transição pacífica. O consultor político Raymundo Neto apontou uma série de queixas comuns por parte de novos gestores, sobretudo, àqueles que venceram seus principais adversários. “Geralmente, os gestores que tiveram problemas na transição de governo reclamam da falta de pagamentos de salários dos servidores, não cumprimento de compromissos com fornecedores, sucateamento de bens públicos, falência do município, entre outros”, comentou.
Raymundo Neto ressaltou que, apesar dos órgãos fiscalizadores como o TCE e Ministério Público estarem atentos, muitos prefeitos burlam a legislação, não primando pelo bem público e aproveitam os últimos dias de administração para deixar de cumprir o seu verdadeiro papel. No entanto, o consultor político alertou para a possibilidade de parte de denúncias terem o caráter político-partidário. “Por isso, é necessário que cada caso seja tratado de forma equilibrada e criteriosa”, alertou.
O consultor político ainda comentou que é preciso estar atento para as movimentações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Raymundo Neto disse que alguns prefeitos, cujos municípios deviam ao INSS, firmaram acordos para que a dívida fosse amortizada em parcelas descontadas do FPM. “Porém, não é notícia ruim para os novos administradores, vale lembrar que no último dia 19, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) teve ajuste financeiro, referente a incorreções constatadas”, frisou.
JP

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Vale Show enfrenta problemas ambientais e show que aconteceria lá hoje passou para Atlântida

Segundo informações, a Vale Show ainda não está livre de problemas na justiça com relação ao meio-ambiente. Dizem que desde àquele grande espetáculo da banda Aviões do Forró a casa, melhor dizendo o seu proprietário Nosman Paulo, tem se atordoado com os insistentes avisos dos órgãos cabíveis, como a Sudema, que na última oportunidade lhe dera uma multa de aproximadamente R$ 50 mil. A estrutura da casa de show precisa de um projeto que solucione o problema do curso de um riacho, já que ela está bem no seu leito/margem.
Com isso, os shows agendados para esse fim de ano na Vale Show deu chabu. O que aconteceria com a banda Tropykália, neste 24 de dezembro, será realizado no Atlântida Esporte Clube, que pretendia trazer a banda Flôr da Pele, mas já que a primeira estava com um contrato assinado com Homero Gomes, o presidente Wellington Tolentino aceitou e cedeu o Atlântida. Quanto ao show da banda Líbamos, programado para o dia 31, ao que tudo indica deu tempo de cancelar, e aí Nosman Paulo, que também é secretário municipal de Turismo, deve promover uma grande show em praça pública com a banda Gaviões do Forró, simbolizando o encerramento da atual administração municipal.
Enquanto isso, Nosnam Paulo tentará colocar a Vale Show em ordem para os eventos de 2009.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Padre Roberto amaldiçoa 'políticos desonestos' durante diplomação e prefeito queixa-se à Diocese

O clima de festa e confraternização que marcava o ambiente da diplomação dos políticos eleitos (prefeito, vice, vereadores e suplentes) de Coremas, no último dia 9, no auditório do Tribunal do Júri, foi quebrado por um discurso inflamado do pároco local, padre José Roberto (foto). Profundamente angustiado com a situação de pobreza a que está submetida grande parte da população coremense, o religioso fez críticas diretas e indiretas ao prefeito Edílson Pereira, que estava presente. Falou de corrupção, de atraso salarial e também não poupou os vereadores, os quais acusou de omissão.
Diante da juíza e promotor eleitoral, de todos os homens públicos da cidade, familiares destes e de algumas dezenas de pessoas, o padre disse que amaldiçoava os políticos desonestos até sua quinta geração. Para o prefeito e alguns vereadores, o discurso do religioso foi inconveniente e constrangedor. “Aquele não era ambiente nem momento para o padre fazer esse tipo de desabafo, principalmente porque muita coisa que ele disse não corresponde com a verdade”, lamentou um vereador. Sentindo-se agredido moralmente e humilhado publicamente, o prefeito disse que vai prestar uma queixa à Diocese de Cajazeiras contra o sacerdote.
Em contato com a reportagem da Folha do Vale, padre Roberto disse que fez um discurso consciente e verdadeiro e que não deu motivos para ser repreendido pela Diocese. “O que eu fiz foi alertar os políticos sobre o seu verdadeiro papel na sociedade e mostrar o caos em que se encontra o município, que só tem aparecido na imprensa de forma negativa”, enfatiza o sacerdote, reiterando que todo político que não cumpre com suas responsabilidades já está amaldiçoado, “e o que eu disse foi apenas para lembrar isso”.
Padre Roberto afirma, ainda, que foi à solenidade determinado a fazer o discurso por acreditar que aquele era o ambiente e o momento propícios para o seu desabafo. “Lá estavam todos os políticos do município e os membros da Justiça, e quando eu iria ter uma outra oportunidade daquela novamente?”, pergunta, enfatizando que não pertence a nenhuma corrente política, mas, como líder religioso e acompanhando de perto o sofrimento do povo, sente-se obrigado a alertar as autoridades sobre as mazelas que afetam a população, especialmente a mais pobre.
Pense num padre arrochado!!!!!!!!!!!!!!!

Governador entregou hoje 202 novos veículos

A partir de agora, cada um dos 223 municípios paraibanos terá pelo menos uma viatura policial. A garantia é do governador Cássio Cunha Lima ao entregar, nesta terça-feira (23), à tarde, 202 novos veículos destinados às áreas da segurança pública e defesa agropecuária. Mais de R$ 1,8 milhão foi investido na compra dos veículos da defesa agropecuária e do Corpo de Bombeiros, enquanto as viaturas foram adquiridas pelo sistema de locação. A solenidade aconteceu a partir das 16h, em frente ao Palácio da Redenção.
Cássio anunciou que em breve será implantada na Paraíba a Patrulha Rural e o Patrulhamento Aéreo. Inicialmente serão adquiridas doze caminhonetes para a Patrulha Rural e dois helicópteros, um com recursos próprios do Tesouro Estadual e o outro através de convênio com o Ministério da Justiça.
As ruas da Praça João Pessoa ficaram tomadas pelos veículos (viaturas e motos para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Agropecuária e DER). As 110 novas viaturas e 48 motos vão reforçar a frota das polícias Militar e Civil, sobretudo no interior do estado. No começo deste ano, o governador Cássio Cunha Lima fez a entrega das 100 primeiras viaturas alugadas através de licitação para atender a demanda da Secretaria da Segurança e Defesa Social e da Polícia Militar, principalmente nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
A defesa agropecuária foi contemplada com 31 veículos, resultantes de convênios assinados entre os governos do Estado e federal. Foram investidos mais de R$ 921 mil. Os veículos vão suprir as necessidades das Unidades de Defesa Agropecuária espalhadas pelo Estado, cuja estrutura aumentou nos últimos anos de 15 para 27 unidades.
secom

Cássio denuncia cartel na produção de leite e diz que vai combater este tipo de manobra

Ainda durante o programa radiofônico "Boa Tarde Paraíba" de ontem, o governador Cássio Cunha Lima fez uma abordagem sobre o problema de desabastecimento do Programa do Leite. De forma dura, ele criticou parte dos produtores que estão usando o artifício de não fornecer o produto para forçar o governo a reajustar o preço. "É inaceitável o que estão fazendo", reclamou Cássio, prometendo medidas duras para inibir esse tipo de manobra.
"É inaceitável a barganha, a pressão que parte dos produtores está fazendo, sobretudo diante de um governo que foi extremamente correto, solidário", desabafou o governador, ao lembrar que houve uma transformação nesse segmento econômico, a partir de 2003: registrou-se um crescimento superior a 550% na produção, passando de 20 mil litros por dia para 120 mil litros/dia. O governador lembrou que o governo federal não tem reajustado o preço do leite, desde 2004. De qualquer forma, ele lembrou que o valor praticado "não está tão defasado assim". Destacou que, quando assumiu o governo em 2003, o produtor paraibano recebia em torno de 30 centavos pelo litro do leite, sendo majorado para 70 centavos.
Nesse sentido, ele acha importante que o segmento produtor não encare simplesmente alguma redução na margem de lucro como prejuízo, adotando medidas radicais que comprometem o programa, porque o governo terá de reagir à altura. "Não está descartada a possibilidade de procurarmos novos fornecedores, novos produtores", avisou o governador, assegurando sua disposição de abrir licitação para que pessoas de fora do Estado também possam participar do programa.
"Com o desabastecimento, quem paga a conta é a criança de Serra da Raiz, a criança da periferia de João Pessoa", alertou o governador, observando que os produtores que estão investindo no desabastecimento do programa estão agindo "quase como um cartel", implantando "rodízio de desabastecimento". "Não vou permitir que isso aconteça", avisou, informando que vai determinar ao secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Carlos Dunga para, se for preciso, trazer leite de outros Estados.

Presidente Lula é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo e diz que crise não atinge o Brasil

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda (22), que a crise não assusta o Brasil. Ele reafirmou que o país está preparado para enfrentar as turbulências e vai continuar crescendo no próximo ano. “Quero dizer, com toda a serenidade, que a crise não nos assusta. O país está preparado e tem comando. Seguiremos acompanhando com lupa a situação da economia, 24 horas por dia. O que tiver que ser feito, será feito. No tempo certo e na dose adequada. E sempre dialogando com o país”, disse na mensagem de Natal, que durou oito minutos.
O presidente voltou a responsabilizar os países ricos pelo crise financeira mundial. “Esta crise, que afeta todo o mundo, foi provocada pela falta de controle do sistema financeiro nos países mais ricos. Em vez de cumprirem seu papel na economia, financiando o setor produtivo, os bancos viraram um grande cassino. A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos”, disse o presidente da República.
Em tempo: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em 18º Lugar na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo, segundo um levantamento realizado pela revista americana "Newsweek". O primeiro colocado no ranking da publicação é o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, seguido pelo presidente chinês Hu Jintao, e pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. Uma posição à frente de Lula está Sonia Gandhi, a presidente do governante Partido do Congresso na Índia, e uma atrás aparece o bilionário Warren Buffet, investidor americano.
Aparecem também na lista o Papa Bento XVI (37º), o terrorista Osama bin Laden (42º), o líder budista Dalai Lama (46º) e a apresentadora americana de TV Oprah Winfrey (47º) . A última posição é ocupada pelo empresário Jim Rogers.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Paraíba finalmente vai receber o helicóptero

Falando nisso.... A Paraíba vai receber um helicóptero, mais R$ 9 milhões e outros investimentos. O Governo do Estado e o Ministério da Justiça firmaram convênio na semana passada, assegurando a aquisição de um helicóptero para a Polícia Militar. Também foram assegurados recursos, na ordem de R$ 9 milhões, para investimentos na área de segurança da Paraíba. O documento foi assinado pelo ministro Tarso Genro e pelo secretário Eitel Santiago, da Segurança Pública e Defesa Social, representando o governador Cássio Cunha Lima, na oportunidade.
Também foi aprovado um projeto de reestruturação dos equipamentos das polícias, que inclui a reforma da 4ª Delegacia Distrital de João Pessoa, a construção da Delegacia da Mulher de Sousa, construção da Delegacia Regional de Itaporanga e aquisição de equipamentos de última geração para o Instituto de Polícia Científica, especificamente para o laboratório de Toxicologia Forense. A construção da Delegacia Regional de Itaporanga é resultado daquela visita feita pelo secretário Eitel, ano passado, onde pode conferir alguns locais para a edificação.

Cássio encerra 2008 e entra 2009 fazendo gols

O governador Cássio termina 2008 e adentra 2009 fazendo gols, mesmo que o campeonato oficial (juridicamente falando) só comece pra valer a partir de fevereiro. Nesta segunda-feira (22), durante o Programa Boa Tarde Paraíba, ele anunciou que o pagamento do salário dos servidores do Estado referente a janeiro será efetuado no dia 26 do próprio mês e que, na primeira semana do ano, vai divulgar o calendário de pagamento de todo o 2009 do funcionalismo. Segundo o governador, o esforço será sempre para que o pagamento ocorra no primeiro dia útil de cada mês, de modo que todos possam fazer o planejamento familiar.
De acordo com Cássio, graças ao esforço fiscal e ao equilíbrio financeiro das finanças do Estado, que vêm sendo alcançados desde o primeiro dia de 2003, o Estado chega ao final de 2008 com todas as obrigações junto aos servidores cumpridas, além de ter implantado planos de cargos e salários que beneficiam mais de 200 categorias. O Governo está em dia com os fornecedores, o que representa o retrato da boa situação financeira em que se encontra a Paraíba, na avaliação do governador.
Neste final de ano, o Governo do Estado pagou, de forma antecipada, os salários dos meses de novembro, dezembro e o 13º salário, representando recursos na ordem de R$ 800 milhões na economia paraibana. Cássio entrega nesta terça-feira (23), 202 novos veículos destinados às áreas da segurança pública, defesa agropecuária e saúde. Ele também assinará decretos que vão mudar o sistema de cobrança do ICMS de carros usados e parcelar o imposto das operações comerciais ocorridas em dezembro. A solenidade está prevista para as 16h, em frente ao Palácio da Redenção.
Do total de veículos a serem entregues, 110 novas viaturas e 48 motos vão reforçar a frota das polícias Militar e Civil, bem como do Corpo de Bombeiros, que também receberá cinco carros de resgate. A defesa agropecuária será contemplada com 31 veículos e a Secretaria de Saúde ganhará quatro ambulâncias. Os veículos destinados às Polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros foram adquiridos pelo sistema de locação, através de processo de licitação realizado pela Secretaria da Administração. Trata-se de uma modalidade, segundo o secretário da Administração, Gustavo Nogueira, que resulta numa grande economia para o Estado, já que a locadora se compromete a manter a frota em perfeito estado de conservação. A experiência feita, até o momento, está trazendo resultados positivos, de acordo com Nogueira.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Neroaldo orienta Gerentes de regionais e Diretores de Escolas a encerrar contratos temporários

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura enviou um comunicado à todas as Gerências de Ensino do estado sobre algumas orientações para o ano letivo de 2009. Entre as orientações, assinada pelo secretário Neroaldo Pontes de Azevedo, está a de que as matriculas automáticas dos educandos da rede estadual já começa a partir de amanhã (segunda, 24/11/08).
Porém, encontra-se também uma observação, confira: "Informamos ainda que, uma vez encerrados os CONTRATOS TEMPORÁRIOS, estes não serão renovados automaticamente. Nem os Gerentes, nem os Diretos das Escolas deverão permitir contratos, sem a prévia autorização da Secretaria, sob o risco de ser descontado o valor, no contra cheque, de quem indicou."
Ou seja, àquelas pessoas que estavam lecionando nas escolas estaduais no módulo de contrato de seis meses, agora será cancelado ao seu término. Se continuarem as penalidades serão aplicadas nos diretores das escolas e, consequentemente, nos diretores das Gerências Regionais. Foi o que ficou patente nesse recado curto, duro e direto da Secretaria para as Gerências.

Revista A Tribuna comemora 10 anos de sucesso

Acabo de receber, das mãos do amigo Carlinho Ferreira, a edição de nº 113 da badalada revista "A Tribuna", que acaba de completar 10 anos de sucesso. Coisa para poucos nesse meio. E para comemorar essa década de circulação em todos os municípios da Paraíba, foi realizada uma grande semana passada onde foram homenageados lideranças políticas que foram destaque este ano. A publicação é uma das mais respeitadas e conceituadas em todo o estado, haja vista, o seu largo campo de circulação, principalmente, entre a classe política.
Ao todo seis deputados estaduais foram apontados pela imprensa paraibana como os de maior destaque em seus mandatos. O presidente da Assembléia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB) foi escolhido pelo Conselho Editorial da revista como 'O político do ano'. Ele também figura entre os mais votados pelos jornalistas que cobrem o Comitê de Imprensa da AL-PB. Da bancada governista, jornalistas apontaram como maior destaque foram os deputados estaduais Ricardo Barbosa (PSDB), Arthur Cunha Lima (PSDB), e, empatados em terceira colocação, Dunga Júnior (PTB) e Manoel Ludgério (PDT). Da bancada oposicionista, os jornalistas apontaram como destaque os deputados Gervásio Filho (PMDB), Jeová Campos (PT) e, empatadas na terceira colocação, Iraê Lucena e Francisca Motta (ambas do PMDB).
A revista "A Tribuna", pertence ao jornalista e procurador Manoel Raposo (na foto com o deputado/presidente Arthur) que promove esse tipo de homenagem às personalidades que se destacaram durante o ano. O Conselho Editorial de 'A Tribuna' é presidido pelo jornalista Manoel Raposo e composto pelos jornalistas João Pinto (presidente da Associação Paraibana de Imprensa), Sebastião Barbosa (editor de Turismo), João Bosco Gaspar (editor geral), Tereza Madalena e Nonato Guedes. Foi esse Conselho que apontou a unanimidade em torno do nome de Arthur, o político do ano.
Parabéns à todos que fazem esse sucesso que é a revista "A Tribuna".

Bastante festejada e aplaudida Nena Martins foi diplomada Vereadora na cidade de Conceição

Quem também recebeu seu Diploma de Vereadora eleita, no município de Conceição, foi a radialista e apresentadora de televisão Nena Martins, diga de passagem, uma das mais festejadas da solenidade, ocorrida na última quinta-feira (18). E, sem dúvidas, já dispara como uma das fortes candidatas à Presidência da Câmara Municipal, pelo menos é o que se pede a população local.
No entanto, Nena diz que só em estar representando o povo de Conceição naquela Casa Legislativa já é uma honra para sua brilhante trajetória de vida, acompanhada de uma carreira premiada e de sucesso.
Na foto acima ela está ladeada pela prefeita eleita Vani Braga (PMDB) e pelo vice-prefeito Luiz Paulino. Nena, que é presidente municipal do PPS, faz parte da base de sustenção da ex-deputada, que assume a Prefeitura local em janeiro vindouro.

Umberto Pereira despede-se com agradecimento e mostra conquistas do seu mandato para Santana

Um dos fatos políticos mais surpreendentes do pleito municipal deste ano foi a não reeleição do prefeito Umberto Pereira (foto), DEM, de Santana de Mangueira. A vitória consagradora em 2004 e a expressiva votação (mais de 74%) que deu a Cássio Cunha Lima (PSDB) em 2006 apontavam para o sucesso eleitoral do prefeito na luta pela reeleição. E essa perspectiva era baseada não apenas nessas conquistas eleitorais, mas, principalmente, nas conquistas administrativas. Além das importantes obras de seu governo, Umberto foi o grande baluarte da maior obra de Santana nos últimos tempos: o asfaltamento da principal via do município, a PB-306. Mas o resultado das urnas foi diferente do que se previa.
“Mas eu não guardo mágoa, nem ressentimentos, aceitei a decisão das urnas com naturalidade, embora também com surpresa, e quero agradecer aos 1.700 santanenses que nos apoiaram”, comenta Umberto, ao enfatizar que seu grupo político permanece unido e firme: fez a maioria dos vereadores e tem como um dos seus mais valiosos líderes o exprefeito Aldeci Mangueira. Prestes a deixar a administração municipal, Umberto faz uma avaliação positiva de sua gestão e apresenta algumas de suas mais importantes obras.
Saúde: aquisição de uma Ambulância Semi-UTI; veículos contratados para retirar os pacientes a outros centros médicos; duas equipes PSF; assinatura da Lei que contratou, definitivamente, quatro agentes de saúde e cinco agentes ambientais; estruturação dos dois Postos de Saúde do município; distribuição de medicamentos para diversas doenças através da Farmácia Básica; convênio com o Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha-CE, onde toda semana são atendidos pacientes santanenses; criação do programa Gestante Saudável, o qual acompanha a futura mãe, que, juntamente com o bebê, ganha utensílios para o seu dia-a-dia. Criação do programa Cidadania Rural. Através dessa iniciativa, todos os membros das equipes de saúde visitam a zona rural identificando e solucionando os problemas das populações comunitárias.
Educação: construção e reforma de escolas; escolas equipadas com carteiras novas, equipamentos modernos e, em algumas, com informática; contratação de profissionais qualificados; qualificação de professores; e modernização do ensino municipal; implantação do ensino médio em duas comunidades da zona rural; construção e estruturação de dois Tele Centros na Escola Prefeito Francisco Braga; aumento do salário do professor em mais de 100%; aprovação da lei de Plano, Cargo e Carreira do magistério; contratação durante os quatro anos de veículos para o transporte escolar; apoio integral aos eventos estaduais: jogos escolares, competições esportivas e outros; e contratação de uma nutricionista para a elaboração de um cardápio geral para todas as escolas do município, com isso os alunos da rede municipal sempre tiveram uma merenda escolar de qualidade.
Ação Social: criação da Secretaria de Ação Social; em parceria com o governo federal, coordenação do Bolsa Família; criação do PAIF; Casa da Família, Programa Agente Jovem, Pro-jovem e atendimento ao idoso; em parceria com o governo do estado, reforma e ampliação da Área de Lazer Educacional, onde funciona todos os programas sociais; contratação de profissionais qualificados para o atendimento às ações da área social: assistente social, psicóloga, fonoaudióloga e outros; implantação do Conselho tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolecente; em parceria com o governo federal, implantação do programa Segundo Tempo; e em parceria com os governos estadual e federal, criação do PETI, que atende cem crianças.
Outras conquistas: em parceria com o governo do Estado, concretização do asfaltamento da estrada que liga Ibiara a Santana de Mangueira; construção de mais de duzentas cisternas na zona rural; construção de dez poços artesianos na zona rural; reforma, ampliação e modernização da Praça da Matriz Senhora Santana; construção de um conjunto habitacional com 34 casas; apoio integral às festividades sociais no município (Festa de Santo Expedito, Festa de Senhora Santana e Festa de Emancipação Política); e apoio integral aos servidores públicos municipais: pagamento do Salário mínimo, contra-cheque, salário família, INSS, FGTS e PASEP.
Agradecimento: Conforme Umberto, tudo que foi possível realizar em Santana de Mangueira nesses últimos quatro anos, ele correu atrás e realizou. “Fiz tudo o que estava ao meu alcance e acredito que o município avançou nesta gestão”, comenta o prefeito, ao tecer agradecimentos a todos os que colaboraram com o seu governo. “Quero agradecer a todos os funcionários municipais, secretários, auxiliares e à Câmara Municipal, a todos os vereadores, pelo trabalho e apoio à nossa gestão”. Umberto Pereira vai permanecer no DEM e continuar vivendo em sua terra, Santana de Mangueira, onde fará um trabalho de oposição a partir de janeiro, juntamente com seus vereadores e demais líderes do grupo.
Em termos pessoais, Umberto vai ficar à disposição do governo Cássio e retomar seu curso de Direito no próximo ano.
FolhadoVale

Mensagem de Domingo: pelo Prof. João P. Filho

Jesus Cristo, o filho de Jeová Deus, feito homem, palavra e vida, veio ao mundo para nos fazer participantes da natureza divina e para que participemos de sua própria vida. Sou missionário da luz, não para mim, mas para falar do amor e salvação que só Jesus pode dar, para mostrar o verdadeiro sentido da vida para os outros. Nosso objetivo na vida é louvar e bendizer àquele que nos enviou seu amado filho Jesus para nos resgatar das garras da morte, do pecado.
Somente Jeová Deus, em sua infinita bondade e misericórdia pode nos dar vitórias, bênçãos e vida eterna. Por isso, ele nos enviou seu amado filho Jesus Cristo para nos dar vida eterna, vida em abundância. Os cristãos devem agradecer a Deus por sua conversão. Pedir sua graça e esperar com confiança por seu triunfo final, de acordo com seu plano.
Ninguém que ouve o evangelho pode chegar ao arrependimento e a fá sem a renovação interior, que só Deus pode conferir, Jesus disse “Ninguém poderá vir a mim se, pelo Pai, não lhe for concedido (João 6:65)”. Pecadores escolhem a Cristo porque Deus os escolheu primeiro e levou-os a essa escolha pela renovação de seu coração.
Ainda que todos os atos humanos sejam livres, no sentido de uma autodeterminação imediata, esses atos são também executados dentro da preordenarão e propósito eterno de Deus. Ao debater a expiração, alguns dizem que Cristo morreu por todos e que todos, sem exceção, serão salvos. Sem questionar o valor infinito do sacrifício de cristo ou a genuinidade do sincero convite de Deus a todos que ouvem o evangelho (Apocalipse 22:17).
Cristo na sua morte tencionava realizar aquilo que realizou: tirar os pecados dos eleitos de Deus e assegurar que todos eles alcancem a fé através da regeneração e pela fé sejam preservados para a glória. Cristo não pretendeu morrer por todos dessa mesma maneira eficaz. A prova disso, como a Bíblia e a experiência nos ensinam é que nem todos são salvos. Mateus 24:13 diz: “Aquele, porém que perseverar até o fim, esse será salvo”. Isso quer dizer devemos em nossa jornada espiritual continuar obedecendo os mandamentos de Deus para sermos salvos. Um dia teremos de prestar contas de nossos atos, da nossa vida, Deus nos dá livre arbítrio, mas todos prestarão contas no juízo final ao Juiz Eterno, o Soberano Senhor de todo o universo, Jeová Deus, o Altíssimo.
A Bíblia nos diz que Deus é amor, mas também um fogo consumidor. Deus é o Juiz justo. Cada um colhe o que planta, ou toda atitude tem conseqüências. Não é preciso que você continue perdido no pecado. Jesus abriu um caminho no qual todos podem ter uma vida feliz. Ele abriu a porta do céu para você. Jesus diz em João 6:37: “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Sim, há esperança, você pode chegar ao amigo de todos os humanos e ser salvo de todos os seus pecados.
Jesus lhe dará paz: “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28)”. Jesus oferece descanso. A Bíblia diz em Atos 16:31: “Crê no Senhor Jesus e será salvo”. A Bíblia nos diz que Jesus voltará. Ele não virá como um Salvador amoroso, como na primeira vez. Virá como Juiz para dar “a cada um segundo as suas obras (Mateus 16:27)”. Quem é filho de Deus não precisa sentir medo quando pensa na volta do Senhor. Jesus virá para levar seus filhos para seu lar eterno no céu. Ele pede: “Estai de sobreaviso! Vigiai e orai! Não sabeis quando será o tempo (Marcos 13:33).
Deus nos ajude a ser fiel até o fim.Quem ama suporta, espera, tem paciência, tolera, anda junto, ajuda o necessitado, visita os doentes e ajuda o caído. Deus Jeová é a fonte do amor, deu seu filho único para morrer por você. Isto é uma prova de amor e ele te ama tanto e quer uma oportunidade para entrar na sua vida, na tua família, no teu casamento, na tua empresa, para dar este verdadeiro amor. Jesus Cristo veio para salvar a todos os que crêem nele como Senhor e Salvador de suas vidas. Aceite este amor, só assim você poderá voltar a amar.
Envia a tua luz e a tua verdade para que me guie e me leve ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, de Jeová Deus, que é a minha grande alegria; Ao som da harpa eu te louvarei ó Deus, Deus meu. Pelo esplendor da sua presença, brasas de fogo se acendem. Trovejou desde os céus e o Altíssimo Senhor Jeová Deus dos exércitos. Fez soar a sua voz.
Jeová Deus é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Jeová Deus é a força de minha Salvação, o meu refúgio. Porque, tu, Senhor Jeová Deus do Universo, és a minha luz. Vive o Senhor Jeová Deus, bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja Jeová Deus, a rocha da minha Salvação.
Que Deus da glória, derrame bênçãos de amor e paz a todos. Seja Deus gracioso, para conosco, nos abençoe e faça resplandecer sobre nós o seu rosto.

Professor João P. Filho

sábado, 20 de dezembro de 2008

Diplomação em Conceição aconteceu na quinta

Muito prestigiada, também, foi a solenidade diplomação dos eleitos na cidade de Conceição, ocorrida na última quinta-feira (18). Na foto acima, com seus respectivos diplomas, o vice-prefeito Luiz Paulino, o vereador Stherlan Emanuel (PCdoB) e a prefeita Vani Braga, eleitos no último pleito municipal.

Cássio chega à PB amanhã e será recebido com festa. Ele grava Mensagem de Natal na segunda

O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) gravará, nesta segunda-feira (22) a sua mensagem de Natal para todos os paraibanos. A mensagem será veiculada nos meios de comunicação, principalmente nos Rádios e nas TVs. O governador do Estado teve um ano movimentado, sobretudo no final deste período, porém, mantém a serenidade e continua com a crença de que será absolvido pela consciência de não ter cometido nenhuma irregularidade.
Mas não só de fases turbulentas viveu o governador durante o período, questões jurídicas à parte, o governador termina o ano comemorando vários avanços na atual administração, principalmente no que diz respeito aos elevados índices políticos e econômicos alcançados durante sua gestão. Um exemplo claro desses avanços foi o PIB da Paraíba que, de acordo com o IBGE foi um dos mais altos nos últimos tempos e o quarto maior do país.
Em tempo: O governador Cássio Cunha Lima deverá chegar no domingo a Paraíba. Aliados já preparam uma festa de recepção. Uma fonte paliciana confidenciou que Cássio tem uma caderneta recheada de nomes de aliados do Governo que no momento difícil já teriam começado a abandonar o barco.

Agentes e Escrivões da PC decidem parar greve

Os agentes e escrivães da Polícia Civil da Paraíba decidiram suspender a greve que se iniciou no último dia 11. A decisão foi tomada no início da noite desta sexta-feira (19), durante assembléia realizada pela Associação dos Policiais Civis (Aspol). O presidente da Aspol, Flávio Moreira, informou que o secretário de administração do Estado, Gustavo Nogueira, se reuniu com os dirigentes da associação, em nome do governador Cássio Cunha Lima, e se comprometeu a rediscutir os pleitos da categoria no mês de janeiro.
“Como no final do ano as ocorrências aumentam, não queremos causar transtornos à população”, declarou Flávio Moreira. Os agentes e escrivães civis retornam ao trabalho a partir da 0h de segunda-feira (22). Flávio Moreira comunicou que todas as unidades policiais vão servir como postos de arrecadação de alimentos e brinquedos para doação a comunidades carentes, que vão acontecer até o final do mês.
A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel) também realizou uma assembléia nesta sexta-feira (19), mas os delegados decidiram permanecer em greve. O vice-presidente da Adepdel, Steferson Nogueira, disse que mesmo que a associação seja notificada pela ilegalidade da greve, o movimento não vai parar. “A greve será continuada até que o governo atenda nossas reivindicações”, declarou.
O desembargador Abraham Lincoln, a pedido do governo do Estado, decretou a ilegalidade da greve. Com a decisão, os dirigentes da Adepdel podem ser multados em R$ 3 mil cada e sofrer corte de ponto.

Chega antena do sinal digital da TV Cabo Branco

Esta semana, mais precisamente na quarta-feira (17), mais uma parte da antena do canal digital da TV Cabo Branco chegou à João Pessoa. Com cerca de duas toneladas, a antena Kathrein, de origem alemã, que veio dividida em duas partes, chegou e foi conduzida à sede da TV, no bairro do Tambiá. Foi preciso muita paciência e cuidado para movimentar as enormes peças, que seguem um rigoroso padrão de qualidade e montagem, sem que elas fossem danificadas.
O próximo passo é preparar uma estrutura para içar a antena até o topo da torre da TV.No dia 24 de novembro, a emissora recebeu em suas instalações o transmissor NEC, vindo do Japão, o mesmo utilizado pela sede da Rede Globo. A instalação do novo equipamento deve ser concluída agora, com a chegada da antena Kathrein. A TV Cabo Branco é a primeira empresa a transmitir o sinal TV Digital na Paraíba e a segunda afiliada da Globo no Nordeste a implantar o sistema de transmissão digital.
Antena Kathrein do canal digital da TV Cabo Branco

Efraim acredita na promulgação da PEC 333

O senador Efraim Morais, presidente estadual do Democratas e primeiro-secretário do Senado da República, disse nesta sexta-feira, 19, que a recusa da Câmara dos Deputados em promulgar a Proposta de Emenda à Constituição que aumenta o número dos vereadores pode provocar uma crise institucional. A PEC foi aprovada pelo Senado esta semana. “De qualquer forma, se o presidente Arlindo Chinaglia não promulgar a PEC a próxima Mesa Diretora poderá fazer e aí passar vigorar a partir das eleições municipais deste ano”, declarou Efraim.
O presidente da Câmara Federal não promulgou a Proposta de Emenda Constitucional por causa de emenda ao projeto original aprovada pelo Senado. “Só quero tranqüilizar os suplentes de vereadores que se não for promulgada agora, a próxima Mesa Diretora poderá fazer sem qualquer dificuldade”.
"Se nem ao Presidente da República, que tem o poder de veto sobre a produção legislativa ordinária e complementar, é dado vetar proposta de emenda à Constituição, não seria a Mesa de uma das Casas que teria essa prerrogativa constitucional, mormente porque a referida proposta foi aprovada pelas duas casas do Congresso Nacional em dois turnos de votação".
Esse é um dos argumentos contidos no texto do mandado de segurança impetrado nesta sexta-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, contra a recusa da Mesa da Câmara dos Deputados de promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC 20/08) que cria mais de 7 mil vagas de vereadores no país. A PEC foi aprovada na madrugada do último dia 18 pelo Plenário do Senado.
No documento, assinado por Mello Filho e pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, o advogado pede ao STF urgência na análise da matéria e alega que não há condições de esperar o inicio da sessão legislativa seguinte para a promulgação da proposta, tendo em vista que a próxima segunda-feira (22) é o último dia de reunião ordinária do Congresso Nacional.
"Não há como se cogitar em aguardar a próxima sessão legislativa, não se pode tolerar sequer a distribuição ordinária desse mandado de segurança, se isso implicar em aguardar também o retorno do recesso do Judiciário. É necessário e urgente um pronunciamento imediato deste Supremo Tribunal Federal, ainda que durante o período de recesso judicial, a fim de coibir a inadmissível atitude da Mesa da Câmara dos Deputados, que não representou o desejo de seu Plenário", argumenta.
Sobre a efetivação do Major Fábio (Democratas) na titularidade do mandato, em substituição ao deputado federal Walter Brito Neto (PRB), primeiro parlamentar a ser cassado por infidelidade partidária, o senador Efraim Morais declarou o seu partido se fortaleceu no colegiado da Câmara Federal. “Nós crescemos de tamanho, o que significa dizer que podemos pleitear participação em mais comissões e, até, ocupar espaços importantes entre aqueles que têm mais visibilidade em sua estrutura, a exemplo da Comissão de Constituição e Justiça, entre outras”, enfatizou.

Dois: “… De repente as coisas mudam de lugar / E quem perdeu pode ganhar…”

Falando nisso... De acordo com Fabiano Gomes, o prefeito Ricardo Coutinho só chegou a sua festa de confraternização com a Imprensa da capital que aconteceu na quarta-feira, (17), depois que o ministro Arnaldo Versiani pediu vista nos embargos interpostos pelos advogados do governador Cássio Cunha Lima no TSE.
Alguns jornalistas que estiveram na festa promovida pelo prefeito revelaram que o sorriso de Ricardo era tão grande que todos os presentes estranharam a felicidade do alcaide. Um dos jornalistas perguntou ao prefeito se o motivo da tamanha felicidade era a permanência de Cássio no governo, Ricardo sorriu e não respondeu nada.

Cássio e Ricardo são lançados candidatos pelo presidente do PTB durante encontro estadual

A realização do Encontro Estadual do PTB nas tarde desta sexta-feira (19), no auditório do Senac, foi o início das alianças políticas para o pleito de 2010. O presidente regional do partido, deputado Armando Abílio, por exemplo, voltou a lançar a candidatura de Ricardo Coutinho para governador e Cássio Cunha Lima para o Senado. “Nessa composição o PTB vai exigir participação na chapa majoritária”, revelou Abílio.
O encontro estadual do PTB reuniu as mais expressivas lideranças do partido, mas a grande ‘vedete’ foi o prefeito de João Pessoa. “Ricardo Coutinho (PSB) é um exemplo de administração e o PTB deve adotar o seu modelo de gestão”, destacou no discurso de abertura o ex-deputado estadual Gilvan Freire.
Quando indagado se essa aliança sinalizava a pavimentação para eleições de 2010 mesmo ainda estando o PTB dividido entre o PSDB e o PSB, Ricardo Coutinho disse que "se equivocam aqueles que dividem o mundo da política em duas partes". Porém, ressaltou que todos os partidos têm autonomia para poder se posicionar em relação sobre qualquer tema que por ventura julgue importante.
“Eu não posso ser de um partido e querer interferir em outro em relação a qualquer postura que esse outro partido tenha. Agora, acho que o PTB tem construído conosco uma aliança sólida e importante. Eu estou muito satisfeito e me sinto em casa com o PTB”, disse.
Ricardo negou que o encontro tenha servido para costurar o cenário político de 2010, muito embora tenha ouvido várias vezes do deputado federal e presidente estadual do PTB, Armando Abílio a chapa prevista para as eleições futuras tendo como cabeça de chapa, seu nome para governo do Estado e de Cássio Cunha Lima para o senado.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Prefeita Flávia Galdino e os vereadores de Piancó foram diplomados ontem com grande festa

A posse dos eleitos na cidade de Piancó, em 05 de outubro próximo passado, ocorrida na noite de ontem (18) na Câmara de Vereadores de Piancó, foi bastante concorrida. Não havia mais espaços no plenário da Casa de Pe. Manoel Otaviano. A Casa estava cheia, e a população esteve presente em sua maioria.
Vice-prefeito Sales Lima e a Prefeita (reeleita) Flávia Serra Galdino, uma das mais consagradas administradoras de todo o estado da Paraíba, devido o seu comprometimento com as causas da população e sua determinação em buscar e lutar pelo desenvolvimento de toda a região do Vale do Piancó. Assi como é incansável a defesa do fortalecimento do interior paraibano, que se viu na agenda política através da sua visão progressista.
O Juiz da 32ª. Zona Eleitoral, Dr. José Mílton e todos os funcionários da Justiça estiveram presentes e fizeram as honras da entrega dos Diplomas. A prefeita Flávia Serra Galdino (PP) e seu vice Francisco Sales de Lima (DEM), foram bastantes aplaudidos pelos presentes. Emocionada a prefeita falou nos microfones e agradeceu a honraria, com os olhos lacrimejando. Vereador diplomado Antônio Leite (de terno na foto acima) tem tudo para demonstrar com dinamismo e competência uma exlente atuação parlamentar naquela casa legislativa e, principalmente, na condução dos destino da Câmara como seu presidente a partir de janeiro vindouro.
O ex-prefeito Gil Galdino, pai de Flávia, ficou todo o tempo contemplando a sua filha, e sabe lá Deus, o que se passava na sua mente naquele momento... Talvez ele imaginasse: "Estou muito feliz ao ver a minha filha tendo sucesso na vida e dando continuidade as minhas idéias..."
Estiveram presentes toda a equipe de secretários municipais, sendo destacado a Secretaria de Comunicação, na pessoa do titular Antônio Cabral, que registrou todo o evento cívico.
Pádua Leite (à esquerda) recebe diploma de vereador eleito
Logo em seguida a Sessão Especial de Diplomação, grupos se organizaram e foram comemorar no Hotel Pedro Dourada.
BlogdePiancó

O barco afundou: TSE bota água na fervura e emenda só passa valer na eleição de 2012

É minha gente, o barco da PEC 333 que passaria a valer já agora em janeiro vindouro literalmente afundou! A Associação Nacional dos Vereadores-Suplentes vai encaminhar consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de garantir a diplomação deles como vereadores titulares do mandato, depois da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, que aumenta o número de vereadores. A PEC foi aprovada na madrugada desta quinta-feira, 18, pelo Senado da República.
Apesar da aprovação da proposta que aumenta dos vereadores a medida não vai beneficiar os atuais suplentes, tendo em vista o ‘princípio de anterioridade’, ou seja, o pleito já passou e só vai valer a partir da aprovação da PEC. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem entendimento neste sentido, inclusive que os atuais suplentes, como o aumento do número de vereadores, não serão efeitivado como titulares dos mandatos.
No entanto, os limites de gastos das câmaras de vereadores não foram modificados e um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês. Com as mudanças, haverá mais 7.343 vereadores no país. O artigo suprimido e transformado em novo projeto (conhecido como "proposta de emenda à Constituição paralela") modifica os percentuais das receitas municipais que se pode destinar às câmaras de vereadores.
O senador César Borges ponderou que decidiu sugerir a supressão por entender que os percentuais que constavam do projeto reduziam substancialmente os gastos de uma parte dos municípios com seus vereadores, chegando a inviabilizar o funcionamento de muitas câmaras municipais. Afirmou anda que o artigo suprimido menciona valores em reais. Com o tempo, por causa da inflação, os gastos das câmaras acabariam alterados, mesmo sem acréscimo de população. Com a "emenda paralela", o Congresso fará nova discussão sobre tais percentuais.