Em assembléia realizada na tarde de ontem, segunda 08, na sede do Sinfemp - Sind. dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, em Olho D’água, os professores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, devido ao atraso no pagamento de salários.Diversos professores ainda não receberam os salários do mês de setembro, outros não receberam outubro e outros faltam receber o mês de novembro, além do 13º salário, o mês de dezembro, como também 1/3 de férias.
De acordo com o presidente do Sinfemp, José Gonçalves (foto), já foram impetradas várias ações na Comarca de Piancó, sendo a última uma Ação de Cobrança com pedido de liminar, solicitando o bloqueio do FUNDEB e do FPM da Prefeitura, mas até o momento ainda não foi julgada.Os demais servidores estão com salários atrasados desde o mês de agosto de 2008, a exemplo das auxiliares de serviços, vigias, garis, motoristas, agentes administrativos, servidores da saúde, dentre outros. O Município vem recebendo religiosamente os recursos do governo federal nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, apenas no mês de novembro, a Prefeitura recebeu mais de R$ 98 mil do Fundeb e no total incluindo o FPM , chegou a um valor superior a R$ 548 mil.
Segundo José Gonçalves, o que existe em Olho D’água é uma verdadeira farra com o dinheiro publico, onde a Câmara Municipal não se pronuncia, a sociedade aceita e apenas os servidores municipais reclamam, juntamente com o sindicato. Outra questão séria, destaca pelo sindicalista é a morosidade da justiça para julgar as ações que são impetradas pelo sindicato. "Primeiro que a Prefeitura tem 60 dias pra se pronunciar e mesmo assim, até a data de hoje, não conseguimos o primeiro bloqueio de contas das Prefeituras. O próprio Prefeito e seus secretários ficam ironizando, dizendo para os servidores que podem entrar com as ações na justiça, podem esperar deitados, que nada irão conseguir. Isto é lamentável", comentou Gonçalves.
O sindicato irá entrar nesta quarta-feira com uma denúncia junto ao Ministério Público da Comarca de Piancó, pedindo que a promotora entre com uma Ação Civil Pública, para bloquear as contas da Prefeitura no Banco do Brasil em Piancó, e assim assegurar esse pagamento dos meses atrasados. "Se não conseguirmos isso, o prefeito irá agir da mesma forma que vem agindo há muito tempo, ou seja, vai ao Banco, saca o dinheiro e não paga o salário dos servidores municipais. O sindicato está agindo, mas a justiça precisa ser mais incisiva nestes casos, pois foi demonstrado nos oito anos de Dr. Júlio Lopes Cavalcante a frente da Prefeitura, que os servidores nunca receberam os seus salários em dias", desabafou o presidenete do Sinfemp.
O prefeito eleito que assumirá a partir de janeiro de 2009, Dr. Chico Carvalho, já comentou que não irá assumir o pagamento dos meses atrasados deixados pelo atual gestor. Interessante é que os dois são correligionários.
marcoseugênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário