Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

R$ 1,6 milhões serão investidos na barragem Saco

Os açudes Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, e Saco, em Nova Olinda, passaram por vistoria nos últimos dias, e já foi montado projeto para obras de segurança física das duas barragens. Os recursos a serem aplicados estão orçados em R$ 3,8 milhões, numa parceria entre os governos estadual e federal. Após avaliar relatório montado pelo secretário Francisco Quintas (foto), da Infra-estrutura, o governador Cássio Cunha Lima determinou prioridade nos trabalhos de manutenção e recuperação dos parâmetros de segurança dos dois açudes. O Ministério da Integração Nacional já recebeu pedido formal para liberação de recursos.
Segundo o levantamento, os açudes de Engenheiro Ávidos e Saco devem concentrar a aplicação de investimentos de acordo com o grau de necessidade de reparos. Para o primeiro, de Cajazeiras, estão previstos recursos de R$ 2,2 milhões; já o de Nova Olinda tem orçamento na ordem de R$ 1,6 milhão. A Barragem Engenheiro Ávidos foi construída em 1936, e devido a constantes recalques, sofreu abertura em algumas juntas do maciço, obrigando a descaracterização do projeto original e sua posterior modificação por três vezes. Mesmo assim, depois das reformulações estruturais, dando maior segurança, continuam sendo detectados alguns recalques e abalos no maciço que provocam a abertura de algumas juntas. Feitos os estudos e avaliações técnicas, decidiu-se por fazer um trabalho de preservação.
Com relação à Barragem Saco, construída na década de 1980, uma empresa foi contratada para avaliar o seu desempenho, sugerindo alguns serviços preventivos. A barragem Saco é o segundo maior reservatório d’água da região do Vale do Piancó: sua capacidade hídrica é de 97,4 milhões de metros cúbicos. A barragem é uma das grandes obras hídricas do engenheiro e atual vice-prefeito de Itaporanga José Silvino, quando secretário no governo Wilson Braga, mas sua inauguração só ocorreu em 1996. Foi primeira barragem brasileira em CCR (Concreto Compactado com Rolo)

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