Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 21 de dezembro de 2008

Umberto Pereira despede-se com agradecimento e mostra conquistas do seu mandato para Santana

Um dos fatos políticos mais surpreendentes do pleito municipal deste ano foi a não reeleição do prefeito Umberto Pereira (foto), DEM, de Santana de Mangueira. A vitória consagradora em 2004 e a expressiva votação (mais de 74%) que deu a Cássio Cunha Lima (PSDB) em 2006 apontavam para o sucesso eleitoral do prefeito na luta pela reeleição. E essa perspectiva era baseada não apenas nessas conquistas eleitorais, mas, principalmente, nas conquistas administrativas. Além das importantes obras de seu governo, Umberto foi o grande baluarte da maior obra de Santana nos últimos tempos: o asfaltamento da principal via do município, a PB-306. Mas o resultado das urnas foi diferente do que se previa.
“Mas eu não guardo mágoa, nem ressentimentos, aceitei a decisão das urnas com naturalidade, embora também com surpresa, e quero agradecer aos 1.700 santanenses que nos apoiaram”, comenta Umberto, ao enfatizar que seu grupo político permanece unido e firme: fez a maioria dos vereadores e tem como um dos seus mais valiosos líderes o exprefeito Aldeci Mangueira. Prestes a deixar a administração municipal, Umberto faz uma avaliação positiva de sua gestão e apresenta algumas de suas mais importantes obras.
Saúde: aquisição de uma Ambulância Semi-UTI; veículos contratados para retirar os pacientes a outros centros médicos; duas equipes PSF; assinatura da Lei que contratou, definitivamente, quatro agentes de saúde e cinco agentes ambientais; estruturação dos dois Postos de Saúde do município; distribuição de medicamentos para diversas doenças através da Farmácia Básica; convênio com o Hospital São Vicente de Paula, em Barbalha-CE, onde toda semana são atendidos pacientes santanenses; criação do programa Gestante Saudável, o qual acompanha a futura mãe, que, juntamente com o bebê, ganha utensílios para o seu dia-a-dia. Criação do programa Cidadania Rural. Através dessa iniciativa, todos os membros das equipes de saúde visitam a zona rural identificando e solucionando os problemas das populações comunitárias.
Educação: construção e reforma de escolas; escolas equipadas com carteiras novas, equipamentos modernos e, em algumas, com informática; contratação de profissionais qualificados; qualificação de professores; e modernização do ensino municipal; implantação do ensino médio em duas comunidades da zona rural; construção e estruturação de dois Tele Centros na Escola Prefeito Francisco Braga; aumento do salário do professor em mais de 100%; aprovação da lei de Plano, Cargo e Carreira do magistério; contratação durante os quatro anos de veículos para o transporte escolar; apoio integral aos eventos estaduais: jogos escolares, competições esportivas e outros; e contratação de uma nutricionista para a elaboração de um cardápio geral para todas as escolas do município, com isso os alunos da rede municipal sempre tiveram uma merenda escolar de qualidade.
Ação Social: criação da Secretaria de Ação Social; em parceria com o governo federal, coordenação do Bolsa Família; criação do PAIF; Casa da Família, Programa Agente Jovem, Pro-jovem e atendimento ao idoso; em parceria com o governo do estado, reforma e ampliação da Área de Lazer Educacional, onde funciona todos os programas sociais; contratação de profissionais qualificados para o atendimento às ações da área social: assistente social, psicóloga, fonoaudióloga e outros; implantação do Conselho tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolecente; em parceria com o governo federal, implantação do programa Segundo Tempo; e em parceria com os governos estadual e federal, criação do PETI, que atende cem crianças.
Outras conquistas: em parceria com o governo do Estado, concretização do asfaltamento da estrada que liga Ibiara a Santana de Mangueira; construção de mais de duzentas cisternas na zona rural; construção de dez poços artesianos na zona rural; reforma, ampliação e modernização da Praça da Matriz Senhora Santana; construção de um conjunto habitacional com 34 casas; apoio integral às festividades sociais no município (Festa de Santo Expedito, Festa de Senhora Santana e Festa de Emancipação Política); e apoio integral aos servidores públicos municipais: pagamento do Salário mínimo, contra-cheque, salário família, INSS, FGTS e PASEP.
Agradecimento: Conforme Umberto, tudo que foi possível realizar em Santana de Mangueira nesses últimos quatro anos, ele correu atrás e realizou. “Fiz tudo o que estava ao meu alcance e acredito que o município avançou nesta gestão”, comenta o prefeito, ao tecer agradecimentos a todos os que colaboraram com o seu governo. “Quero agradecer a todos os funcionários municipais, secretários, auxiliares e à Câmara Municipal, a todos os vereadores, pelo trabalho e apoio à nossa gestão”. Umberto Pereira vai permanecer no DEM e continuar vivendo em sua terra, Santana de Mangueira, onde fará um trabalho de oposição a partir de janeiro, juntamente com seus vereadores e demais líderes do grupo.
Em termos pessoais, Umberto vai ficar à disposição do governo Cássio e retomar seu curso de Direito no próximo ano.
FolhadoVale

Nenhum comentário: