Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Emepa apresenta pesquisas com forrageiras como fonte alimentar para caprinos e ovinos

Com o objetivo de fazer um intercâmbio maior entre agricultores, pecuaristas, empresas e os parceiros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (BNB, Banco do Brasil, Faepa e Fetag), o secretário Carlos Dunga promoveu, nesta sexta-feira (12) um encontro de trabalho na Fazenda Experimental da Emepa Pendência, no município de Soledade, no Cariri. “O governador Cássio determinou que a Secretaria realizasse encontros como esse em todas as fazendas do Estado”, comentou, adiantando que a Emepa aproveitou para apresentar novas tecnologias para alimentação balanceada utilizando a vegetação da caatinga para caprinos e ovinos, como também para o melhoramento genético.
Durante o encontro as pesquisadoras da Emepa – Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba apresentaram ao secretário Carlos Dunga e aos criadores rurais as pesquisas que estão sendo desenvolvidas com forrageiras como fonte alimentar para caprinos e ovinos. Entre elas destacam-se o farelo de palma para substituir o milho na composição da ração para dieta de terminação ou engorda; e o feno de marmeleiro, que é uma planta invasora. Com essa alimentação ficou comprovado que o animal tem um ganho de peso de 180g dia. Com o restolho do abacaxi em 50% da ração, o animal tem um ganho de peso de 200g dia; já a maniçoba auxilia na engorda e na produção de leite.
O presidente da Emepa, itaporanguense Miguel Barreiro (o gordinho de camisa quadriculada no centro da foto acima), aproveitou a oportunidade para informar os produtores que existe crédito, assistência técnica, insumos (tecnologia, recursos e assistência). “Nosso objetivo é aumentar a atividade econômica e agregar valor e qualidade ao produto. Temos um bom plantel de raças: caprinos como Santa Inês, Moxotó, Rabo Largo. Temos raças importadas dos Estados Unidos, Africa do Sul e Austrália”, garantiu. Segundo ele, a raça Dâmara, que foi importada da África, está se adaptando muito bem ao cariri paraibano; o caprino apresenta um rabo de gordura que é absorvido pelo animal quando tem dificuldade para encontrar alimento nutritivo.

Nenhum comentário: