Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 14 de dezembro de 2008

Mensagem de Domingo: pelo Prof. João P. Filho

Lúcifer, o portador de luz, era um belo anjo que não estava feliz de estar próximo de Deus, o Eterno Jeová, o Pai e Fonte de toda a luz. Satanás queria estar acima de Deus. Ele não estava satisfeito em prestar adoração a Deus Jeová. Queria ocupar o trono dele.
De acordo com o profeta Ezequiel (28:12-15), não havia entre os anjos alguém que tivesse a beleza e a maldade de Satanás: “Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam... Caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado, até que se achou maldade em você”.
Os anjos, como os humanos foram criados para servir e adorar a Deus Jeová. Foi dado aos anjos, como aos humanos, o livre-arbítrio. Do contrário, como eles poderiam adorar. Tanto o profeta Isaías como Ezequiel descrevem um anjo mais poderoso do que qualquer humano, mais belo do que qualquer criatura, porém mais tolo do que qualquer ser que já tenha existido. Seu orgulho foi a razão de sua queda. Uma vez que tentou ser como Jeová Deus, Satanás se afastou de Deus e passou a história tentando convencer-nos a fazer o mesmo. Não foi essa a estratégia que ele usou com Eva? “Vocês serão como Deus. Ele prometeu”, Gênesis (3:5).
Satanás não mudou. É tão egocêntrico agora como era naquele tempo. Mesmo quando o coração de Lúcifer era bom, ele era inferior a Deus. Todos os anjos são inferiores a Deus. Satanás não tem nenhum poder, exceto o poder que Deus permite. Ele preferiria que você nunca ouvisse as palavras de João: “Aquele que está em você (O Espírito de Deus) é maior do aquele que está no mundo (o diabo)”, 1º João (4:4).
Mesmo quando parece vencer Satanás perde. Uma parte do coração de Satanás é a frustração que ele sente em servir, sem querer, como uma ferramenta para criar um jardim para Deus. Satanás é usado por Jeová Deus para aperfeiçoar os fiéis. 1º Samuel (18:10) diz: “No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe em sua casa. Se Saul não bebia do cálice da bondade de Deus, que passasse então um tempo bebendo do cálice da fúria do inferno. Que ele seja levado ao desespero para que possa ser trazido novamente para os braços de Deus”.
Por mais drástico que pareça, Deus, na verdade, permitirá que uma pessoa vivencie o inferno na terra na esperança de despertar a fé dessa pessoa. O amor Santo faz a escolha difícil que consiste em levar o filho a sofrer as conseqüências de sua rebeldia. A disciplina deveria resultar em misericórdia, não em miséria. Alguns Santos são despertados por uma tapinha no ombro, enquanto outros precisam de um bofetão na cabeça. O Santo habita um nível diferente daquele em que o restante de nós vive. O que nos assusta não o assusta, o que nos preocupa não o preocupa.
Ao buscar Deus, você faz o mesmo. Quando você tem em perspectiva o nosso Deus, se concentra naquele que vence qualquer tempestade que a vida pode trazer. O barco da fé viaja em águas tranqüilas. A crença anda nas asas da espera. Deixe que Deus seja Deus. Deixe que ele banhe em sua glória para que tanto seu fôlego como seus problemas sejam absorvidos de sua alma. Fique quieto e saiba que Jeová é o Altíssimo e Santíssimo Deus, o Deus do impossível. Só Jeová é Deus. Ele está no controle. A Bíblia diz que Deus nos ama.
Quando Jeová Deus enviou seu filho Jesus para salvar a humanidade do pecado, ele colocou uma ponte sobre o abismo que nos separava. Você precisa seguir a Jesus. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”, João (14:6). Jesus disse: “Eu sou a ponta, se alguém entrar por mim será salvo”, João (10:9). Quem recebe, pela fé, Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador recebe muitas dádivas de Deus. Torna-se filho de Deus, tem seus pecados perdoados, tem paz e vida eterna.

Professor João P. Filho

Nenhum comentário: