Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 3 de abril de 2010

Sem quórum na sessão de hoje Zé Queiroz tem seu pedido para apresentação de chapas 72horas antes da eleição da Mesa Diretora, no dia 11, arquivado

A manhã deste sábado (03) estava reservada para o atual presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, vereador Zé Queiroz (PMDB), como o dia "D", com a realização de sessão extraordinária, para o requerimento apresentado por ele com objetivo de mudar, mais uma vez, o Regimento Interno da Casa à fim de estabelecer prazo de 72 horas antes do início da sessão do próximo dia 11 (domingo) para apresentação das chapas concorrentes à Mesa Diretora (Biênio 2011/2012).
O requerimento foi aprovado por 6 X 1 em 1º turno na sessão do último dia 20, do mês passado, ficando para hoje o 2º turno da votação. Na oportunidade, Zé Queiroz alegou que o requerimento visava "acabar com as andanças de vereadores nas véspera da eleição em buscar de formar chapas alternativas as já oficializadas". Para tanto, Zé Queiroz olhou para os colegas e disparou que "quem tivesse moral e ética aprovava o requerimento".
Em janeiro de 2009, Zé Queiroz se rebelou contra seu partido (o PMDB) e foi eleito para o biênio 2009/2010 com o apoio da base de situação. Na época, o vereador Zé Valeriano (PTB) era o candidato à Presidência e contava com o apoio do ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), que garantiu os votos do PMDB para elegê-lo. Dormiu eleito e amanheceu derrotado numa ação de Zé Queiroz, que hoje apela pela moralidade e ética. Agora ele pleiteia do PMDB a fidelidade que ele não demonstrou ter em janeiro de 2009.
Na sessão do último dia 20/03, Zé Valeriano foi único voto contrário à proposta de Zé Queiroz. Na sessão deste sábado (03) Zé Queiroz ficou esperando das 9h até o meio-dia pela presença de vereadores para formar quórum e votar o 2º turno do requerimento. No entanto, estavam presentes apenas os vereadores Herculano (PTB) e Zeca da Encarnação (PMDB), ambos votam na reeleição de Queiroz.
Os vereadores tucanos Saulo e Erivaldo chegaram na Câmara, mas, apenas estavam como expectadores já que por falta de quórum não houve sessão. O vereador Duvan (PMDB) chegou à Câmara mas saiu rapidamente. Com o celular grudado no ouvido Zé Queiroz tentou em vão conseguir a presença de, pelo menos, outro vereador para iniciar a sessão. Sem sucesso.
Agora, restará apenas a própria sessão do próximo dia 11 (domingo) quando será realizada a eleição antecipada para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. Pelo resultado da preliminar de hoje, Zé Queiroz está na corda bamba. Zé Valeriano que com moral, ética e coerência a seus princípios foi voto vencido no 1º turno da matéria já declarou que vota contra Zé Queiroz em qualquer circunstância.
Portanto, a semana que vem deve ser de muita articulação e negociações para eleger um novo, ou reconduzir o atual, comando na Câmara Municipal. E como não foi possível realizar a sessão extraordinária, esta manhã, vale o que diz o Regimento Interno: As chapas concorrentes podem ser apresentadas até trinta minutos antes do início da sessão para eleição da Mesa.

Nenhum comentário: