Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Após colocar 14 oficiais à disposição de prefeituras governo promove 34 na 4ª-feira pra poder nomear Jarlon Cabral novo Comandante Geral da PM

Atual CMTG Monteiro, governador Maranhão e o Chefe da Casa Militar, TC Jarlon
Todos sabem que para um Oficial/PM ser alçado ao cargo de Comandante Geral da coorporação este deve ser Coronel. O governador José Maranhão (PMDB) iniciou esta semana empossando novos auxiliares dentro da mini-reforma que promove, no entanto, especula-se que deseja para o Comando Geral da Polícia Militar o atual Chefe da Casa Militar, Jarlon Cabral Fagundes. Qual impedimento? Jarlon é Tenente-Coronel. Como resolver? Promovendo-o Coronel.
Pois bem, num levantamento feito pelo jornalista Luís Tôrres, a esquematização para isso foi montada. Cerca de 14 Oficiais da PM foram colocados à disposição de quatro prefeituras: Curral de Cima (uma coronel, quatro capitãs e dois sargentos), Conde (um coronel e dois capitãs), Alhandra (dois coronéis) e (dois capitãs). Todos, claro, através de boletins internos assinado pelo atual Comandante Geral da PM, coronel Wilde de Oliveira Monteiro. Essa operação acabou por provocar a abertura de vagas para promoção de oficiais, sem que haja falecimento ou aposentadoria do oficial da ativa, resultando no inchaço da folha.
No último dia 17 de março passado, boletin da PM divulgara os nomes de 29 tenentes-coronéis aptos, por merecimento, a tornarem-se coronéis. Entre os beneficiados, com as futuras nomeações, está justamente o tenente-coronel Jarlon Cabral, que será nomeado, junto com outros 34 oficiais, na próxima quarta-feira (21). Após essa fase é só nomeá-lo novo Comandante Geral da Polícia Militar. Jarlon não constava na lista uma vez que ele seria o 34º coronel, por merecimento, e o número não ultrapassa a 29ª vaga.
O deslocamento de cinco coronéis a prefeituras permitiu a ascensão do atual chefe da Casa Militar para a lista dos futuros promovidos. Resultado: boletin da PM do dia 5 de abril traz o aumento do número de tenentes-coronéis. E o nome de Jarlon Cabral Fagundes na 34ª vaga. O interessante é que Jarlon foi nomeado tenente-coronel por Maranhão em abril de 2009. Ou seja, exato um ano, ele já estará subindo de patente. A ampliação não ocorre apenas com coronéis. O boletin do dia 5 de abril aumenta vagas para majores e capitães e coronéis do Quadro de Oficiais de Saúde.
Informação extra-oficial colhida pelo blog dá conta de que todo esse pessoal voltará aos quadros da PM assim que as promoções desta quarta forem efetivadas. Abaixo, veja lista de oficiais “agregados” às prefeituras e seus respectivos cargos:
Curral de Cima
Cel Christiane Wildt Cavalcante Viana - nomeada assessora de gabinete (30 de março de 2010)
Cap Anna Luíza Marinho Pereira – nomeada diretora executiva (15 de abril de 2010)
Cap Marckson Almeida de Lima – nomeado diretor de Planejamento Urbano (15 de abril de 2010)
Cap Silvana Simões Velloso Schuler – nomeada assessora da prefeitura (15 de abril de 2010)
Cap. Tereza Neuma Araújo Medeiros – nomeada assessora da prefeitura (15 de abril de 2010)
1º Sgt. Severino Ramos da Silva Nascimento – nomeado diretor da Cidadania (5 de janeiro de 2010)
1º Sgt. Moisés Firmino dos Santos – nomeado assessor da prefeitura, para ficar à disposição da Emater ( 14 de abril de 2010)

Conde
Cel. Adelmar Viangre Régis – nomeado assessor técnico (26 de novembro de 2009)
Cap. Ronaldo Bezerra de Queiroz – nomeado assistente de gabinete da prefeitura (15 de abril de 2010)
Cap. Roberto Cavalcanti Ciraulo Júnior - nomeado assessor de gabinete da prefeitura (15 de abril de 2010)

Alhandra
Cel. Thaelmam Dias de Queiroz - nomeado diretor da Demutran (26 de novembro de 2009)
Cel. Fábio de Almeida Gomes – nomeado diretor do Hospital Municipal (5 de março de 2010)

Araçagi
Cap. Cícera de Carvalho Xavier Reichert - nomeada assistente de gabinete da prefeitura (15 de abril de 2010)
Cap. Herberth Régis de Araújo – nomeado assistente de gabinete da prefeitura (15 de abril de 2010)

da Redação com Luís Tôrres

Nenhum comentário: