Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sem Terra marcham no Sertão e fazenda em Ibiara é ocupada por cerca de 60 famílias

Neste momento, 300 famílias saem em marcha do município de Uiraúna, seguindo pela estrada que vai de Uiraúna a Sousa. As famílias seguem em direção a uma fazenda da região, no sertão do estado. Na manhã desta segunda-feira (12), em torno de 60 famílias ocuparam a fazenda Riachão no município de Ibiara. A fazenda pertence a Tarcisio Marcelo, e é uma área totalmente improdutiva. O acampamento esta nas margens da PB que liga o município de Ibiara ao de Diamante.
Neste domingo (11/04), os trabalhadores rurais Sem Terra da Paraíba deram inicio a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no estado, em torno de 60 famílias ocuparam a Fazenda Mubamba do Rangel, localizada no município de Santa Rita. De propriedade de Eurico Rangel, a fazenda possui 1200 hectares improdutivos, e apresenta varias dividas trabalhistas. Essa não é a primeira vez que o MST ocupa a área, a primeira ocupação no local ocorreu em 2004, e foi marcada por uma reintegração de posse bastante violenta por parte do proprietário.
Durante o mês de abril varias ocupações, mobilizações, atos, marchas, além atividades no meio urbano irão ocorrer. Jornada Nacional de Lutas A Jornada Nacional de Luta Por Reforma Agrária que ocorre todo ano no mês de abril tem como foco homenagear os 19 trabalhadores Sem Terra mortos pela ganância do latifúndio em Eldorado dos Carajás no ano de 1996. O dia do massacre, 17 de abril, ficou marcado no Brasil como o Dia Nacional de Luta por Reforma Agrária. Os assassinatos no campo são marcados pela impunidade de seus mandantes, segundo dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra) de 1985 até 2009 ocorreram no Brasil o assassinato de 1546 trabalhadores rurais, destes apenas 85 casos foram julgados. (Ascom)

Nenhum comentário: