Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Marleno Barros poderá assumir mandato se Manoel Jr e Marcondes Gadelha forem cassados pelo TSE, que deve iniciar julgamento amanhã

A cidade de Itaporanga poderá a partir de amanhã voltar a sonhar em ter um representante na Câmara dos Deputados. É que o ministro Marcelo Ribeiro, relator do processo que pede a cassação do deputado federal Manoel Júnior (PMDB) por infidelidade partidária, concluiu o parecer sobre o caso e enviou o processo para julgamento, que pode acontecer já na sessão plenária desta terça-feira (20).
A assessoria do ministro não adiantou a decisão e informou que o parecer do relator sobre o caso só será conhecido durante a sessão plenária. A ação (Pet 3028) foi movida pelo primeiro suplente do PSB, o patoense Bonifácio Rocha de Medeiros, que ingressou no dia 17 de novembro de 2009, no TSE, com uma Ação de Declaração e Decretação de Infidelidade Partidária contra os deputados Manoel Júnior (PMDB) e Marcondes Gadelha (PSC).
Como são dois deputados na berlinda o segundo suplente, no caso, é o ex-prefeito de Itaporanga (final da década de 1970) Manoel Marleno Barros (foto) que teve arquivado em 1º de novembro do ano passado, pelo próprio Marcelo Ribeiro, uma ação com mesmo objetivo. O ministro entendeu, à época, que o segundo suplente não tem legitimidade para propor a ação, uma vez que já tramita no TSE uma ação do primeiro suplente Bonifácio Rocha tratando do mesmo assunto.
Portanto, se o pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir cassar os mandatos de Manoel Júnior e Marcondes Gadelha as cidades de Patos e Itaporanga passarão a ter representante na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário: