Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 24 de abril de 2010

Coluna Vale do Piancó no Jornal da Paraíba de hoje

Confira a seguir a coluna Destaque Vale do Piancó, publicada na edição deste sábado (24) no jornal da Paraíba, sob comando do amigo Quinca Remígio:
Saúde Mental I - O município de Piancó, desde 2005, é polo de saúde regional. Com hospitais, Consórcio de Saúde, Caps, além de outras referências na área. Porém, um entrave causou perplexidade à região: a Ala Psiquiátrica continua fechada desde o ano passado e o Estado nega o credenciamento para sua reabertura.
Saúde Mental II - Durante a primeira Conferência Regional de Saúde - realizada em março com a presença de vários secretários municipais de Saúde da Paraíba, médicos, psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, assistentes sociais, além de outros profissionais da área - a decisão foi unânime sobre a reabertura da Ala Psiquiátrica.
Saúde Mental III - Os mais diversos atendimentos e tratamentos psicossociais realizados no município de Piancó é reconhecido por diversas cidades no Sertão paraibano, que tem em sua população seus familiares atendidos com distúrbios mentais, problemas com álcool, drogas e surtos de urgência e emergência.
Saúde Mental IV - Sobre o novo modelo de atendimento da Ala Psiquiátrica, o modo de tratar os pacientes de maneira mais humana e familiar e que não deve se restringir apenas à medicação. A secretária de Saúde do município, Valdeni Salviano, também disse que é preciso uma decisão urgente sobre o impasse, evitando mais danos para a sociedade.
Saúde Mental V - Diante da gravidade desses fatos, a prefeita Flávia Galdino, de Piancó, a população, os profissionais da saúde e com apoio do presidente da Associação dos Prefeitos do Vale do Piancó, foi realizada uma manifestação pública em favor da reabertura da Ala. Cerca de 50 municípios referenciados para atendimentos estão prejudicados.
Piancó - A prefeita Flávia Serra Galdino viajou na última quinta-feira a Brasília. Em apenas duas semanas, ela foi até a capital federal por duas vezes em busca de recursos para o município. Em contato com assessores mais próximos, a coluna foi informada que em breve Piancó deverá receber mais recursos federais.
Piancó II - Apesar de a oposição fazer fogo cerrado sob a atual administração, Piancó encontra-se entre os municípios aptos a receber verbas federais um duro golpe para quem acreditava que o município figurasse na lista dos que não podem receber recursos públicos da União.
Educação fiscalizada - Uma polêmica tomou conta das discussões da mídia regional e da população do Vale do Piancó, a secretária de Educação do município de Piancó, Rita Ferreira Lopes, está sendo acusada de praticar algumas irregularidades. Entre elas, a de matricular alunos ‘falsos’ e incinerar milhares de livros.
Educação fiscalizada II - Durante dois dias, a reportagem da Coluna procurou conversar com a secretária sobre as acusações, porém, ela informou que já foi ouvida por quem a acusa e só fala sobre o assunto após a conclusão das investigações da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Piancó.
Santana dos Garrotes - O prefeito de Santana dos Garrotes, José Alencar Lima, antecipou a feira livre do município para ontem devido a um grande evento que a cidade está realizando durante todo o dia de hoje. Segundo o prefeito, o Encontro de Casais com Cristo de todo o Sertão paraibano vai discutir temas sobre a família, educação e religião.
Santana dos Garrotes II - Este ano, segundo o assessor de comunicação da prefeitura, Ary Ramalho, o prefeito pretende realizar grandes conquistas na cidade. Ele destacou a aquisição de uma van escolar, de um veículo Fiat Uno, de material escolar, ambulância e computadores para as escolas municipais.
Santana dos Garrotes III - E mais, com o pouco inverno, o prefeito José Alencar se apressou em buscar soluções alternativas para o problema. Ele conseguiu, através da Conab, toneladas de sementes de feijão, para serem distribuídas com a população de baixa renda. Santana é um dos municípios nordestinos campeão no plantio do arroz vermelho. A solução seria o melhor aproveitamento dos grãos na pré-safra.
Desenvoltura - Uma entrevista, semana passada, chamou a atenção dos ouvintes. O entrevistado era o diretor de uma escola municipal, o professor Manoel Gelson. Com desenvoltura e muita segurança nas respostas, ele falou dos avanços que a escola ganhou e ressaltou que o sucesso de tudo se deve aos seus funcionários.
Catingueira - O blog ‘Catingueira Online’ configurou esta semana como um dos mais acessados da Paraíba e o primeiro no Vale do Piancó. Segundo informações do seu proprietário, Tardelli Pires, o blog divulga matérias da região e cobre praticamente todos os fatos recentes com imparcialidade.
Esportes - Os esportistas da região aguardam com ansiedade a conclusão do estádio de futebol de Piancó. Ao que parece, ainda vai levar um tempo para que a praça de esportes possa ser entregue. Há mais de três meses que uma parte da parede do estádio caiu e ninguém percebeu o detalhe.

Nenhum comentário: