Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 18 de abril de 2010

História do 'candago' piancoense Dedé Lacerda é capa de reportagem do Correio Braziliense

50 bravos candangos: nas nuvens, com seu Dedé O carpinteiro José Rodrigues Lacerda trabalhou nas duas perigosas torres do Congresso Nacional. Viu muito operário despencar para a morte e, várias vezes, pensava que os edifícios estavam caindo. Era uma brincadeira do céu
Conceição Freitas
Publicação: 17/04/2010 07:09 Atualização: 17/04/2010 07:23 Aos 75 anos, Lacerda se orgulha de ter trabalhado pela capital. E observa: "Brasília pra mim é uma mãe, mas tem muita gente maltratando minha cidade"
Quando estava nos andares mais altos do 28, as duas torres do Congresso Nacional, o carpinteiro José Rodrigues Lacerda, seu Dedé, viu o edifício balançar como quem estava desabando para o lado. Teve ímpeto de descer correndo as estruturas de ferro, mas logo percebeu que havia sido ludibriado pelas nuvens. Para os candangos que trabalhavam no teto do mundo, o movimento das nuvens provocava a ilusão de que o 28 estava caindo. Sensação que se agravava com o fato de que era rotineira a queda de operários da obra de concreto mais alta do Plano Piloto.
“Vi muita gente morrer, era normal. Eu ficava triste, mas aguentava. Eles pagavam bem. Teve um dia em que caíram 25 do elevador manual. Ele era preso num cabo de aço, mas era muito perigoso porque, na hora em que tocava a sirene, todo mundo saía correndo. E tinha uns muito agressivos. O cabo arrebentou e o elevador foi parar lá embaixo”, lembra seu Dedo, paraibano de Painço, 75 anos, morador de uma bonita casa num condomínio do Grande Colorado — “um palacete”, ele diz.
O carpinteiro que martelou pregos nas armações de madeira que receberam o concreto que compôs as duas torres do Congresso trabalhou também nas obras do Hospital de Base e nas da Rodoviária. Foi fichado em empresas construtoras, mas gostava mesmo era de trabalhar vinculado aos gatos, subempreiteiros que faziam contratos com as construtoras: “Eles pagavam mais e tratavam a gente melhor”.
Seu Dedé é um bravo candango com uma singularidade: ele tem deficiência auditiva. Não ouve nada, mas é craque em leitura labial. E fala com a quase perfeição dos não surdos. A perda da audição começou na infância: o pai contava que ele caiu num córrego e furou os tímpanos. Mas a mulher de seu Dedé, dona Joana, tem outra versão: quando criança, seu marido teve uma grave infecção no ouvido e a mãe dele tentou curá-la com alho amassado. Por ser muito ácido, o alho acabou furando os tímpanos do menino. A infecção inicial havia atingido os dois ouvidos e com o tempo a surdez, antes parcial, foi se agravando até que, por volta dos 30 anos, seu Dedé perdeu toda a audição.
Surdo, não incapaz
A surdez parcial, porém, não o impediu de participar da construção de Brasília. Seu Dedé diz que não escondia de ninguém a deficiência. O encarregado, em geral, dizia: “Vamos ver o que você sabe fazer”. O carpinteiro, então, cumpria suas funções e a audição perdia importância. Quem se preocupava com a singularidade de seu Dedé era seu pai, Manoel. Ele não queria que o filho viesse para Brasília. “Cheguei a tomar dinheiro emprestado com um camarada para fugir, mas ele foi lá e deu parte pro meu pai.” Faltava quase um ano para a inauguração da nova capital, quando, finalmente, Dedé conseguiu convencer o pai a deixá-lo vir para o Planalto Central.
Quatro anos depois, ele voltou a Piancó para se casar com Joana, namoradinha da adolescência de quem havia ficado noivo durante uma das visitas à terra natal. “Tinha tido a revolução, a guerra, aqui em Brasília, ele queria ficar na Paraíba”, conta dona Joana. Por falta de oportunidade de trabalho, seis meses depois, o casal desembarcava em Brasília. Ele foi trabalhar de barbeiro e ela, de costureira. Seu Dedé conta que aprendeu a ler sozinho, perguntando ‘que letra é esta?’ e juntando a b. A família da mãe dele era letrada e o pai, apesar da pouca instrução, teve o cuidado de contratar professoras para educar os oito filhos. Mas ninguém queria ensinar o garoto surdo a ler e a escrever. “Diziam que eu era mouco” (no dicionário, mouco quer dizer “aquele que não ouve ou ouve muito pouco”). Ele diz que foi juntando as letras até aprender, sozinho e em um ano, a ler e a escrever. Dona Joana diz que o marido é apenas surdo, mas muito inteligente.
Na batalha
Quando é apresentado a alguém, seu Dedé pergunta: “Você sabe conversar com surdo?”. Basta, então, ficar a uma proximidade de um metro, um metro e meio dele, de frente, que seu Dedé consegue entender tudo o que seu interlocutor diz. Ele conta que é mais fácil decifrar o que dizem os lábios de uma mulher. Os homens, segundo seu Dedé, falam com a boca voltada para dentro.
Durante pouco mais de 30 anos, o carpinteiro que depois virou barbeiro usou aparelho de surdez, sobre o qual tem severas críticas. “Em vez de ajudar a gente, o aparelho quer que a gente ajude ele.” Seu Dedé se lembra da tortura que era participar, por exemplo, de um jantar com 10 pessoas. A voz de todas elas ressoava no mesmo volume e ao mesmo tempo no cérebro dele. “A gente tenta falar isso para os médicos, mas eles acham que não têm mais nada pra aprender.”
Seu Dedé e dona Joana tiveram cinco filhos. Um morreu logo após o parto, dois são professores, um é funcionário da Eletronorte, o outro é do Ministério Público Militar e a caçula trabalha na Câmara Federal. A família morou a vida toda, desde 1965, em Sobradinho, e de lá seu Dedé e dona Joana se mudaram para uma casa de condomínio. Os dois trabalham até hoje, ela na costura, ele na navalha. Têm seis netos. “Brasília pra mim é uma mãe, mas tem muita gente maltratando a minha cidade”, conclui.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/17/cidades,i=186778/50+BRAVOS+CANDANGOS+NAS+NUVENS+COM+SEU+DEDE.shtml

Nenhum comentário: