Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

TSE arquiva ação contra Manoel Júnior movida pelo segundo suplente do PSB, Dr. Marleno Barros

O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), arquivou ontem (1) a ação do segundo suplente de deputado federal pelo PSB Manoel Marleno Barros, que pede a perda do mandato do deputado Manoel Júnior por infidelidade partidária. Dr. Marleno Barros (foto), ex-prefeito de Itaporanga, deu entrada na ação poucos dias atrás.
Ele alega que Manoel Júnior se desfiliou do PSB sem justa causa e que não teria havido perseguição ou alteração de programa partidário. Para o ministro Marcelo Ribeiro, o segundo suplente não tem legitimidade para propor a ação, uma vez que já tramita no TSE uma ação do primeiro suplente Bonifácio Rocha tratando do mesmo assunto.
O TSE tem entendido que nos casos de pedido de perda de mandato por infidelidade partidária, apenas o 1º suplente do partido detém legitimidade ativa, decorrente da expectativa imediata de assunção ao cargo.
“Note-se que o interesse jurídico do segundo suplente estaria subordinado a eventual reconhecimento de infidelidade partidária e decretação da perda do mandato eletivo do deputado titular e do primeiro suplente, hipótese que não se afigura nestes autos”, disse o ministro.
Lana Caprina

Nenhum comentário: