Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A dor de uma mãe com filhos no braço sem ter o que colocar na mesa. Pedimos ajuda, os ouvintes atenderam e ela veio para amenizar a situação...

No Show de Notícias - da manhã, programa apresentado por este editor e levado ao ar das 7h às 8h pela Rádio Pedra Bonita FM, desta quinta-feira (10), recebemos a visita emocionante da dona de casa Francisca P. da Silva (24 anos) acompanhada de seus três filhos: duas meninas (uma de três e outra de dois aninhos) e um menino (de apenas 24 dias de nascido) - (foto), com um grave mas ao mesmo tempo corriqueiro problema: A FOME.
Ainda de resguardo, essa mãe chegou à minha frente chorando em busca de ajuda. Não tinha a mínima idéia de como alimentar essas crianças no dia de hoje. Nem ao menos um copo de leite tinha em casa para dividir entre os pequeninos. Uma situação de sofrimento que chocou-me. Então, assim como outras campanhas que já fizemos na emissora, solicitei ajuda aos ouvintes com urgência para este caso, por conter três inocentes seres humanos nessa situação.
E mais uma vez os ouvintes não mediram esforços e atenderam o nosso pedido. Em poucos minutos conseguimos diversos itens alimentícios (em destaque), que não resolve o problema mas, pelo menos, ameniza a situação, pois daremos a oportunidade dessa família ter o que comer pelos próximos dias. E esse é o nosso papel como comunicador, como uma emissora que serve à comunidade, que existe para momentos como este.
Não podemos fechar os olhos para essa realidade. Há pessoas a passar fome. Mas ninguém sabe quantas porque muitas delas escondem-se atrás da vergonha de pedir ajuda. Instituições, por exemplo, dizem que flagelo está a aumentar com o desemprego. E desempregado, o marido dessa mãe que nos procurou hoje de manhã pouco pode fazer. Pior, há anos que o desemprego não lhe dá tréguas. ”Não tive ajuda de mais ninguém”, confessa, aos 40 anos de idade.
Mas graças a Deus, sensibilizada com o drama desta família a massa de ouvintes do nosso programa não nos faltou nesse momento e a ajuda veio. Conseguimos, para esta família, de comida até roupas para as crianças, inclusive até um bico (emprego), como servente de pedreiro, nos foi prometido para o marido dessa pobre mãe de família. E nós agradecemos muito. Pois, nas casas onde não há pão, a chegada da ajuda alimentar é “uma alegria”. Sobretudo para as crianças, a quem o estigma da falta de condições marca para a vida. Para as pequeninas, o dia de hoje é especial, se é que assim podemos dizer.
Vieram com a mãe, buscar ajuda alimentar. A maiorzinha tem apenas três aninhos, a alegria estava estampada no rosto porque no regresso a casa haverá comiga, do que habitualmente na mesa. Os olhos delas não largavam os cereais e as bolachas. É mais um caso gritante de falta de meios. Uma mãe, com marido desempregado e três bocas (entre três anos e alguns dias), para alimentar com o que consegue de ajuda.
É a vida! Vivemos uns dias melhor e outros pior. Difícil é os filhos pedirem comida e não ter o que lhes dar. Baixa o rosto. Recompõe-se, afaga as pequenas e sai porta fora, com os sacos. Pelo menos nos próximos dias, essa mãe vai ter comida para alimentar os filhos! E ela é uma entre tantas a pedir apoio para pagar as contas da água, os alimentos, roupa e mesmo produtos de higiene. São famílias que lutam dia-a-dia por uma refeição e, em alguns casos, por um pouco de pão.
O ser humano não pode viver sem dignidade, não pode viver com fome, a situação é absolutamente excepcional e para casos excepcionais, soluções excepcionais. Ora, Fome mata! São os alimentos que desperdiçamos, por exemplo, que podia alimentar milhares de pessoas, que neste exato momento estão sentindo muita dor no estômago, estas crianças choram de fome de quem não tem sentimento por um ser tão inocente que não sabe o porque estar passando por esta situação.
A fome é uma coisa muito ruim de se lidar, muitas pessoas comem bem. E outras simplesmente comem o resto que aquelas comeram. Eu, por exemplo, agradeço todos os dias a comida que está em minha mesa. Acredito que ficar olhando para o umbigo das outras pessoas não vai adiantar, temos que olhar para nós mesmos e perceber o que estamos fazendo para ajudar a acabar com a fome... A fome é um problema de todos. E esse momento de hoje pela manhã é um pouco daquilo que posso e devo fazer. E a Rádio Pedra Bonita FM estará sempre prontificada para fazer a sua parte.
Quem não tem nada gostaria de ter um pouco, no entanto quem tem muito até o pouco que o outro tem lhe tira, porque o seu desejo é de ter mais. Quando a população deixar de ser egoista e começar a pensar mais no seu próximo do que em si próprio então teríamos aí um belo começo para o problema da fome.

Nenhum comentário: