Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Toim da Loja diz que o PMDB de Itaporanga terá nome a deputado estadual mas rechaça Expedito Leite: "não voto nele de jeito nenhum"

O ex-vereador Toim da Loja (foto), de Itaporanga, em entrevista a Cláudio Nepó, nesta quinta-feira (31) disse que o Vale do Piancó terá um candidato deputado estadual dos quadros do PMDB de Itaporanga, nas eleições de 2010, mas que esse nome não necessariamente tem que ser o superintendete do Dnit-PB, o itaporanguense Expedito Leite. Há mais de duas décadas Toim é um das lideranças de proa do partido, que mais tem dado $u$tentabilidade aos 'companheiros' da região quando de suas respectivas campanhas. Ao lado do ex-prefeito Judivan Lopes (Galego do Caiana), da cidade de São José do Caiana, Toim vem mantendo um PMDB forte no Vale do Piancó durante esse tempo.
Mas desde a saída do ex-deputado Djaci Brasileiro, hoje prefeito de Itaporanga, que o partido não tem representação na Assembléia oriundos do Vale. Diante dessa necessidade, o ex-vereador anunciou, como opções, o seu nome e o do ex-prefeito Antônio Porcino (itaporanga) para a disputa estadual. Não estando entre suas pretensões votar em nomes de fora. "Mesmo reconhecendo que não votei em Djaci na campanha passada (2006), devido a divergências internas, pois apoiei Iraê Lucena, vejo que em 2010 não podemos deixar de votar em um filho da terra", disse Toim. Ele lembra que mesmo não votando em Djaci também não tirou voto dele pois preferiu se ausentar do município.
De acordo com Toim o partido tem força suficiente para emplacar um nome da região na Assembléia em 2010: "O PMDB detém mais de 90% dos cargos (estaduais) no Vale do Piancó e não é possível não termos um candidato peemedebista daqui". Mesmo lembrando que o PMDB tem vários nomes para disputar o pleito ele dispara que não vota, de maneira nenhuma, em Expedito Leite, já com o nome na rua. "É legítima a candidatura dele, agora, questiono: aonde estava Expedito Leite (em qual palanque) nas eleições de 2008 aqui no Vale? Pelo que sei, Expedito jamais apareceu aqui (Itaporanga) para dar apoio aos nossos candidatos...", criticou.
Toim revelou que como vice-presidente e Antônio Porcino, como presidente, do partido em Itaporanga jamais receberam qualquer comunicado de Expedito Leite sobre sua pretensão em sair candidato a deputado estadual em 2010. "Apenas questiono a ausência dele em campanhas passadas, inclusive, numa recente que tivemos em Nova Olinda, ele nem sequer apareceu por lá", reclamou Toim ao completar: "Como é que ele que ser candidato desse jeito?". Toim ainda lembrou o nome do vereador Herculano Pereira mas por ser do PTB não seria possível votar nele.
Ao justificar o tom das críticas disparadas contra o superintendente do Dnit-PB, o ex-vereador disse que sempre participou das campanhas do PMDB no Vale do Piancó ao contrário de Expedito. "Eu não sei quando foi que Expedito foi representante do Vale do Piancó? Pelo contrário, ele mora em João Pessoa, há bastante tempo gozando o prestígio de ser diretor do Dnit, indicado por nós, e agora quer ser candidato da região? Se ele for escolhido pelos companheiros, prefiro me ausentar de Itaporanga e retornar pro Pará...", disparou Toim.
O ex-vereador afirmou ainda que nas hora difícieis era ele quem estava dando força ao PMDB e, por isso, entende que poderia ser escolhido pelo partido para a empreitada. Revelou que pediu ao governador o direito e a oportunidade de ser candidato. "Pedi só uma coisa a Zé Maranhão: me dê a legenda pra ser candidato!". Porém, Toim diz que a decisão final caberá ao ex-prefeito Antônio Porcino: "Porcino é quem vai decidir, se fica com Toim da Loja ou com Expedito Leite...", concluiu.

Nenhum comentário: