Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Iniciando a semana com uma bela reflexão de vida

Nesta manhã de segunda, começo de semana e véspera de feriado aqui em Itaporanga (amanhã é dia da Padroeira N. S. da Conceição) tenho a maior satisfação em iniciá-los com uma linda crônica, nos enviado pela amiga leitora Raíssa Remígio, onde podemos nesse corre corre de cada dia reservar alguns minutos para reflexão de vida. Então, deleite-se:
É cediço que durante a vida os obstáculos vão aparecendo. Começando pela tenra idade quando estamos aprendendo a andar e falar. Tal aprendizado não é mera opção, é necessidade. Necessidade esta, que precisa ser suprida para garantir a comunicação e desta forma, assegurar parcialmente a nossa sobrevivência. São estas conquistas no início da vida que nos fazem perceber que temos potencial.
O espírito de competitividade nasce com ingresso nas escolinhas de esporte e entre os colegas de classe para ser o primeiro da turma. Vem as olimpíadas escolares, agora exigindo mais auto-confiança e perseverança. Posteriormente o vestibular. Reprovou. Chorou. Desacreditou. Mas aparece a família, os amigos, a fé aflorando e trazendo consigo todo o espírito de guerreiro e lutador incansável. Dentro da universidade percebe, então, que o futuro já não está longe, é agora, quiçá foi ontem. Mais obstáculos, surpresas, competitividade a todo vapor e em todos os lados. Olha para trás, já pulou vários óbices, já venceu diversas batalhas, não é nesta e neste momento que vai se entregar. Venceu mais uma vez. Casou, divorciou-se. Longe dos filhos, da família e da cidade natal por interesses profissionais. Cadê o meu Deus, cadê os ensinamentos de Augusto Cury, a calma de Dalai Lama...
Ah, mas não desanime, meu caro! A vida, por si só, já é um dom, portanto trate de fazer valer a pena Deus ter te presenteado com tal dádiva. Não seja injusto, não lamente, não diga que é um fracassado antes de o final não ter chegado.
Desabafe com alguém de confiança, faça uma terapia, cumprimente seu vizinho, ceda sua vez na fila a um idoso. Procure ouvir mais e falar menos, mas não pra se inibir e sim, pra expor palavras com qualidade e não somente da boca pra fora. Está carente: visite orfanatos e leve alegria àquelas crianças, provavelmente, mais carentes que você. Dance, sorria na frente do espelho, se conheça, medite, observe a natureza ao seu redor e valorize-a. Ah, mas se todos percebessem quão bela dupla formam a lua e o barulho das ondas do mar, certamente tristeza e desequilíbrio não mais haverá.
Seja inteligente e cortês. Ao invés de esperar a oportunidade bater à sua porta, convide-a para entrar na sua vida, ofertando-a como habitat ideal para suas outras amigas: a garra; a alegria; a serenidade; a sinceridade; a fé. Deste modo e sem que menos percebas, o sucesso já estará é louco e ansioso para também fazer da sua vida um habitat ideal dele.
Feliz foi Chico Buarque ao cantar “Roda mundo, roda gigante. Roda moinho, roda peão. O tempo rodou num instante, nas voltas do meu coração...” Portanto, não há tempo para sofrer, pois temos a todo tempo, meios para vencer.

Raissa Pacífico Palitot Remígio
Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário: