Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Menor que estava internado no CEA é solto e mata agricultor em Itaporanga; CMDCA vai apurar o caso

Desde a noite de ontem quando um menor infrator, de 17 anos, assassinou com um golpe de faca peixeira um agricultor, de 21 anos, (confira matéria completa no fim deste post) que a população de Itaporanga vem tentando entender o que motivou a liberdade desse menor com vasta ficha policial, inclusive, que estava internado na Centro Educacional do Adolescente (CEA), em Sousa.
O Caso é o seguinte: Há cerca de quatro meses os conselheiros tutelares Roberta Pereira (Presidente do Conselho), Leovelgido e Júnior, diante dos apelos da população conseguiram tirar de circulação o menor R.N.G, 17, e o levaram até o CEA em Sousa, onde ele ficara internado por um bom tempo. Esse menor é de alta periculosidade, atestada pela própria polícia, com uma vasta lista de passagens pela polícia por furto, drogas e desordem. Ele é conhecido na cidade em arranjar confusão com pessoas que se negam a ajudá-lo quando ele pede dinheiro. E foi o que aconteceu na noite de ontem, quando ele matou um agricultor que se recusara a lhe dar dinheiro para comprar drogas. Além de tudo isso esse menor ainda espancava sua mãe e familiares, como também, já tinha ameaçado um dos conselheiros tutelares que lhe tirara de circulação.
Aí dias atrás, segundo informações, quando participou de uma audiência sobre o caso, a mãe do menor procurara o conselheiro Alcídes Bezerra que mesmo não sendo responsável pelo acompanhamento do caso, após indagado na justiça, orientou pela soltura do menor infrator. Só que Alcídes deveria antes procurar quem estava acompanhando o caso, pois sabia em detalhes qual o perigo de se libertar esse menor. E aí aconteceu o que aconteceu: em plena véspera de Natal uma família chora a perda de um ente querido porque um menor completamente drogado e de alta periculosidade estava a solta nas ruas pronto para continuar cometendo seus delitos. Só que neste caso, um delito de alta gravidade.
Diante desse fato, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá se reunir, semana que vem, para debater o caso e se necessário até instituir uma Comissão de Sindicância para apuração de responsabilidade. Sendo este o órgão mais alto na hierarquia dos serviços públicos prestados à população infanto-juvenil (que, de início, conduz o processo de escolha dos conselheiros), a ele deve ser cometida a função e o processamento para declarar, após procedimento adequado, perda ou suspensão do mandato. Se assim for o caso. Uma coisa é certa: deve ser apontado os responsáveis pela soltura de menor, pois a família carece de justiça e também para que casos como este sejam cuidadosamente analisado, com responsabilidade, antes da tomada de qualquer decisão desse tipo.
Entenda como foi a assassinato da noite desta quarta-feira (23):
O agricultor Antonio Gomes Pereira Santos, 21 anos foi assassinado por volta das 19h dessa quarta-feira (23). O crime aconteceu no bairro Alto das Neves na frente da casa onde morava a vítima. Segundo a polícia militar, o acusado de cometer o crime é um menor de 17 anos que foi apreendido minutos depois do crime.
Testemunhas informaram a polícia que o menor pediu dinheiro a vítima que se negou dar a ajuda, com raiva o menor desferiu um golpe de faca peixeira acertando o peito do agricultor que ainda foi socorrido para o Hospital Distrital de Itaporanga. Em depoimento a polícia, o menor disse que matou por causa de uma dívida com drogas, e que no momento do crime estava drogado, os dois teriam discutido e na hora da briga o menor teria desferido o golpe que matou o agriculto. Mas a polícia não acreditou na versão do acusado que já tem uma vasta lista de passagens pela polícia por furto, drogas e desordem.
A polícia ainda acrescentou que o acusado já é conhecido na cidade em arranjar confusão com pessoas que se negam ajudá-lo quando ele pede dinheiro. Depois de ouvido na delegacia de Itaporanga, o menor foi encaminhado para o abrigo para menores infratores na cidade de Sousa.

Nenhum comentário: