Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 20 de dezembro de 2009

Prefeito Djaci Brasileiro fez um balanço geral no 'Itaporanga em Foco' das ações do 1º ano de gestão

O prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), esteve no programa 'Itaporanga em Foco' deste sábado (19), apresentado por este editor e levado ao pela Rádio Correio do Vale AM, com toda sua equipe para fazer um balanço do primeiro ano da atual administração e desenhar as perspectivas da gestão para o próximo ano de 2010. Num primeiro momento foi apresentado em forma de retrospectiva tudo que foi projetado e executado nos últimos onze meses.
De início, o prefeito comentou sobre as dificuldades encontradas pelos gestores município durante este ano de 2009. "É difícil para qualquer administrador chegar ao final de um ano, marcado por um crise que assolou o mundo inteiro... Mas, apesar das dificuldades, conseguimos manter todos os programas do município, os quais recebemos desestruturados. E nesse curto espaço nós colocamos a coisa em ordem. Agora, com os pés no chão, a partir do 2º ano de mandato vamos administrar de forma melhor como havíamos planejado, pois alcançamos o equilíbrio financeiro desejado", afirmou Djaci.O prefeito afirmou estar tranquilo por cumprir com as obrigações. Como por exemplo, a manutenção do pagamento do funcionalismo municipal rigorosamente em dia, sendo um dos poucos municípios da Paraíba a conseguir esse feito. "Pagamos, inclusive, o 13º antes mesmo da metade do mês", anfatizou Djaci. "Ao invés de alimentarmos as ‘picuinhas’ dos descontentes, nós preferimos mostrar ao povo os projetos e obras que estamos executando no município. Dando continuidade às ações que estavam atrasadas", pontuou.
Djaci elencou um rosário de ações executadas meste 1º ano de Governo, como: Saneamento Básico; Calçamento de várias ruas, inclusive, agradecendo ao ex-governador Cássio Cunha Lima por ter deixado esse presente, dias antes de deixar o Governo do estado; Com recursos próprios foi feito esgotamento sanitário de diversas ruas; etc. Djaci fez questão de enfatizar a grande ajuda que estar tendo em Brasília, através do deputado federal Wellington Roberto e dos senadores Cícero Lucena e Efraim Morais.
"Agradeço a ajuda deste grande batalhador e defensor de Itaporanga, o deputado federal Wellington Roberto, o qual tenho enorme prazer em estar apoiando-o para continuar ajudando nossa cidade, através de suas ações. Só para se ter uma idéia, Wellington Roberto destinou para Itaporanga, no OGU/2010, um montante de recursos da ordem de R$ 6 milhões de reais", anunciou o prefeito.
Na oportunidade, Djaci falou ainda sobre a mudança de Governo no Estado e como foi o impacto disso no município. "Se nós tivéssemos o Governo do Estado nos apoiando, através de parcerias em todos os programas e projetos nas secretarias, com certeza, Itaporanga teria um grande reforço. Infelizmente, não foi isso que aconteceu, pelo contrário, tivemos muitas perseguições, perdas de muitos programas, muitos projetos, que a cidade estava apta à recebê-los. Só como exemplo, tivemos uma perda de mais de R$ 1,1 (um milhão e cem mil reais) para reconstrução de moradias e melhorias habitacionais, etc. Perdemos, ainda, recursos que já estavam destinados para recuperação de praças e canteiros. Portanto, o município perdeu muito com a troca de Governo na Paraíba, mas graças a Deus conseguimos driblar toda essa dificuldade e colocar Itaporanga dentro do equilíbrio financeiro", ponderou o prefeito.
Na verdade, foram dezenas de iniciativas, programas, projetos e ações desenvolvidas neste 1º ano de Governo, nos mais variados setores. Este balanço ocorre para que haja uma integração entre os diversos órgãos. O momento é de mostrar que há uma equipe de governo e é neste objetivo que ela trabalha, como bem lembrou o prefeito apontando que o ano de 2009 foi atípico, devido à crise econômica mundial. Segundo ele, houve uma grande preocupação pela queda da arrecadação, mas sua administração conseguiu chegar ao final do ano com tudo planejado e encaminhado, com o nível de execução acima do esperado.
Djaci ainda tocou num assunto até então sempre deixado à margem de suas entrevistas por considerá-lo de menor relevância, no entanto, preferiu na oportunidade expor seu ponto de vista quando ao fato de alguns 'desiludidos', por estarem fora do poder, questionarem o fato da Secretária de Planejamento e Gestão, Kátia Brasileiro, ser a Controladora Interna da administração e braço direito do prefeito. Nada mais natural para quem é também a primeira dama do município.
"No início do ano eu vi alguns poucos fazerem criticas do tipo: Quem é o prefeito, Djaci ou Kátia? E eu nunca me preocupei com isso. Porque eu sabia o que estava fazendo, porque eu sabia com quem estava trabalhando, pois se trata de uma pessoa que quer o melhor para Itaporanga. Mesmo porque tudo o que ela tem o meu aval, pois ela combina tudo comigo antes de tomar a decisão sobre quaisquer problemas. E tem mais, se a coisa der certo não adiante perguntar se é o homem ou melhor que toma a decisão, o importante é que entre os dois não há nenhuma falha de improbidade. E em Itaporanga isso não houve, não há nem vai haver durante o meu governo. Quanto à Kátia, ele não é simplesmente uma auxiliar direta é meu braço direito no governo, o que ela fizer eu assino embaixo", pontuou o prefeito.
O gestor deixou claro, ainda, que os recursos públicos em Itaporanga estão sendo administrados com muita seriedade, com muito cuidado, para que eles rendam, multipliquem-se e o povo pequeno, o povo pobre, o povo humilde possa ter mais assistência e possa, realmente, ver esses recursos serem investidos em prol deles mesmos.O prefeio esteve acompanhado dos secretários: Ricardo Rangel Pinto (Chefia de Gabinete), Josias Tolentino (Educação), Gaudêncio Mendes (Saúde), Sebastião Lemos (Agricultura) e Geralda Figueirêdo (Assiestência Social). Ao final, o prefeito destacou o desempenho da equipe de governo ao longo do ano. “Tenho de parabenizar e agradecer o empenho realizado pelo grupo. Foram ações fortes e conjuntas de trabalho”, completou Djaci. Ele ainda desejou ao povo de Itaporanga, que "Deus abençoe a todos, que dê muita paz, alegria e prosperidade. Feliz Natal e um Prospero Ano Novo para todos vocês", concluiu.

Nenhum comentário: