Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 12 de dezembro de 2009

Coordenadora do Caps I de Itaporanga agradece no 'itaporanga em Foco' apoios recebidos da gestão

A Coordenadora do Caps I da cidade de Itaporanga, Laurentina de Carvalho (foto), esteve no programa 'Itaporanga em Foco', deste sábado (12), apresentado pelo ditor e levado ao ar pela Rádio Correio AM, para fazer agradecimentos pelos resultados positivos obtidos neste primeiro ano da atual gestão municipal. "Consciente do compromisso e responsabilidade a família Caps aproveita este momento para agradecer o prefeito Dr. Djaci Brasileiro e toda a população pelo apoio e dedicação que tiveram para conosco", disse.
"O Caps finaliza o ano de 2009 com a sensação de dever cumprido com metas atingidas e um imenso prazer de ter qubrado o prconceito ainda existente.´Foi um ano de grandes relizações diante das festividadades comemoradas", completou Laurentina. O Centro de Atenção Psicossocial nasceu a partir da reforma psiquiatrica, que foi um movimento de saúde mental que objetivou reestruturar a forma de tratamento dos individuos portadores de transtornos mentais.
Essa reestruturação visava reduzir o número de manicômios de modo a transformar a forma de tratamento daquelas "Casas de Saúde" que, como é conhecido popularmente, é especialmente baseado nas internações intensivas que fazem com que o doente ficasse durante longos períodos afastados do convívio familiar. Porém, com a criação dos Caps por todo o país, veio a revolucionar a saúde mental, visando tratar os usuários de forma humanizada e enfatizar a conservação do elo familiar. O Caps I do município desenvolve todas as atividades que fazem parte do projeto de reforma psiquiatrica, pois atende gratuitamente os usuários dando-lhes condições dignas de tratamento e sem afastá-los da familia.
O Caps I de Itaporanga dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por médico psiquiatra, psicopedagogos, pedagogos, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, educador físico, artesão, monitor e outros auxiliares que auxiliam de forma direta no tratamento. Lá o usuário recebe tratamento medicamentoso, psicoterápico, bem como, participam de oficinas de artesanato, música, dança, atividades esportivas e rodas de leitura. A família acompanha o tratamento participando de reuniões e pode sempre sentir-se tranquilha, pois os mesmos recebem atendimento privilegiado, já que o ambiente é equipado de forma a proporcionar-lhes o maior conforto e bem estar possível.
Estando lá o usuário se alimenta desde o café da manhã, almoço e lanches, com um cardápio planejado por nutricionista. Desta forma, a equipe que faz o Caps I de Itaporanga desmistifica o preconceioto com o trabalho desenvolvido, pois sabemos que o preconceito para o portador de transtorno mental ainda existe.

Nenhum comentário: