Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

TJ decide na próxima terça se Ronaldo Cunha Lima vai a júri popular por tiros em Tarcísio Burity

Está agendada para a pauta da próxima terça-feira (15) na Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça da Paraíba, a inclusão o julgamento do Recurso Criminal em Sentido Estrito que tem como recorrente o ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Neste dia a Câmara Criminal decide se Ronaldo será julgado pelo júri popular, pela acusação de tentativa de homicídio ao também ex-governador Tarcísio Burity.
Com relatoria do desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira, o recurso pretende reverter decisão da Vara do 1º Tribunal do Júri da Capital, que mandou o Ronaldo Cunha Lima a Júri Popular, pela tentativa de homicídio contra o também ex-governador Tarcísio de Miranda Burity, fato ocorrido em 1993.
Em 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou julgamento de processo contra Ronaldo Cunha Lima, tendo em vista ele possuir foro privilegiado, por ser, à época, deputado federal. Contudo, o então parlamentar renunciou ao mandato. Com a renúncia, a ação foi enviada à Paraíba e distribuída para o 1º Tribunal do Júri. A partir daí, o ex-governador passou a responder todos os atos processuais como cidadão comum. No ano passado, o juiz Marcos William de Oliveira decidiu que o réu deveria ir a Júri Popular.
O Caso - Em 1993, Ronaldo Cunha Lima era governador da Paraíba. No dia 5 de novembro daquele ano, ele entrou no Restaurante Gulliver, em João Pessoa, e fez dois disparos contra o ex-governador Tarcísio de Miranda Burity, já falecido. O caso ganhou repercussão nacional nos principais meios de comunicação do País. (Ascom)

Nenhum comentário: