Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

II Conferência Estadual de Cultura foi realizada em CG e contou com delegados de vários municípios

De Campina Grande - Foi realizada esta semana, nos dias 14 e 15, a II Conferência Estadual da Cultura, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande. E como estivemos participando do evento, com tempo bastante intensivo, não foi possível alimentar o Blog entre o último sábado (12) e esta terça-feira (15). Mas a partir de agora vamos retomar nos trabalhos no Blog. Recebi dezenas de ligações telefônicas pedindo atualização dele. O tema central da Conferência foi Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.
A Conferência reuniu 480 delegados, suplentes e observadores de 93 municípios paraibanos todas as regiões. Cinqüenta delegados foram escolhidos para representar a Paraíba na Conferência Nacional de Cultura. Das conferências municipais participaram mais de 8.700 pessoas. Do Vale do Piancó esteve representando por delegações dos município de: Itaporanga, Igaracy e Diamante.Presentes ao evento o governador José Maranhão avaliou que a II Conferência Estadual de Cultura obteve êxito e afirmou. Já o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego destacou que é importante que a cidade esteja sediando o evento e a colaboração que Campina está dando à discussão, com o desejo de construir um debate que objetiva desenvolver a cultura da Paraíba, e que levará propostas à Conferência Nacional. Ainda participaram da abertura oficial do evento diversas autoridades, dentre elas: a representante do Ministério da Cultura, Keillha Diniz; o Secretário Sales Gaudência (da Educação); Davi Fernandes (Executivo da Cultura); etc.A solenidade teve apresentações da Banda Filarmônica Epitácio Pessoa e do Coral Infantil Anjos do Cariri. A programação cultural nos dois dias do evento incluiu ainda Ivanildo Vilanova, Iponax Vilanova, Grupo Badauê de Capoeira (Mestre Sabiá), Cia. de Dança Palácio das Artes Suellen Caroline, Banda Filarmônica Epitácio Pessoa e Banda Filarmônica de Cuité.
Gestores de cultura discutiram propostas para a cultura brasileira nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania. Da conferência sairam propostas para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável, resultado de debates entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade e o pluralismo das expressões, das opiniões e da própria cultura.A II Conferência Estadual de Cultura foi realizada em parceria com a Sociedade Civil e Instituições, convocada pelo Decreto Estadual Nº 30.831, de 30 de outubro de 2009, e é etapa integrante da II Conferência Nacional de Cultura, estabelecida pelo Ministério da Cultura, através da Portaria Nº 46, de 10 de julho de 2009, a realizar-se em março de 2010, a partir do tema central: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento.
Ainda prestigiaram a solenidade o secretário de Estado Marcelo Weick, a secretária de Interiorização, Ana Cláudia, o secretário executivo Assis Costa, o presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia Maia e o presidente do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti, que representou o Conselho Estadual de Cultura, além do presidente da Fundação Cultura de João Pessoa, Chico César.
No início do evento tivemos o prazer de assistir e aplaudir a apresentação Banda Filarmônica 'Jovens Músicos de Cuité', que foi show de bola. Foi magnífica a apresentação do Coral Infantil 'Anjos do Cariri', antecidada pela Banda Filarmônica Epitácio Pessoa, que emocionou à todos os presentes.Por todos os lados que circulava dava pra perceber o quanto o 'Blog do Ricardo Pereira' é prestiago por velhos e novos amigos, de todos quadrantes do estado. Acima galera legal lá do Curimataú e a Anjo Azul (camisa branca), do Folia de Rua de João Pessoa.Vereadora Sandra Marrocos, representou a Câmara de João Pessoa Cantor e Compositor Chico César, presidente da Funjope-JP, representava o prefeito Ricardo Coutinho no eventoA conferência aconteceu no famoso Gardem HotelSecretário Josias Tolentino, o editor e o professor JucivanAo término da II Conferência Estadual da Cultura, no segundo dia de encontros, houve uma bela apresentação com o grupo "Ciranda de Caiana dos Crioulos" - de Quilombo, lá da cidade de Alagoa Grande. O grupo irradiou muita energia positiva e nós entramos na apresentação.Aguardem que vocês vão conferir imagens em instantes...

Nenhum comentário: