Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Nada melhor do que um dia de lazer e passeios...

Nada melhor do que um dia de lazer e prazer com passeios, principalmente se em contato com a natureza e sua exuberância nativa. Então, foi o que fizemos neste domingo (06). O editor, Josélia e os compadres Vado e Luciana (proprietários da Ginga Motos), além de Lucas, Loran e Raysllânia, nos deslocamos até o estado do Ceará rumo ao Arajara Park, lugar de muita beleza natural e tranquilidade. Um domingo para ser registrado e também que serve como dica para vocês, internautas, quando quiserem conhecer uma bela reserva ambiental. É simplesmente show de bola! Vale à pena conferir...O lugar encontra-se à 562 km de Fortaleza ao Sul do Estado, na região do Cariri, a Chapada do Araripe na divisa entre o Ceará e Pernambuco e é uma reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos. Datada de 120 milhões de anos, a floresta possui mil metros de altitude e abriga fósseis de dinossauros e peixes. A Floresta que tem uma enorme diversidade de pássaros, animais e vegetais, além de relíquias arqueológicas. Com uma área de aproximadamente 250 km de comprimento por 30 km a 60 km de largura, a Floresta do Araripe é área de proteção ambiental e possui cerca de 214 fontes de água.
Com área total de 76 hac, localizado na encosta da Chapada do Araripe, dentro da 1ª Floresta Nacional do Brasil, única Reserva Particular de Patrimônio Natural do sul do Estado do Ceará – RPPN. Dentro dos limites do Park jorram três fontes de águas cristalinas, sendo duas delas provenientes de uma gruta arenítica com sistema hidrológico, extensão de 150 mts. e idade superior a 100 milhões de anos.
Gruta do Farias de onde sai toda a água do Parque
A vegetação é densa com características de Floresta Tropical. Com destaque, dentre as espécies de plantas para a exuberância da samambaia “AÇU”, única espécie sobrevivente do período cretáceo até os dias atuais. A Fauna é representada por grande variedade de pássaros e animais diversos. Dentre os pássaros destaque o “SOLDADINHO DO ARARIPE”,espécie só é encontrada em um lugar do mundo; no sopé da chapada do Araripe. O Soldadinho do Araripe foi identificado em 1997, em seu habitat preferido, na Gruta do Farias no Arajara Park. o editor enfrentou o temido toboágua Kamikaze (foto acima)O Arajara Park foi construído em área anteriormente degradada antigos proprietários. Em plena harmonia com a natureza, foram plantadas cerca de vinte mil mudas de plantas nativas e ornamentais. Com uma jardinagem exuberante, o Arajara Park torna-se uma atração ímpar na região.No Arajara Park podemos destacar: Restaurante para 600 pessoas (self service no peso, prato individual, petiscos regionais e bebidas), Música ao vivo, 04 lanchonetes-bares, 02 sorveterias, Barraca com lanches típicos, 03 piscinas interligadas com rampas molhadas, toboáguas infantis (sapo gigante, dinossauro em tamanho natural e toboágua com looping), Jacaré (que lança água), 1 toboágua kamikaze e 1 toboágua free fall.
e ainda: 01 rio lento com 1.300.000 litros, Cascatas, Bicas rústicas, Caverna artificial, Piscina de hidroginástica, Ponte sobre rio lento, Piscina infantil com cogumelo que jorra água, 06 banheiros (com fraudário), Armários para locação, 01 caverna artificial (com pinturas rupestres, estalactites, estalagmites e plantas ornamentais), Ambulatório - médico e enfermeira e Estacionamento dentro do parque para 400 carros e 50 ônibus. O Arajara Park dispõe de recepcionista, guias turísticos nas trilhas e monitores (de água e de terra).O Arajara Park é considerado pelos ambientalistas mais conceituados como o maior projeto de desenvolvimento sustentável na área do turismo no nordeste do Brasil.
Com informações da Ascom

Nenhum comentário: