Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Emater promove Dia de Campo nesta sexta-feira tendo como tema o manejo da Palma Forrageira

Um grupo de mais de 300 agricultores devem participar nesta sexta-feira (11) de um Dia de Campo sobre o manejo adequado da palma forrageira, que será realizado no sítio Araçá, na zona rural de Itaporanga. O convite foi feito hoje no programa 'Show de Notícia - edição do meio-dia', que é apresentado por este editor e levado ao ar pela Rádio Pedra Bonita FM, pelos técnicos da Emater-PB: Elton José da Cunha, assessor da Coordenação Regional no Vale do Piancó, e Wendell Max Ribeiro Xavier (de boné), Gerente do Escritório de Itaporanga. Ambos representavam a Coordenadora Regional da empresa, Maria de Lourdes Pereira Alves.
Num convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Emater e Banco do Nordeste, a ação tem início a partir das 8h. A Prefeitura de Itaporanga disponibilizará um ônibus já a partir das 7h para conduzir os produtores até o local do evento. Para Elton Cunha, é preciso sensibilizar os agricultores sobre o manejo. “O maior patrimônio do produtor rural é o solo, onde ele planta e colhe o sustento da família. Por isso, nossa preocupação é produzir com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, ressalta.
Outra meta do Dia de Campo é incentivar os agricultores a obter melhor produtividade de palma por hectare e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente. Na época da seca, a palma é o único alimento que o sertanejo encontra para dar aos animais. Por isso, é preciso utilizar técnicas para armazenamento — como a silagem — e para o plantio correto. Inclusive, já há variedades mais resistente à cochonilha do carmim – uma praga que atinge a plantação – e a variedade mais resistente às condições adversas ao clima. Isso porque o evento focará o controle da cochonilha do carmim, inseto originário do México, que provoca sérios danos na planta e em caso radical ocasiona a sua morte.O Dia de Campo, que acontecerá nesta sexta-feira no sítio Araçá, será conduzido por técnicos da Emater-PB em quatro estações: sistema de plantio, variedades resistentes, aspectos econômicos e aplicação de técnicas adequadas. Na ocasião, os participantes vão receber ensinamentos sobre novas variedades e tecnologias necessárias para multiplicação do plantio, produção de variedades resistentes e controle da praga com a utilização de produtos naturais à base de água sanitária, detergente, entre outros.

Um comentário:

Unknown disse...

Participei do dia de campo, e foi muito proveitoso, isso mostra que a EMATER da região de Itaporanga está bem representada pela nossa colega coordenadora Lourdinha Pereira.Parabéns.............