Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

sábado, 31 de maio de 2008

Netinha Viana recebe o carinho das filhas e amigas durante homenagem pelo seu aniversário.

Tavares - daqui da serra de Princesa Isabel recebi a informação, conferida depois na net, que quem esteve festejando mais uma primavera, na última quinta-feira, foi a socielite Netinha Viana, viúva do saudoso Walter Viana (que foi candidato a vice-prefeito de Itaporanga nas eleições de 1996). Ela foi homenageada, com um requintado chá, no luxuoso apartamento da filha Valdete Duarte, no Bairro de Manaíra em João Pessoa, com a presença em massa da sociedade pessoense. Além de Valdete, Netinha recebeu o carinho das outras duas filhas: Valdívia Santiago, esposa do empresário Roberto Santiago (dono do Shopping Manaíra) e Valdênia Straub.
Como bem frisou Gerardo Rabelo (fonte), foi um momento de muita elegância...Lizeth Nunes, Tereza Madalena, SocorroCristóvão, Netinha e a colunista Hélia Botelho.O luxuoso apartamento estava repleta pelas amigas de Netinha Viana.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Corregedor Eleitoral do TRE quer que as Câmaras Municipais definam as novas vagas até dia 10.

O corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), juiz João Benedito da Silva, encaminhou ofício aos juízes eleitorais paraibanos solicitando que eles provoquem as Câmaras Municipais para que fixem o número de novos vereadores para o pleito deste ano. O prazo final para que as Casas Legislativas estabeleçam se haverá aumento no número de parlamentares é até a data das convenções, que terão início em 10 de junho. A medida, conforme informou o magistrado, é preventiva, pois caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº. 333 - que entre outras alterações amplia o número de vagas em algumas Câmaras - não seja aprovada pelo Senado Federal até o dia 30 de junho, valeria para o pleito deste ano o número de cadeiras estabelecido pelos Legislativos.
Segundo informações do juiz João Benedito, a intenção da medida é fazer com que as Câmaras estabeleçam o número de vagas seguindo as orientações do TSE, pois caso a PEC 333 não seja aprovada dentro do prazo, valeria para as eleições deste ano, o número fixado pelas Casas Legislativas. Isso, segundo acrescentou, deverá ocorrer antes das convenções para que os partidos políticos já façam a indicação correta do número de candidatos para concorrer às vagas de vereadores. A proporção, segundo o número de vagas, é de 150% de candidatos para partidos e de 200% para coligações.

Djaci autorizou o anúncio da chapa Djaci/Will após reunião com Cássio. Acesse o link e escute o áudio.

Para que não reste dúvidas, durante a abertura do Correio Debate desta sexta-feira, 30, Cláudio Nepomuceno anunciou que o ex-deputado Djaci Brasileiro confirmara que o governador havia sacramentado a chapa do esquema cassista em Itaporanga, com Djaci na cabeça e Will como o vice. Faltava, tão somente, a reunião entre Cássio e Armando Abílio, que ocorreu no início da noite desta sexta-feira, 30, em que Armando disse ao governador que manteria a decisão tomada pelo diretório municipal.
No entanto, ao que parece esse quiprocó vai ficar enrolado até o fim de junho. Confiram o áudio, clicando no link abaixo e tire suas próprias conclusões. (fonte: PortaldoVale)
Djaci Brasileiro

Armando Abílio diz ao governador Cássio C. Lima que manterá decisão do diretório em Itaporanga

No final da tarde desta quinta-feira, 29, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) recebeu para uma reunião o ex-deputado Djaci Brasileiro (PSDB) e o ex-prefeito Will Rodrigues (PTB), em Campina Grande, para tentar se chegar num denominador comum no quiprocó causado em Itaporanga com o racha no PTB. Na conversa, recebemos a informação, de que Cássio confirmara a manutenção do compromisso firmado com Will, como candidato do partido, faltando, porém, equacionar os movimentos do diretório municipal com o lançamento do nome do vereador Audiberg Alves. Will recebeu orientação de Cássio para tentar resolver a pendência junto aos vereadores petebista. A única certeza que saiu da reunião foi a candidatura de Djaci Brasileiro pelo PSDB.
Já hoje pela manhã, recebo, daqui de Santa Luzia, a informação de que o diretor da rádio Correio do Vale AM Cláudio Nepomuceno recebeu uma ligação de Djaci anunciando sua candidatura, imediatamente repassada para a população através das ondas da rádio, ressaltando que a vaga de vice (Will) ainda dependia de uma conversa no PTB. Por sua vez, o vereador Audiberg Alves reuniu-se, também pela manhã, juntamente com os vereadores José Valeriano e Herculano Pereira, além de um passarinho 'estranho' no ninho, de onde manteu-se contato com o deputado Armando Abílio para saber se manteria a decisão tomada pela municipal, pró-Berguim. Abílio não deixou dúvidas!!!!
Pois bem, acabou agora mesmo, neste exato momento, a reunião convocada pelo governador Cássio Cunha Lima ao deputado federal Armando Abílio, presidente estadual do PTB, com os seguintes temas: as definições do partido em João Pessoa e em Itaporanga. Na capital não se alterou uma única vírgula do decidido até agora: é Ricardo Coutinho na cabeça. E em Itaporanga? Também não!!! Armando armou direitinho e manteve a decisão de garantir o que o diretório municipal decidir em Itaporanga. Ou seja, está mantida a candidatura de Audiberg Alves. Mas ficou aberto que o governador iria, se assim quisesse, tentar reverter o quadro à favor de Will numa provável conversa com os vereadores petebistas.
Pelo menos, até a noite desta sexta-feira, 30, este era o enredo dessa confusão que virou o PTB em Itaporanga.

Cinco Municípios no Vale do Piancó estão ameçados de serem cortados do Bolsa Família.

Santa Luzia - Daqui do Vale do Sabugí recebo a informação, nesta sexta-feira, 30, de alerta do deputado Luiz Couto (PT) que pelo menos 45 municípios paraibanos podem perder os recursos do Bolsa Família porque não informaram se as famílias estão mantendo ou não os filhos menores na escola e com a vacinação em dia, entre outras condicionalidades.
"Quem está lista é porque apresenta taxa de informação de condicionalidades menor que o,2 em saúde e educação", disse o parlamentar, esclarecendo, contudo, que por ser o monitoramento semestral os municípios inadimplentes têm até o próximo dia 30 de junho para inserir as informações no sistema e evitar a perda de recursos. Luiz Couto lembra, ainda, que o MDS condiciona o auxílio financeiro por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) ao desempenho do município. Atualmente, explica ele, recebem os recursos mensais as prefeituras que alcançam IGD igual ou maior a 0,4.
"Quanto melhor o desempenho do município em cada um dos componentes do IGD, melhor a gestão e, consequentemente, maior será o repasse para apoio à administração. (...) O ministério está preocupado, pois o quadro da coleta de informações parciais até o dia 26 de maio mostra que 3.481 municípios não atingiram o mínimo de 0,2 no registro de dados da saúde. Destes, 1.928 ainda nem começaram a incluir as informações no sistema do Ministério da Saúde", ressaltou Luiz Couto.
No Vale do Piancó os municípios ameaçados de perder os recursos, são: Catingueira, Curral Velho, Santa Inês, Santana de Mangueira e São José de Caiana.

Confira os municípios paraibanos em situação de risco

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Supremo Tribunal Federal acaba de autorizar pesquisa com célula-tronco de embrião.

Numa decisão inédita da Justiça Brasileira O STF, por maioria de votos, julgou improcedente a ação do Ministério Público Federal contra a Lei que autoriza realização de pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. Declarada, agora, constitucional a Lei de Biossegurança, aprovada pelo Congresso em 2005, autoriza a utilização, em pesquisas científicas, de dois tipos de embriões humanos: os considerados "inviávies" e o que estiuverem congelados há mais de três anos.
O ex-procurador-geral da República Cláudio Fontelles argumentava em sua ação que o artigo feria um princípio inserido na Constituição brasileira: o que assegura a "inviolabilidade do direito à vida". Para ele, a vida começa na fecundação e o embrião deveria ser protegido, não utilzado em pesquisas. A matéria foi aprovada com os votos dos ministros: Carlos Ayres Britto (relator do caso), Marco Aurélio de Mello, Ellen Gracie, Carmem Lúcia, Antunes Rocha, Joaquim Barbosa e Cézar Peluso.
Assim, para gáudio da ciência, manteve-se o seguinte quadro:
Os embriões - Podem ser usados em pesquisas científicas os embriões que se encontram em clínicas de fertilização. Resiltante de procedimentos de fertilização in vitro, método de reprodução ao qual recorrem os casais às voltas com o drama da infertilidade.
As pesquisas - As células-tronco embrionárias tornaram-se uma grande promessa da medicina, onde verificou-se que elas têm a capacidade de se transformar em tecidos do organismo humano. Acredita-se que, com a evolução das pesquisa, a chamada terapia celular pode levar à cura de doenças tão graves quanto o diabetes, as distrofias musculares e as lesões de medula que provocam a paraplegia e tetraplegia.
Direito à Vida - Do ponto de vista da jurisprudência, o julgamento do Supremo avançou num debate importantíssimo, resumido numa pergunta: qual é o momento exato em que o embrião evolui da condição de mero aglomerado de células para o estado de ser vivo, com os mesmos direitos assegurados a qualquer cidadão? Vale dizer que, num eventual futuro julgamento envolvendo a legalização do aborto, parte-se desse patamar mínimo.
O mais antigo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello (foto), lembrou que a manipulação de células-tronco embrionárias não seria o mesmo que um aborto, afastando da discussão o tema religioso, que permeia o debate. "O Estado é laico. Haverá sempre uma clara e precisa demarcação de domínios próprios de atuação do poder civil e do poder religioso. No Estado laico, a fé é questão privada", ressaltou o decano. Ele destacou também que o marco do início da vida é uma questão “moral”. "Não se trata propriamente do início da vida individual, mas em que momento a sociedade decide dar ao ente biológico o status de indivíduo. Esta não é uma questão científica e biológica, mas arbitrária e moral.”

"A internet está acabando com a elite da mídia" diz Silvio Meira em palestra no ETICO.

O Portal Wscom, uma referência no web jornalismo no estado, comemora o seu sétimo ano com o Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação onde apresenta palestras de altíssimo nível, no auditório Master do Sebrae. A abertura oficial foi feita pelo jornalista Walter Santos, que dividiu a mesa de honra com Júlio Rafael, Superintendente do Sebrae e com o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado, Jurandir Xavier que representava o governador Cássio Cunha Lima, que taxou Walter Santos de inovador e, relembrou, "que o primeiro computador do Nordeste foi comprado com uma rifa" de Walter Santos na abertura do concorrido Encontro: Depois da abertura, ainda pela manhã, houve a palestra de Mário Rosa, brasiliense que mora em Salvador, que felicitou o WSCOM pelos sete anos ( quase que ao mesmo período em que tudo começou) e nos deu uma nova medida de distância: um click. Saca? Mário no final da sua movimentada palestra onde versou sobre o tema, Tecnologia e os Conflitos Éticos, declarou: " Vivemos numa floresta digital".
Já às 14h o cientista-chefe do C.E.S.A.R., Centro de Estudos Avançados do Recife, Silvio Meira, cumpriu o que prometeu: polêmica ao ETICO. Entre outras coisas, Meira aposta na extinção da profissão do jornalista e garante que a internet está acabando com a elite da mídia mundial. “Para entender o impacto da internet teríamos que retroceder 500 anos para achar algo parecido: a criação da prensa de Gutemberg”, comparou o cientista. “A internet é hoje a principal infra-estrutura do mundo”. Na mídia, o impacto da internet – segundo Meira – é ainda maior: estaria provocando o fim da comunicação unidirecional. “O poder do editor caiu. Agora as pessoas é que mandam”, garante. explica: “alem de interferir no conteúdo através das ferramentas de interatividade, a acessibilidade da internet provoca, diariamente, o aparecimento de cem mil blogs no mundo. Ou seja: publicações particulares, que muitas vezes tem mais acessos do que os veículos tradicionais”.
O Grupo lançou, ainda, nesta quinta-feira, 29, uma encarte especial da Revista Nordeste sobre a 3ª geração do jornalismo na internet. O encarte, produzido pela equipe da Revista Nordeste, traz a trajetória de sucesso do WSCOM Online, que em 2001 inaugurava a era do webjornalismo no Estado. O encarte traz ainda duas entrevistas, uma com o diretor-presidente do Grupo, Walter Santos e o do “pai” da tecnologia paraibana, Lynaldo Cavalcanti, que também vai emprestar seu nome para um prêmio que foi criado pelo Grupo para destacar as personalidades do campo da ciência e da tecnologia na região.
WscomOnline

Está disponível manual sobre prestação de contas

Já está disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) o Manual de Arrecadação e Aplicação de Recursos e Prestação de Contas - Eleições 2008, que orienta todos os candidatos e comitês financeiros quanto às regras sobre arrecadação e prestação de contas das campanhas eleitorais deste ano.
Você que será candidato nestas eleições, pode conferir no link a seguir o referido Manual:
Manual de arrecadação e aplicação de recursos e de prestação de contas - Eleições 2008

Reitor Thompson Mariz faz apresentação no MEC da Unidade Acadêmica Agrícola em Itaporanga.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Thompson Mariz (foto) está em Brasília para fazer a apresentação no Ministério da Educação e Cultura (MEC) da proposta de criação da Unidade Acadêmicas Agrícola de Itaporanga, que vai abrigar o pólo Água, que contará com quatro cursos, um bacharelado em Engenharia Civil e três tecnólogos em Irrigação e Drenagem, Geoprocessamento e Aqüicultura.
Segundo a proposta do reitor da UFCG, o Campus de Sumé contará com quatro cursos em Educação do Campo, duas licenciaturas em Educação e Ciências Sociais e dois tecnólogos em Gestão de Desenvolvimento Rural e Gestão Pública de Serviços. Serão criados ainda três pólos divididos entre o campus de Sumé e as duas Unidades Acadêmicas Agrícolas de Itaporanga e Itabaiana.
A proposta foi bem recebida, segundo Thompson , e já está no cronograma de votação para liberação da verba. Para o Campus de Sumé, que engloba as Unidades Acadêmicas de Itaporanga e Itabaiana, serão destinados cerca de R$ 55 milhões.

Marlene é reeleita com 87% para reitoria da UEPB

E como publicado, a professora Marlene Alves Sousa Luna (foto) teve seu nome confirmado para o segundo mandato à frente da Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba, em eleição realizada nesta quarta-feira, 28 de maio, entre professores, estudantes e funcionários de todos os campi da Instituição. Candidata pela chapa "Novos Desafios", a professora Marlene Alves obteve 6.283 votos, o que equivale a 87,43% dos votos válidos. Foram registrados 436 votos brancos (6,07%) e 467 votos nulos (6,50%). A eleição transcorreu normalmente durante todo o dia, sendo utilizadas, pela primeira vez na história da Universidade, urnas eletrônicas para votação, cedidas pelo TRE.
Segundo a itaporanguense Marlene Alves, o resultado do pleito que culminou com a sua reeleição comprova que todo o trabalho realizado nos primeiros três anos e sete meses à frente da Administração Central da UEPB foi bem sucedido e aprovado por todos os que fazem a Universidade. Além disso, na opinião da reitora, o segundo mandato se transformou em uma realidade porque professores, estudantes e funcionários deram, novamente, votos de confiança à sua gestão, o que fortalece o desejo de continuar trabalhando, continuamente, por melhorias para a Universidade Estadual.

Viatura do Choque é que veio para a 3ª Cia/PM

Prezando pela qualidade das matérias postadas aqui, queremos consertar a última sobre a entrega de uma viatura da Polícia Militar que, na realidade, a que chegara na 3ª Cia/PM de Itaporanga é a que estava sendo utilizada pelo Choque do 3º Batalhão de Patos.A que publicamos antes era uma outra viatura, que só veio a ser ser postada porque não estávamos em Itaporanga para tirar uma fotografia dela.
Porém como tenho uma foto no arquivo coloco-a nesta postagem para que os leitores possam conferir qual viatura foi entregue a 3ª Cia/PM. Em todo caso, o fato é que o envio desta viatura vem a sanar as deficiências de equipamentos policiais na sub-unidade de nossa cidade.

Tavares realiza o 'Feijoão 2008' com a Banda Capim Cubano que estará em Piancó no dia 11 de junho.

Neste sábado, 31, estaremos prestigiando a tradicional festa do 'Feijoão', em sua quarta edição, na cidade querida de Tavares com início nesta quinta, 29, tendo seu encerramento no sábado. Além de atender convite do prefeito Severiano, estarei reencontrando familiares que tenho por lá e que não são poucos. A festa é um misto de São João com uma homenagem a colheita de feijão na terrinha, que é uma das maiores do estado, onde mais de 30 mil pessoas passam pelas ruas de Tavares.
Para o encerramento está programada as seguintes atrações musicais: Flávio José, Aviões do Forró e Forró Peinerado (para hoje à noite); Alcimar Monteiro, Forró Saia Justa e Forró Cavalo de Pau (para amanhã, dia 30); Os 3 do Nordeste, Garota Safado e Capim Cubano (no sábado, 31); E, ainda, a Festa da Ressaca, no domingo, 01, para encerrar o 'Feijoão 2008', que será realizada no palmeirão Clube com a Banda Forró Mirim.
E, por falar em festa... Olha uma das sensações musicais do momento a Banda Capim Cubano (foto), comandada pelo vocalista Yegor Goméz (foto), estará se apresentando no próximo dia 11 de junho na cidade de Piancó, durante as festividades do prodroeiro Santo Antônio. Numa promoção da Prefeitura Municipal.

PEC 333: Agora só falta aprovação Senado Federal

E não demorou mesmo... Ontem a Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 359 votos a 10 e 4 abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/04, que estabelece novos critérios para o número de vereadores de acordo com o tamanho da população, criando 24 faixas de limites. O texto segue agora para votação no Senado, que tem prazo até o dia de junho para aprovar também em dois turnos para passar a valer.
Pela PEC, cidades com até 15 mil habitantes elegerão nove vereadores; de 15 a 30 mil habitantes - 11 vereadores; de 30 a 50 mil - 13 vereadores; de 50 a 80 mil - 15 vereadores;de 80 a 120 mil habitantes 17 vereadores; de 120 a 160 mil - 19; de 160 a 300 mil - 21; de 300 a 450 mil - 23 vereadores; de 450 a 600 - 25 vereadores; de 600 a 750 mil - 27; de 750 a 900 mil - 29; de 900 a 1,05 milhão - 31; de 1,05 milhão a 1,2 milhão - 33 vereadores; de 1,2 milhão a 1,3 milhão - 35; de 1,3 milhão a 1,5 milhão - 37; de 1,5 milhão a 1,8 milhão - 39 vereadores. Os municípios com população entre 1,8 milhão a 2,4 milhões terão 41 vereadores; de 2,4 milhão a 3 milhões - 43 vereadores; de 3 a 4 milhões de habitantes - 45 vereadores; de 4 a 5 milhões - 47; de 5 a 6 milhões - 49; de 6 a 7 milhões - 51; de 7 a 8 milhões - 53 e com mais de 8 milhões de habitantes 55 vereadores.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

3ª Cia/PM de Itaporanga comandada pelo capitão Plutarco é contemplada com uma viatura Blazer.

Em conseqüência da distribuição de 10 (dez) novas viaturas para o 3º BPM, sediado em Patos, na última quarta-feira, (21), feita pelo Coronel Beltrão, Subcomandante Geral da corporação, a Companhia de Itaporanga, que tem como Comandante o Capitão Plutarco (foto) e que tem abrangência sobre 15 cidades no vale do Piancó, não poderia ficar sem ser contemplada com pelo menos uma Viatura.
Não deu outra. Para Itaporanga o comandante do batalhão, TC Dutra, deslocou uma Blazer, no intuito de bem atender a cidade e destacamentos vizinhos, que agora dispõem de um veículo em condições de satisfazer as necessidades do efetivo empregado na modalidade de Policiamento Motorizado.
"Nossos agradecimentos por mais essa benfeitoria para a Companhia de Itaporanga, essa viatura veio em boa hora, veio 'à calhar' pois, já estávamos necessitando", declaram os policiais.
Os policiais lotados na 3ª Cia/PM de Itaporanga estão comemorando muito a conquista.
Fonte: 3ªCia/PM de Itaporanga
Fotos: Arquivo do Blog do Ricardo

Marlena Alves será reeleita hoje reitora da UEPB

Acontecem durante esta quarta-feira, 28, as eleições para o reitorado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tendo a atual reitora, a professora Marlene Alves (foto), como candidata única ao cargo. Trata-se de um referendo em que a comunidade universitária deverá dizer “sim” a itaporanguense Marlene, pelo trabalho que ela vem desenvolvendo à frente da instituição de ensino.
Uma universidade independente e com mais recursos para investimentos em pesquisas. Estes são alguns dos benefícios conquistados pela Universidade Estadual da Paraíba, a partir da aprovação da Lei 600/2004, que garantiu a autonomia financeira da instituição, sancionada pelo governador Cássio Cunha Lima. A autonomia é a mais importante conquista da UEPB desde sua estadualização, em 1887, e o reconhecimento pelo MEC em 1996. Outra importante conquista da universidade, sem dúvidas, é o projeto de expansão desencadeado pela reitora Marlene Alves que já implantou campus em todas as regiões do estado, sendo a região do Vale do Piancó a próxima a ser contemplada com um até o final de 2009.
Ou seja, é indiscutível que a UEPB tenha avançado com o reitorado da professora Marlene, uma mulher guerreira, que fortaleceu-se desde a época em que dirigia a associação dos docentes, credenciando-se posteriormente através do voto - e por mérito - para o cargo maior do estabelecimento de ensino superior. A eleição desta quarta será mesmo um referendo ao exaustivo e brilhante desempenho dessa itaporanguense à frente dessa instituição orgulho da Paraíba.

Câmara dos Deputados aprova em 1º turno aumento do número de vereadores em todo o País.

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira, 27, em primeiro turno a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores que o TSE extinguira em 2004. Após uma intensa discussão e mudanças de última hora, os deputados aprovaram por 419 votos favoráveis, 8 contrários e 3 abstenções o texto principal cujo relator, deputado Vítor Penido (DEM-MG), fazia alterações a cada nova polêmica.
Nesta quarta-feira deve ser feito um esforço para a realização do segundo turno de votação da PEC dos Vereadores. Aprovada em segundo turno, a proposta será enviada para o Senado, que também deve submetê-la a dois turnos de votação com intervalo de cinco sessões entre elas. Para ser colocada em prática já a partir das eleições de outubro, a emenda tem de ser votada até 30 de junho.
Pelo texto aprovado na Câmara, os municípios terão de gastar no mínimo 2% do orçamento que dispõe com as câmaras de vereadores e, no máximo, 4,5%. Os percentuais variam com base no número de habitantes e do total da receita arrecadada pelos municípios. Na prática, houve um corte de aproximadamente 50% na definição de gastos.
De acordo com esta proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, no Vale do Piancó haverá aumento de 9 para 11 nos municípios de: Conceição, Coremas, Piancó e Itaporanga.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Reviravolta em Piancó: Flávia Galdino terá Sales Lima como vice e deverá apoiar e votar a partir de agora no governador Cássio Cunha Lima.

Realmente as disputas eleitorais deste ano aqui no Vale do Piancó nos guarda muita emoção e surpresas. Podem apostar... Pois não é que na cidade de Piancó quando toda a população já tinha como certo o enlace político entre prefeita Flávia Galdino (PP) e o ex-prefeito Edvaldo Leite (PTB) eis que após uma reunião ocorrida nesta segunda-feira, 26, as surpresas começam a surgir e a esquentar mais ainda o caldeirão político local. Sabem porque? A prefeita Flávia Serra Galdino acaba de deixar em ponto de bala, praticamente definida, uma aliança com o empresário Sales Lima (DEM), em tese o candidato cassista que estava sobrando devido a propalada ida de Edvaldo para o grupo de Flávia que acabou não se efetivando. A informação foi nos repassada agora à pouco pelo advogado Remígio Júnior, o articulador-mor dessa chapa.
Mas as surpresas não devem parar por aí, eis que Remígio nos confindencia que sua decisão em conceder apoio a prefeita Flávia Galdino tinha uma condição: A prefeita deve passar a dar apoio e votar, a partir de agora, no governador Cássio Cunha Lima. Inclusive, está previamente agendada uma audiência para esta quinta-feira, 28, com o próprio governador onde a prefeita fará o anúncio da sua adesão ao grupo Cunha Lima, deixando de vez a parceria com o senador José Maranhão (PMDB) que já fazia décadas. Isso é mais do que um furacão que atingirá a política piancoense a partir desta terça-feira, 27. "Estivemos reunidos ontem (segunda-feira) e a participação de Sales (foto acima) como vice na chapa de Flávia deverá ser anunciada por ele mesmo em breve, já quanto a minha decisão em apoiá-la deixei claro que minha condição era unicamente o apoio e o voto dela no governador Cássio Cunha Lima, com quem devemos estar nos reunindo na próxima quinta-feira", afirmou Remígio.
O advogado Remígio Júnior foi enfático em dizer que essa aliança entre Flávia Galdino e Sales Lima, que garantirá a sua reeleição, terá o apoio da população "por estar acontecendo às claras sem reuniões secretas", disse ao confirmar que todas as conversas estão sendo feitas no seu próprio escritório para toda a população de Piancó poder presenciar. "Estamos fazendo tudo sob o conhecimento da população. O povo deve saber que essas conversações são feitas na maior transparência. O povo não aceita que o futuro da nossa cidade seja decidido em reuniões secretas", enfatizou numa claríssima referência às reuniões que já vinham acontecendo entre a própria prefeita Flávia Galdino e o ex-prefeito Edvaldo Leite, que tentava uma união com a gestora para estas eleições. Um fruto dessa união anunciada pelo advogado foi o pagamento de gratificações aos professores municipais executado por Flávia atendendo solicitação de Remígio.
Remígio Jr. disse, ainda, que a sua esposa vereadora Juciana (foto), presidente da Câmara Municipal, foi sondada para ser ela a indicada como vice na chapa de reeleição de Flávia Galdino, mas que em conversa com o empresário Sales Lima (DEM) ficou definido que ele é que seria o candidato a vice na chapa de Flávia. Quanto ao seu apoio seria condicionado ao apoio e o voto de Flávia hipotecados no governador Cássio, de agora em diante. Neste caso, o esquema maranhista sofrerá um imenso baque na região do Vale do Piancó. Segundo Remígio já foi, inclusive, marcado o dia da convenção que fixará essa a chapa Flávia/Sales, que será no dia 22 de junho (um domingo) com direito a uma festança nunca vistas na cidade de Piancó.
Porém, resta uma dúvida: Como ficará o ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas nesta história toda com a presença do governador Cássio Cunha Lima no palanque de Flávia Galdino em Piancó???? Isso porque a coisa deu um giro de 360º, onde Sales Lima que estava sobrando nestas eleições aparece como um furacão impondo a sobra agora ao ex-prefeito.

Drª Andréia Almaida Dantas fala em entrevista sobre o trabalho da Justiça Eleitoral nas eleições e adverte: "Comprar e vender o voto é crime".

O Blog acompanhou nesta terça-feira, 27, a entrevista concedida pela elegantíssima Doutora Juíza Eleitoral Andréia Almeida Dantas (foto), da 33ª Zona Eleitoral sediada em Itaporanga, ao programa Correio Debate, comandado por Flávio josé, na rádio Correio do Vale AM. Onde a magistrada pode conferir, através de diversas ligações telefônicas, o carinho que a população itaporanguense tem pelo seu talento e dedicação em dirigir com presteza e eficácia o Fórum da Comarca Local, feito atestado in loco por nós. Com um trabalho sério, diga-se de passagem eficiente, ela desempenha mais que brilhantemente a a garantia da presença do Poder Judiciário nos sete municípios jurisdicionados: Boa Ventura, Diamante, Curral velho, Pedra Branca, São José de Caiana, Serra Grande e Itaporanga.
A entrevista tinha como foco a atuação que a Justiça Eleitoral terá frente às eleições que se avizinham, que promete ser muito acirrada por se tratar de uma disputa muito localizada, diferentemente de eleição estadual. Para começar, ela disse que "sem dúvidas, apesar das deficiências de estruturas, será feito um trabalho em equipe e com parcerias para se garantir a tranquilidade e a eficiência, nestas eleições". Quanto aos uso de carros de som, por exemplo, assim como fora feito nas eleições de 2006, pelo Juiz Drº Leonardo, nestas eleições "serão novamente feitas notificações para que todos os carros de propagandas de candidatos sejam aferidos para que estejam sendo utilizados de acordo com a Lei", afirmou. Este trabalho foi executado pelo conterrâneo João Dehon, gerente regional da escritório da Sudema sediado no Bairro de Salgadinho na cidade de Patos.Drª Andréia disse que no momento haverá por parte da Justiça Eleitoral um trabalho de conscientização sobre a licitude do pleito. "Vamos prevenir, conscientizando os candidatos e eleitores, para depois punir as eventuais infrações que vierem a ser cometidas. Iremos bater forte nesta tecla, desse mal". A magistrada referiu-se aos crimes de compra de voto como uma consequência incalculável para o eleitor e a população: "Comprar e vender o voto é crime. E pode resultar em prisão, de até 4 anos. É preciso ter consciência do que pode acontecer depois de se praticar esse ato. Os eleitores, por exemplo, esquecem que o candidato que se utiliza desse expediente vai tentar se ressarcir lá na frente... Além do eleitor não ter como cobrar ações do político à quem ele vendeu o voto", exclamou."Como os pleitos municipais são mais acirrados, é preciso muito bom senso", declarou em relação ao acirramento na campanha eleitoral municipal. Em relação à escolha que o eleitor deve fazer para votar num bom candidato, a magistrada disse: "Vamos imaginar que um candidato que nunca exerceu cargos públicos... Devemos observar a vida pregressa deste candidato. Caso haja alguma coisa errada gera-se dúvidas. Ou seja, quem tiver a ficha de antecedentes limpa deve ser melhor avaliado. O eleitor deve analisar a vida dos seus candidatos". E quanto as impugnações de candidatos que tiveram contas rejeitadas, a juíza disse que "isto está ligado a um processo que será analisado caso a caso, isto, porque nem sempre a rejeição (de uma conta) se dá por desvio (de dinheiro) mas apenas por falta de um simples documento quando da prestação de contas", enfatizou.
Por fim, Drª Andréia convidou a população para se fazer presente no próximo dia 5 de junho quando o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, estará em Itaporanga para presidir a instalação do Juizado Especial Misto Informatizado, a chamada Justiça Virtual, que se realizada na sede do Fórum da Comarca de Itaporanga. Como publicamos no último dia 16 passado:Comarca de Itaporanga terá Justiça Virtual com a instalação do Juizado Especial Informatizado no próximo dia 5 de junho pelo TJ. "A Justiça está de portas abertas para a população", finalizou a magistrada.

Chuvas forte continuam a banhar Itaporanga

E o inverno não dá trégua mesmo nos municípios do Vale do Piancó. Desde às 13h de hoje que o toró dágua é na mesma batida forte, uma tempestade só em Itaporanga. As ruas definitivamente não estão suficientemente preparadas para suportar tanta chuva. Vejam um aperitivo nesta foto.

Meninos do Forró Bom D+++ representam a Paraíba no Festival do Nordeste em Brasília-DF.

Os festejos juninos já estão batendo a nossa porta e as cidades, assim como as casas de shows e os sodalícios, da região do Vale do Piancó estão intensificando os preparativos para a realização de suas respectivas festas, muitas delas já destacados em toda a Paraíba. No próximo dia 7 de junho, por exemplo, o BNB-Clube em Itaporanga abre a temporada de arrasta pé com o seu tradicional São João. Este ano a festança será animada por nada mais do que a Banda Forró Bom D+++ (demais mesmo), juntamente com o Forró da Lamparina acompanhado do forrozeiro Saulo Lacerda.E, por falar nisso, sabem onde os meninos do Forró Bom D+++, grupo de forró daqui do Vale do Piancó, foram tocar o autêntico forró pé-de-serra??? Em Brasília. O mais importante, porém, é que não se tratava de uma mera apresentação eles estavam representando o estado da Paraíba no famoso Festival do Nordeste de Brasília, realizado nos dias 17 e 18 passados. Neste mesmo Festival do Forró na capital federal, estavam se apresentando artistas do quilate de Amazan, Os Três do Nordeste e Zé Ramalho, etc...
Pois é caros leitores, o Forró Bom D+++ comandado pelo amigo Júnior Mangueira (o segundo da esquerda para a direita) está abrilhante até os festejos do Centro-Sul do País. Isso é que é um Forró Bom D+++.Grupo se apresentou no Festival do Nordeste em Brasília-DF ao lado de artistas consagrados como Amazan, Os Três do Nordeste e Zé Ramalho.

Situação da infra-estrutura urbana de Itaporanga está precisando urgentemente de intervenção.

Está ficando corriqueiro nas ruas de Itaporanga o atolamento de caminhonetes. Semana atrás uma afundou o calçamento na praça João Pessoa, mesmo em frente a Prefeitura Municipal. Na semana passada, esta daí da foto atolou próximo ao Bairro do Alto das Neves ficando desse jeito por, pelo menos, três dias onde nem dois tratores deram venção. O caso só foi solucionado após a intervenção de uma enchedeira. Antes de ontem, neste mesmo local o agropecuarista Derli Balduino, filho do saudoso ex-deputado estadual Balduíno Minervino de Carvalho. A coisa não está nada boa em se tratando da infra-estrutura urbana na cidade é preciso uma atenção urgente da administração municipal.Caminhonete que ficou três dias atolada e nem dois tratores foi possível retirá-la do local, só sendo sanado o problema após a interferência de Lourerinho, gerente do DRE, com uma enchedeira. Isso mesmo, foi preciso uma enchedeira para levantar a caminhonete tipo C-10 e retirá-la do buraco.

DO publicada exoneração de Sérgio Modesto que será candidato a prefeito em Itaporanga.

A edição desta terça-feira, 27, do Diário Oficial traz a exoneração de alguns itaporanguenses de cargos comissionados lotados na Secretaria Estadual de Defesa Social, são eles: Sérgio Luiz de Sousa (foto), conhecido por Sérgio Modesto que é presidente do PP e candidato a prefeito de Itaporanga, foi exonerado da Função Gratificada de Comissário de Polícia da Sexta Regional de Polícia Civil, sediada em Itaporanga; Como também, o amigo e jovem competente delegado Francisco Iasley Lopes de Almeida (Alim), exonerado do cargo em comissão de Delegado de Comarca da Sétima Regional de Policia Civil, sediada na cidade de Picui.
No mesmo DO, foi publicada a nomeação de Severino do Ramo da Silva (Biu de Aninha), Agente de Investigação, para exercer a Função Gratificada de Comissário de Polícia da Sexta Regional de Polícia Civil, no lugar de Sérgio. Todos eles, gente muito boa!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Djaci Brasileiro confirma sua pré-candidatura e diz que, junto com Will, se reunirá nesta quarta com o governador Cássio Cunha Lima.

A semana começa bastante apimentada na política local após a entrevista que o ex-deputado e atual secretário estadual, até dia 30 próximo, Djaci Brasileiro (PSDB), candidato do governador Cássio Cunha Lima a prefeito de Itaporanga, concedeu ao radialista Eudo Nicolau, na rádio Cidade/FM de Piancó. Entre diversos assuntos Djaci (foto) discorreu sobre as realizações no período em que esteve à frente da pasta do Desenvolvimento Humano, que entregará ao governador no próximo sábado.
Mas o que a população de Itaporanga estava ansiosa mesmo era quanto a fala do tucano sobre as definições políticas. E de cara foi logo anunciando que ele, juntamente com o ex-prefeito Will Rodrigues (PTB), deverão ser recebidos por Cássio para uma reunião, muito provavelmente, na próxima quarta-feira, 28, após uma coletiva que o governador dará a imprensa estadual sobre a sua viagem ao Tartastão, quando aí será discutidos se será mantida ou não a união do esquema cassista na 'Rainha do Vale'. "Eu e Will estaremos nos encontrando na próxima quarta-feira com o governador, atendendo um chamamento seu para as principais lideranças políticas da cidade (Eu e Will), para discutirmos as definições que iremos tomar quanto as eleições municipais", disse Djaci.
Eudo perguntou-lhe se seria possível, após a reunião, sua permanência na secretaria para apoiar uma candidatura de Will Rodrigues como nome de consenso: "Não há possibilidade de continuar no Governo (para Will ser candidato) porque dias atrás houve um racha no PTB (entre Berguim e Will), dificultando mais ainda o quadro. Esperamos, Eu e Will, sair da conversa com Cássio com a chapa formada e decidida", afirmou o secretário. Neste momento, o ex-deputado foi indagado se Wilza Rodrigues (filiada ao PHS), filha de Will e esposa do advogado André Villarim, seria sua possível companheira de chapa, Djaci revelou o quê fora acordado desde sua passagem para o grupo Cunha Lima em 2006: "Fizemos um compromisso, inclusive sugerido pelo próprio Cássio, de que quem estivesse melhor colocado nas pesquisas seria o cabeça de chapa e o outro o vice. Ou seja, em todas as pesquisas feitas o meu nome aparece melhor colocado, logicamente, ficaria na cabeça da chapa", declarou.
Eudo, então, colocou 'lenha' na 'fogueira' política e quis saber porque o vereador Audiberg Alves não está conseguindo unir os dois grupos em torno da sua pré-candidatura: "Meu compromisso foi com o líder político Will Rodrigues para ele ser o vice, mas de forma radical ele (Audiberg) lançou-se candidato e, ainda, dizendo que tinha a maioria no diretório do PTB. Uma maneira muito precipitada de tomar decisões na política. Por isso, não acho que ele (Audiberg) voltará atrás nessa decisão de ser candidato", afirmou. Indagado, novamente, se Cássio poderia intervir no PTB para solucionar o problema Djaci ponderou que o governador "não tem domínio sobre o PTB, mas Armando Abílio, e Will, que é filiado ao partido, só pode ser candidato se assim o partido o indicar. Se perdurar a candidatura (de Berguim) teremos que sair em faixa própria pelo PSDB".
O secretário disse enfaticamente que sua candidatura já está posta não sendo possível abrir mão para Will ser o cabeça de chapa e disparou a mesma declaração que já havia dado no dia 1º na rádio Correio do Vale de Itaporanga: "Não vamos (Eu e Will) empurrar um 'abacaxi' de 'casca dura' de goela abaixo na boca do povo/eleitor". Djaci ponderou que seu nome está muito bem situado com larga margem de vantagem em pesquisas já realizadas, inclusive, às que estão na mesa do governador, o que lhe assegura a candidatura. "Porque assim foi acordado", defende-se. O radialista quis saber, ainda, se seria irreversível sua candidatura, já que o vereador Audiberg Alves havia declarado, em entrevista, que a dele era irreversível. "Não existe nada irreversível em se tratando de política", disse.
Quanto ao apoio de vereadores e de antigos correligionários que ficaram no grupo do prefeito Antônio Porcino (PMDB), o ex-deputado disse o seguinte: "Não tenho nenhum apoio de vereador mas estamos bem com o povo. Já os que ficaram no PMDB deve-se ao fato de terem firmado compromissos mas não sei como eles vão proceder, nestas eleições. Os meu amigos, que não são vereadores, me acompanharam para o PSDB". Djaci, também, aproveitou o momento para solidarizar-se com o prefeito Antônio Porcino que estará hoje se submetendo a uma nova cirurgia: "Peço a Itaporanga que reze pela plena recuperação de Porcino para que ele volte sã para administrar a cidade. Digo ao povo que temos que ser irmãos fora da política porque política é poder. Não devemos ter divergências fora da política".
Para finalizar, Djaci Brasileiro acabou com os boatos à respeito de uma possível inegibilidade sua por conta de contas rejeitadas. "Não tem nem existe nada que possa impedir a minha candidatura, no âmbito da justiça, que gere inegibilidade. O que houve foi uma decisão condenatória no ano de 2002 por falta de comprovação em gastos num convênio firmado, quando prefeito na década de 80, e de acordo com a Lei essa decisão prescreve-se após o prazo legal de cinco anos, ou seja, em setembro de 2007. Portanto, estou com nada consta na justiça eleitoral desde setembro de 2007. E quando temos um candidato perseguido com esse fato, como está acontecendo em alguns setores na cidade, é porque esse candidato é forte. Se eles (?) fazem isso é porque eu deva ser um candidato forte", concluiu.

Presidente do PCdoB/Conceição Stherlan Emanuel fala ao Blog sobre projetos e a política local.

Com um projeto de desenvolvimento de políticas públicas de juventude, ciência e tecnologia o PCdoB de Conceição vai às urnas confiante num bom desempenho em 5 de outubro. O Presidente Municipal da legenda Stherlan Emanuel (foto) afirma, em entrevista, que o projeto político do partido é amplo e propositivo, e, por isso, os Comunistas devem ir às urnas com propostas que poucos querem tratar, como as POLÍTICAS DE JUVENTUDE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA que a Câmara Municipal de Conceição faz questão de ignorar. Outro ponto importante que o PCdoB deve defender é a realização do sonho de Conseguir um CEFET para Conceição, temos que debater junto com a sociedade este tema tão importante e que afetará positivamente a vida da nossa população.
Blog do Ricardo - Quantos candidatos o PCdoB devera ter em Conceição?
Stherlan - O PCdoB deve ter 3 candidatos, Stherlan. Leide de Dedé Pereira, e Alan de Basílio.
Blog do Ricardo - O PCdoB terá candidato a Prefeito ou fará coligação?
Stherlan - temos conversado com todos os filiados, analisamos que temos nomes que poderiam concorrer tanto para prefeito quanto vice-prefeito, no entanto vemos que Conceição está no caminho certo com o prefeito Alexandre Braga do PSB, dar continuidade a este projeto é prioridade para o PCdoB, por este motivo defendemos uma coligação ampla! PCdoB/PSB/PDT/PMDB/PV/PTC/PSL e outros partidos que apõem essa continuidade.
Blog do Ricardo - Mais essa coligação que é conhecida como Grupo Braga já tem candidato?
Stherlan - Pela grande quantidade de quadros políticos ainda estamos analisando os dois melhores nomes para suceder Alexandre, no entanto nos comunistas defendo uma unidade entre PSB/PMDB, se o candidato sair do PMDB na pessoa de Vani Braga acho que o vice deve sair do PSB que tem excelentes quadros como Venceslau e Luiz Paulino, caso o candidato saia do PSB o vice deve sair do PMDB, esse pacto não visa só o futuro de Conceição e sim um projeto político estadual, no entanto Alexandre e Wilson Braga tem o aval de toda sua base para escolher os dois melhores nomes.
Blog do Ricardo - Você é pré-candidato a vereador, caso confirme a sua candidatura nas convenções de junho como irar as urnas?
Stherlan - Devo ir às urnas boas chances de ser eleito, quando sai candidato em 2004 tinha o descrédito por ser jovem, por não ter nem um familiar envolvido na política, nenhum padrinho político e por ter 6 parentes próximos concorrendo a uma vaga. mesmo com todas essas dificuldades recebi das urnas 289 votos e 11 votos de legenda superando todas as expectativas e demonstrando o meu potencial político. Nesta campanha de 2008, estou indo as urnas com um bom trabalho feito a frente da Diretoria de Apoio Ao Estudante aonde implantamos Cursinho Pré-Vestibular gratuito e de qualidade, Criamos o Conselho Mun. de Juventude, Realizamos Conferência de Juventude demos o ponta pé na luta pelo CEFET entre outras atividades, em uma compreensão aprofundada entendo que a insatisfação pela inoperância na câmara municipal reflete o ensejo de mudança no poder legislativo, para se ter uma idéia o projeto que criou o Conselho Municipal de Juventude feito pela minha pessoa passou 2 anos engavetado até ser aprovado , a falta de reuniões na câmara por não atingir quórum já é tido como caso normal como se a cidade não tivesse problemas, sem contar os vereadores que mudaram de partido diversas vezes, alguns deles o povo não sabe mais se ele é da oposição ou situação! outro ponto é que uma boa parte dos vereadores residem fora do município esquecendo os problemas da população. por essa inoperância minhas chances aumentam consideravelmente, outro ponto importante é a minha base política que cresce consideravelmente, apoios que não esperava surgem diuturnamente isso me anima ainda mais para ouvir o resultado das urnas.

domingo, 25 de maio de 2008

Djaci Brasileiro lidera com 29% e Virgulino Leite mostra força ao ficar 3% atrás do 2º e 3º colocados.

Saindo ainda quente do forno, os novos números sobre a disputa eleitoral em Itaporanga mostram que esta será uma campanha das mais emocionantes possível. De acordo com o levantamento da enquete, na modalidade espontânea, o secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB) lidera com 29,6%, seguido de Audiberg Alves (PTB), com 14,6%, Antônio Porcino (PMDB), com 14,3%, e Virgulino Leite (PCB), com 11,7%. Neste caso, Djaci abriria 15% de vantagem sobre os demais postulantes ao cargo de prefeito, o que lhe renderia uma maioria de 1.800 votos ao abrir das urnas em 5 de outubro. Apesar disso, a margem de indecisão ainda continua alta, beirando à casa dos 26%. E, mesmo assim, é possível enxergar uma disputa acirradíssima entre os 2º (Berguim), 3º (Porcino) e 4º (Virgulino) colocados, já que a diferença entre ambos é de menos de quatro postos percentuais.
Vejam os números, com um total de 940 entrevistados, sendo 660 na Zona Urbana e 280 na Zona Rural, e uma margem de erro na casa dos 2,5%. Amanhã divulgaremos os índices por: Bairro, Ruas, Localidade Rural, Sexo, Faixa Etária e Escolaridade.


Z. Urbana

Z. Rural

Total

Nome

Votos

%

Votos

%

Votos

%

Djaci Brasileiro

180

27,3

99

35,4

279

29,6

Audiberg Alves

100

15,1

38

13,6

138

14,6

Antônio Porcino

99

15,0

36

12,9

135

14,3

Virgulino Leite

75

11,4

30

10,7

105

11,7

Outros Nomes





40

4,0

Não Sabe

171

25,9

72

25,7

243

25,8