Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

terça-feira, 20 de maio de 2008

Projeto irá beneficiar cinco municípios do Vale do Piancó com baixo indíce em educação básica.

Com o objetivo de desenvolver a capacidade técnica dos gestores municipais e promover a qualidade da educação básica, secretários de educação, gestores e técnicos de 110 municípios paraibanos com baixos índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs) vão participar este ano de um projeto piloto de capacitação em cinco áreas de gestão e em desenvolvimento gerencial. A informação foi repassada ao deputado Luiz Couto (PT) nesta terça-feira, 20, pelo Ministério da Educação (Mec). A iniciativa piloto tomou por base o formato da capacitação desenvolvida pelo Mec em parceria com 11 universidades públicas federais e estaduais e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em 232 municípios da região do Semi-Árido, desde 2005. Os 110 municípios escolhidos para receber a formação integram os 1.242 municípios prioritários nas ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007.
Segundo Luiz Couto, no projeto da Paraíba a capacitação vai envolver cerca de 1.100 profissionais, sendo os 110 secretários municipais de educação, mais os gestores e técnicos que trabalham com eles. “A formação teórica e o acompanhamento das equipes em cada município serão feitos por 12 professores e especialistas das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), com a participação da Undime, que também é parceira do projeto”, explicou. Luiz Couto esclareceu ainda que, de acordo com a coordenadora geral de sistemas da Secretaria de Educação Básica, Lêda Gomes, o curso de formação presencial terá 60 horas de duração divididas em duas etapas de 30 horas. “Ela ressaltou também que essa formação vai reunir as equipes de todos os municípios em João Pessoa e terá 96 horas de treinamento e acompanhamento das atividades em cada município, divididas em seis visitas de 12 horas cada”, acrescentou.
O parlamentar destacou que a primeira capacitação presencial, prevista para o próximo mês, irá discutir temas como ‘gestão e organização das secretarias’, ‘gestão orçamentária e financeira’, e ‘gestão da informação’. “A outra etapa será no segundo semestre e tratará da ‘gestão pedagógica’ (que envolve Provinha Brasil e Escola Ativa), ‘gestão democrática’ (vai tratar do Conselho Municipal de Educação e conselhos escolares), ‘desenvolvimento gerencial e instrumento de gestão’ (levantamento da situação das escolas, micro-planejamento e planejamento estratégico da secretaria)”, completou.
Dentre os 110 municípios paraibanos, estão cinco do Vale do Piancó: Catingueira, Coremas, Nova Olinda, Pedra Branca e Piancó.

Nenhum comentário: