Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Marlena Alves será reeleita hoje reitora da UEPB

Acontecem durante esta quarta-feira, 28, as eleições para o reitorado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tendo a atual reitora, a professora Marlene Alves (foto), como candidata única ao cargo. Trata-se de um referendo em que a comunidade universitária deverá dizer “sim” a itaporanguense Marlene, pelo trabalho que ela vem desenvolvendo à frente da instituição de ensino.
Uma universidade independente e com mais recursos para investimentos em pesquisas. Estes são alguns dos benefícios conquistados pela Universidade Estadual da Paraíba, a partir da aprovação da Lei 600/2004, que garantiu a autonomia financeira da instituição, sancionada pelo governador Cássio Cunha Lima. A autonomia é a mais importante conquista da UEPB desde sua estadualização, em 1887, e o reconhecimento pelo MEC em 1996. Outra importante conquista da universidade, sem dúvidas, é o projeto de expansão desencadeado pela reitora Marlene Alves que já implantou campus em todas as regiões do estado, sendo a região do Vale do Piancó a próxima a ser contemplada com um até o final de 2009.
Ou seja, é indiscutível que a UEPB tenha avançado com o reitorado da professora Marlene, uma mulher guerreira, que fortaleceu-se desde a época em que dirigia a associação dos docentes, credenciando-se posteriormente através do voto - e por mérito - para o cargo maior do estabelecimento de ensino superior. A eleição desta quarta será mesmo um referendo ao exaustivo e brilhante desempenho dessa itaporanguense à frente dessa instituição orgulho da Paraíba.

5 comentários:

João Dehon Fonseca disse...

Essa menina chamada Marlene Alves, filha de Anita Nitão e Birino Alves, é um orgulho para Itaporanga. Quando era adolescente, lá na rua 13 de Maio, Marlene já se apresentava como uma jovem cheia de sonhos e aspirações. Marlene cresceu, tomou o destino e de repente aparece dentro da Política Universitária como uma mulher guerreira brigando por uma Universidade melhor, tendo como alvo o estudante pobre e o estudante estudante. Marlene lutou, brigou e um dia atingiu o podium que era seu a muito tempo. Essa menina, como diria Birino seu pai é guerreira. Hoje mais uma vez ela está sendo eleita Reitora da Universidade Estadual da Paraíba.
Eu me orgulho de ser itaporanguense e de ver meus conterraneos galgando patamares que lhes são merecidos. Eu tenho orgulho de pertencer s ums fsmília grande que só enobrece minha terra, Itaporanga. Marlene é neta de Miguel Veríssimo, eu sou neto de Silvino dos Santos, eles foram as raizes nós somos os frutos, o pai de Marlene Severino Alves eraprimo légitimo do meu pai, Antonio Soares Fonseca e eles dois se amavam como primos: Severino chamava meu pai de Tota quando meu pai era conhecido em Itaporanga como Totinha e o meu pai Chamava Severino de Birino, esse tratamento era especial entre eles dois. E quando meu pai morreu com 56 anos em 1953, Birino sentiu como se tivesse morrido um irmão.
Entre as raízes que já falei e os frutos que somos nós, eles dois representam os galhos dessa árvore linda da familia Itaporanguense.
Parabens, Marlene! Você merece.
Joao Dehon.

Ricardo Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Pereira disse...

Festejado João,
É realmente muito emocionante ver conterrâneos terem seu talento coroado em outros centros. Uma conquista da qual Itaporanga deve se orgulhar...
E Marlene é a demonstração pessoal da elevação do nome de nossa cidade, por ter começado lá de baixo com toda dificuldade imposta em sua época.

Unknown disse...

A Marlene chegou onde chegou com muita luta e batalhas vencidas. Lembro daquela greve de fome dos professores para, apenas, serem recebidos pelo governador da época. E lá estava Marlene liderando o grupo.
Mas penso que Itaporanga ainda deve reconhecer e dar atenção a muitos outros talentos esquecidos em seu seio. As autoridades locais não têm um mínimo de atenção para essas pessoas.