Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

domingo, 18 de maio de 2008

Correio da Paraíba: Brigas familiares dominam disputas eleitorais.

A campanha para prefeito na Paraíba será marcada por vários enfrentamentos familiares. As brigas familiares dominam disputas eleitorais no interior do Estado. Tios, sobrinhos, primos, ex-maridos, ex-mulheres, cunhados e genros vão se enfrentar no dia 5 de outubro em disputas ferrenhas e acirradas pelo comando das prefeituras de municípios como Livramento, Sapé, Santa Inês, Curral Velho, São Sebastião do Umbuzeiro, Cuité de Mamanguape, Patos, Caiçara, Duas Estradas e São José de Caiana, entre outros municípios. É o que mostra a edição deste domingo do Correio da Paraíba.
No município de Curral Velho, no Vale do Piancó, a briga pela Prefeitura também é familiar e envolve tio e sobrinho. O ex-prefeito Manoel Felisberto Barbosa (foto), conhecido como Betão (DEM), já decidiu que enfrentará o prefeito Luis Alves Barbosa (PR), conhecido como Luizinho (PL), que é seu tio. Betão apoiou e ajudou a eleger seu tio, no pleito de 2004. Pouco tempo depois, se sentiu traído, rompeu com o prefeito e anunciou que o enfrentaria nas eleições seguintes. Segundo os moradores, o clima é de guerra na cidade nos períodos eleitorais. Ao que tudo indica, Betão deve se sair bem, haja vista que o prefeito Luizinho enfrenta grande desgaste administrativo.
Em Santa Inês, na divisa da Paraíba com o Ceará e Pernambuco no Vale do Piancó, a disputa pela Prefeitura envolve o prefeito Adjefferson Kleber Vieira Diniz (DEM ), o tio dele, o advogado João Nildo Vieira, conhecido como Dr. João (PDT), que já foi prefeito. Também envolve o pai de Dr. João e avô do prefeito, o ex-vereador e líder político local, Eliseu Leite Vieira. A família está dividida. Adjefferson, que na época era vereador, foi eleito com o apoio integral da família, mas rompeu com o tio pouco tempo depois. O prefeito é acusado de traição de ter traído o tio. Dr. João e seu pai (o avô do prefeito) que já decidiram, que vão marchar por caminho contrário ao de Adjefferson.
Ou seja: Dr. João enfrentará Adjefferson nas eleições de outubro. Os dois vão medir forças na disputa pelo comando da administração municipal e pela liderança da política local. Mas na cidade, os comentários são de que o prefeito leva vantagem diante do tio e do avô. Adjefferson terá o mesmo vice, João Vieira Neto, conhecido como João de Toito.
Em São José de Caiana, o prefeito Gildivan Lopes, conhecido como Galego de Caiana, não pode mais se candidatar. Está terminando o segundo mandato e vai apoiar Valter Marinho Marcicano, que é genro de sua esposa (casado com uma enteada de galego). Valter Marinho Marcicano deve enfrentar Marcílio Lopes, que é sobrinho de Galego de Caiana e foi derrotado duas vezes pelo tio.

Um comentário:

ADEMAR:NELISABET disse...

ricardo, por favor ñ fique chateado é apenas um comentáriio!
mas lí sua reportágem e achei que faltou dizer que a primeira vez que betão foi prefeito foi com o apoio de luizinho, e luizinho esperou... respeitou o direito dele a reeleição.
com todo respeito. Nelisabet Alexandrino