Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"A internet está acabando com a elite da mídia" diz Silvio Meira em palestra no ETICO.

O Portal Wscom, uma referência no web jornalismo no estado, comemora o seu sétimo ano com o Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação onde apresenta palestras de altíssimo nível, no auditório Master do Sebrae. A abertura oficial foi feita pelo jornalista Walter Santos, que dividiu a mesa de honra com Júlio Rafael, Superintendente do Sebrae e com o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado, Jurandir Xavier que representava o governador Cássio Cunha Lima, que taxou Walter Santos de inovador e, relembrou, "que o primeiro computador do Nordeste foi comprado com uma rifa" de Walter Santos na abertura do concorrido Encontro: Depois da abertura, ainda pela manhã, houve a palestra de Mário Rosa, brasiliense que mora em Salvador, que felicitou o WSCOM pelos sete anos ( quase que ao mesmo período em que tudo começou) e nos deu uma nova medida de distância: um click. Saca? Mário no final da sua movimentada palestra onde versou sobre o tema, Tecnologia e os Conflitos Éticos, declarou: " Vivemos numa floresta digital".
Já às 14h o cientista-chefe do C.E.S.A.R., Centro de Estudos Avançados do Recife, Silvio Meira, cumpriu o que prometeu: polêmica ao ETICO. Entre outras coisas, Meira aposta na extinção da profissão do jornalista e garante que a internet está acabando com a elite da mídia mundial. “Para entender o impacto da internet teríamos que retroceder 500 anos para achar algo parecido: a criação da prensa de Gutemberg”, comparou o cientista. “A internet é hoje a principal infra-estrutura do mundo”. Na mídia, o impacto da internet – segundo Meira – é ainda maior: estaria provocando o fim da comunicação unidirecional. “O poder do editor caiu. Agora as pessoas é que mandam”, garante. explica: “alem de interferir no conteúdo através das ferramentas de interatividade, a acessibilidade da internet provoca, diariamente, o aparecimento de cem mil blogs no mundo. Ou seja: publicações particulares, que muitas vezes tem mais acessos do que os veículos tradicionais”.
O Grupo lançou, ainda, nesta quinta-feira, 29, uma encarte especial da Revista Nordeste sobre a 3ª geração do jornalismo na internet. O encarte, produzido pela equipe da Revista Nordeste, traz a trajetória de sucesso do WSCOM Online, que em 2001 inaugurava a era do webjornalismo no Estado. O encarte traz ainda duas entrevistas, uma com o diretor-presidente do Grupo, Walter Santos e o do “pai” da tecnologia paraibana, Lynaldo Cavalcanti, que também vai emprestar seu nome para um prêmio que foi criado pelo Grupo para destacar as personalidades do campo da ciência e da tecnologia na região.
WscomOnline

Nenhum comentário: