Frase

"A inveja consome o invejoso como a ferrugem o ferro." (Antistenes)

quarta-feira, 7 de maio de 2008

O Norte completa hoje 100 anos de história

Nesta quarta-feira, 7, está completando 100 anos, lúcido e cheio de vida, o Jornal O NORTE que foi fundado pelos irmãos Oscar Soares e Orris Eugênio Soares, no dia 7 de maio de 1908. O NORTE foi concebido dentro de padrões jornalísticos modernos para o período, com boa qualidade gráfica e textual, revolucionando a imprensa de seu estado de origem. Seu lançamento fora noticiado até pelo concorrente direto, o jornal "A União", hoje o jornal mais antigo ainda em circulação na Paraíba.
Ao ser comprado por Assis Chateaubriand, O NORTE passou a ser administrado por um condomínio acionário, em sistema criado pelo dono dos Associados para facilitar a gestão de seus inúmeros jornais e emissoras de rádio e TV. Atualmente, o condomínio de cada empresa normalmente é composto por cerca de 20 cotas detidas por funcionários de destaque dentro dos Associados. Chateaubriand criou e dirigiu a maior cadeia de imprensa do país, os Diários Associados, composto por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (O Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), além de várias revistas infantis e uma editora.
Assis Chateaubriand conseguiu transformar seu jornal em líder no mercado em quase todo o país. Incansável, decidiu apostar também no rádio, inaugurando, em 1935, a Rádio Tupi de São Paulo. O diário O Jornal, adquirido em 1924, foi o ponto de partida para o complexo empresarial que iria formar, incluindo o Diário da Noite de São Paulo; o Estado de Minas, em Belo Horizonte; o Correio Braziliense - em 1960, na inauguração de Brasília - o Jornal do Commercio do Rio de Janeiro e o Diário de Pernambuco - estes, os dois mais antigos jornais em circulação da América Latina - e mais de 30 jornais em todo o país.
Ao longo de sua história, após as composições iniciais de sua redação, o jornal estampou textos de Abelardo Jurema Filho, Alfredo Bernardo, Aluísio Moura, Antônio Cabral, Biu Ramos, Cecílio Batista, Edmilson Lucena, Enoque Pelágio, Erialdo Pereira, Evandro Nóbrega, Fernando Wallach, Frutuoso Chaves, Genésio de Souza, Giovanni Meireles, Gisa Veiga, Hilton Gouveia, José Leal Ramos, Josélio Gondim, Juarez Félix, Júlio Santana, Jurandir Moura, Luiz Augusto Crispim, Martins Neto, Nathanael Alves, Oduvaldo Batista, Paulo Souto, Pedro Moreira, Teócrito Leal, Walter Galvão, entre outros. Vários colaboradores de projeção nacional tiveram textos transcritos nas páginas de O NORTE: Assis Chateaubriand, Austregésilo de Athayde, Câmara Cascudo, o sociólogo Gilberto Freyre, Tereza Alkmin, entre outros.
Foto da primeira capa publicada em 7 de maio de 1908.

Nenhum comentário: